Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2011 - 09:03

Especialista explica tudo sobre o distúrbio que afetou a carreira do jogador de futebol Ronaldo

Ao anunciar o fim de sua carreira, o jogador de futebol Ronaldo alegou que o principal motivo para deixar os gramados seria o hipotireoidismo, um distúrbio funcional da glândula tireóide, que torna a atividade do ser humano, mais lenta: o coração bate mais devagar, o intestino fica preso, a memória diminui, o cansaço aumenta, há sintomas de dores musculares e dores nas articulações, sonolência, pele seca, aumento dos níveis de colesterol e até depressão. Outra característica comum desse distúrbio é o ganho de peso.

Este último sintoma foi marcante para a carreira do jogador, já que muitas críticas foram feitas em relação ao sobrepeso de Ronaldo, que o atribuiu à doença. O atleta ainda afirmou que algumas das substâncias presentes nos remédios utilizados para o controle deste distúrbio caracterizariam dopping. Porém, o médico do Corinthians, último clube em que o atacante atuou, desmentiu a informação e afirmou que mesmo utilizadas em grandes quantidades, essas substâncias não apontariam dopping.

Nesta semana, os principais sites divulgaram manchetes acusando o jogador de mentir sobre o verdadeiro motivo do fim de sua carreira profissional. Porém, talvez, esse não seja o principal enfoque sobre esta notícia, já que o hipotireoidismo é um distúrbio que causa diversos sintomas e qualquer um deles pode ter influenciado o atacante a tomar tal decisão. Vale ressaltar a importância de conhecer mais detalhes sobre esta doença, que afeta pessoas que ainda não foram diagnosticadas.

É importante dizer que se o hipotireoidismo não for tratado corretamente, pode se tornar um problema sério de saúde, comprometer a capacidade do ser humano em realizar suas tarefas e até mesmo representar um risco de vida em casos extremos.

Por isso, como forma de alertar a população e responder todas as questões sobre hipotireoidismo e hipertireoidismo, o endocrinologista Antonio Carlos do Nascimento, autor do livro “Tireóide Para Todos”, está à disposição para entrevistas.

Antonio Carlos do Nascimento é formado pela Faculdade de Medicina de Campos – RJ, com residência em clínica Médica e Endocrinologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e Doutor em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina da USP. Durante o doutorado, foi eleito um dos quarto melhores jovens pesquisadores brasileiros na área de endocrinologia. Ainda nesse período, publicou alguns trabalhos no exterior. É autor dos livros “Vinho – Saúde e Longevidade” e “Tireoide para todos – Tudo que você precisa saber para ter uma vida mais saudável”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira