Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2011 - 08:33

Fundação Volkswagen investe em programa de correção de fluxo escolar em Resende


Projeto prevê criação de 24 classes de aceleração em 16 escolas da rede municipal de Resende. Proposta atenderá cerca de 500 estudantes com distorção idade-série do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Professores e gestores da Secretaria Municipal de Educação receberão 64 horas de formação.

São Bernardo do Campo (SP) - A Secretaria Municipal de Educação de Resende (RJ), em parceria com a Fundação Volkswagen e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), lançou hoje o programa Aceleração da Aprendizagem no município. O trabalho será realizado em 16 escolas da rede municipal de ensino, com a criação de 24 classes de aceleração para atender cerca de 500 estudantes em distorção idade-série do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental.

O programa é necessário para corrigir uma fragilidade do atual sistema regular de educação, já que direciona os alunos multirrepetentes para classes de aceleração. Isso significa tirar os alunos com repetência escolar das classes regulares para trabalhar as formas de aprendizagem individualmente. Ao final de dois anos, os alunos atendidos deverão ter desenvolvido habilidades e competências com melhoria e ganhos de aprendizagem para ingressar diretamente no 6º ano com a idade adequada.

Para atingir os objetivos propostos, o programa prevê formação continuada da equipe técnica da secretaria municipal de educação, dos gestores de escolas e dos professores que serão designados para as classes de aceleração. Serão 64 horas de formação no primeiro ano, oferecidas por pesquisadores especialistas no assunto do Cenpec. Além disso, os professores e alunos receberão material didático.

A metodologia desenvolvida pelo Cenpec, consolidada ao longo de 15 anos de trabalho com correção de fluxo escolar, foi selecionada pelo Ministério da Educação (MEC), em 2010, como uma importante metodologia educacional que contribui para a redução da defasagem idade-série. "Se o aluno repetiu o ano duas vezes ou mais, é sinal de que não desenvolveu bem o processo de aprendizagem. Manter esse aluno com outras crianças de menor idade na mesma sala acaba prejudicando seu desenvolvimento e, por isso, temos de trabalhar de forma direcionada e individualizada", comenta Claudia Petri, gerente de projetos do Cenpec.

O modelo de parceria desenvolvido em Resende possibilita transformações significativas e mais rápidas, pois envolve o poder público local, por meio da Secretaria Municipal de Educação; a sociedade civil organizada, representada pelo Cenpec, difusora da metodologia e do conhecimento, e a Fundação Volkswagen, com o investimento social privado.

Não é a primeira vez que a Fundação Volkswagen investe em projetos de educação em Resende. Entre 2005 e 2008, a entidade ofereceu formação a cerca de 300 educadores com projetos de leitura e escrita, beneficiando mais de 30 mil estudantes da rede pública de ensino. Para Conceição Mirandola, diretora da Fundação Volkswagen, renovar a parceria no município com um novo projeto educacional significa o fortalecimento de um trabalho em rede e que as ações anteriores renderam bons resultados. "Para trabalhar com classes de aceleração, o professor tem de estar muito bem preparado, mas todos na escola têm se envolver. É por isso que direcionamos os investimentos em educação para a formação do professor, porque ele é capaz de promover educação com qualidade", complementa.

Fundação Volkswagen - Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen é responsável pelo investimento social da empresa no país, por meio de projetos com foco em educação e desenvolvimento social. Tem como objetivo promover a qualidade de vida das pessoas nas comunidades em situação de vulnerabilidade social e na qualidade da oferta de educação pública. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Cenpec - O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 1987 com objetivo de desenvolver ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública e à participação no aprimoramento da política social. As ações do Cenpec têm como foco a escola pública, os espaços educativos de caráter público e as políticas e iniciativas destinadas ao enfrentamento das desigualdades.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira