Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/02/2011 - 10:01

Ceplac seleciona amostras de cacau

Produtores brasileiros interessados em participar do Salão do Chocolate de Paris têm até 17 de março para inscrever amostras de amêndoas secas de cacau.

Brasília- A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebe até 17 de março amostras de amêndoas secas de cacau de produtores brasileiros interessados em participar do concurso do Salão do Chocolate de Paris, que acontece em outubro. Quatro kg de amostras devem ser entregues no Centro de Desenvolvimento e Capacitação Tecnológica Euclides Neto, na Superintendência da Ceplac na Bahia. No ato da inscrição, o produtor deve entregar o questionário preenchido que se encontra à disposição na página web da Comissão.

O questionário procura identificar a amostra por origem, variedade, clima e solo, práticas culturais, características, métodos de fermentação, secagem e beneficiamento. Outra informação solicitada é a localização da propriedade e a participação do agricultor no associativismo.

As 20 amostras de cacau brasileiras selecionadas para a edição 2011 do Prêmio Internacional “Cacau Excelência” passarão por avaliação de qualidade em análises físicas, sensoriais e de laboratório. O trabalho será executado pelos técnicos das secções de Controle de Qualidade Vegetal da Ceplac, Núcleo Regional de Ilhéus, e de Tecnologia e Engenharia Agrícola, do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec). Na capital francesa, serão avaliadas por um júri composto por fabricantes de chocolate, jornalistas gastronômicos internacionais, representantes institucionais e pessoas com conhecimento no assunto.

Pelo menos três conceitos sensoriais dominantes para cada região nas categorias "Cacau Chocolate", "Frutado" e "Caramelo" serão identificados nas amostras da África Ocidental, América do Sul, América Central e Caribe, sudeste asiático e Oceania.

O Salão do Chocolate de Paris é a maior vitrine mundial para produtores de cacau e chocolate, que expõem seus produtos para indústrias, especialistas, chocolatiers e um público estimado em 25 mil pessoas por dia. Em 2010, os produtores de cacau do sul da Bahia foram destaque no salão, especialmente João Tavares, da Fazenda São Pedro, em Ilhéus.O produtor conquistou o prêmio de melhor cacau da América, na categoria “Cacau Chocolate”. Também mereceram classificação amostras da Fazenda Venturosa, em Floresta Azul, e Pimenteira, da M. Libânio, em Nova Ibiá.

De acordo com a Associação dos Produtores de Cacau (APC), atualmente o mundo produz 150 mil toneladas por ano do produto e há demanda para 400 mil. O consumo de chocolate fino cresce 24% ao ano na China e, no Brasil, 12%. Em 2009, o Ministério da Agricultura firmou o primeiro convênio com a APC para apoiar a ida de produtores nacionais ao Salão do Chocolate de Paris.

A promoção comercial contribuiu para que o cacau fino do Brasil se tornasse matéria-prima para chocolates de grifes reconhecidas mundialmente, como a francesa Bonnat, a belga Pierre Marcolin e a italiana Nespresso. Esta última comercializa em suas lojas na Suíça e na França uma linha de chocolates de origem 74% cacau, produzida com amêndoas do baiano João Tavares. Para ampliar essa participação, a Ceplac criou um departamento socioeconômico voltado exclusivamente para o mercado de cacau fino. O órgão tem uma linha de pesquisa para selecionar e classificar as amêndoas mais aromáticas, principal diferencial do cacau fino.

O aroma do cacau - A produção de cacau fino começa com a seleção das sementes e a escolha das variedades usadas no plantio, explica o pesquisador da Ceplac Almir Martins. O tratamento pós-colheita, que inclui seleção das amêndoas, fermentação e secagem, também é determinante para um produto de alta qualidade, com aromas marcantes de chocolate, frutas vermelhas, especiarias, frutas amarelas e até flores, que configuram a principal característica do cacau fino. “Algumas pesquisas mostram que a região onde o cacau é produzido também influencia na qualidade do produto”, complementa Martins. |Ceplac

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira