Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2011 - 09:33

C&A apresenta a exposição “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés” no MAM


Com iniciativa e realização da Livre Conteúdo e Cultura e patrocínio da C&A, a ideia da exposição nasceu a partir do lançamento do livro “30 anos de moda no Brasil – 80, 90, 2000”, também patrocinado pela marca.

A C&A convida a todos para um passeio pela moda brasileira dos últimos trinta anos por meio da exposição “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés”, composta por fotos e estruturada sobre o contorno do corpo a partir da visão do artista Flávio de Carvalho, que será exibida no MAM, a partir de 23 de fevereiro.

“Acreditamos que a moda está diretamente ligada à arte e a cultura. Esta ação é mais um passo na sua democratização, pois gera conhecimento e torna a informação de moda acessível a todos”,”, comenta o idealizador do projeto, Ricardo Feldman, diretor da Livre Conteúdo e Cultura.

A união de ricos ingredientes constitui a grande importância dessa mostra. Composta a partir do primeiro estudo de moda produzido no Brasil por Flávio de Carvalho – um grande artista plástico e pensador que será homenageado na bienal internacional deste ano –, com a riqueza da união da arte com a moda que se manifesta também na curadoria de Agnaldo Farias e Mariana Lanari. Ele, curador da Bienal Internacional de São Paulo de 2010, e ela, editora do livro “30 anos de moda no Brasil -80, 90, 2000”, além de diversos livros de moda publicados no Brasil. Tudo isso aliado a uma vasta pesquisa nos acervos dos mais renomados fotógrafos brasileiros.

Flávio de Carvalho (1899 – 1973) foi um grande artista brasileiro. Pintor, desenhista e arquiteto modernista, Carvalho se dedicou a estudar a relação entre a moda e os movimentos da história entre os anos 30 e 50. O resultado desse trabalho foi publicado semanalmente no suplemento feminino do Diário de São Paulo entre março e outubro de 1956. Seus textos constituem o primeiro estudo sobre moda produzido no Brasil. E é por sua relevância que, embora tenha falecido justamente nos anos que antecedem o período tratado pela exposição, a importância que sempre creditou à moda, e o corpo de conceitos que ele elaborou serviram de guia para essa mostra.

Dessa forma, as imagens foram distribuídas de acordo com temas relacionados às partes do corpo. Tais como: cabeça, cabelo, pensamento, sonho, visão geográfica, joias, ombro, cintura, pernas, calça, pontas do corpo, bailado, sapatos e pés. Cada tema é representado por um conjunto de imagens, que enfatiza aspectos que se repetem nos últimos 30 anos e outros que são de momentos isolados. E para cada grupo foram utilizados excertos de textos de Flávio de Carvalho, que iluminam os aspectos representados e fornecem aos visitantes chaves de leitura para que possa olhar cada imagem e a si mesmo para além da superfície.

Cerca de duzentas imagens são utilizadas no total, todas extraídas de uma extensa pesquisa nos acervos de diversos fotógrafos brasileiros. São fotos das décadas de 80, 90 e 2000 que retratam de forma ampla as transformações sociais sofridas na moda: das ombreiras oitentistas que refletiam o poder recém adquirido das mulheres, passando pelo look masculinizado de terninhos em cores neutras e pouca maquiagem dos anos noventa até os anos 2000, onde a ausência de tendência e o consumo instantâneo refletem o espírito do tempo. Tudo retratado de forma atemporal pelas lentes de grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas, entre outros.

Além da curadoria de Agnaldo Farias e Mariana Lanari, a Livre chamou o premiado designer gráfico  Kiko Farkas. As imagens ampliadas ficam por conta do especialista Marcos Ribeiro. “Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés” não é uma simples exposição de moda, mas sim uma manifestação produzida pelo esforço combinado de diversas disciplinas e pela sensibilidade de uma série de profissionais. Cada um deles ao seu modo, dotado de uma extraordinária capacidade de traduzir o pensamento e materializar alguns dos aspectos essenciais do nosso comportamento e do tempo em que vivemos.

“Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés”, de 23 de fevereiro a 10 de abril de 2011, de terça a sexta das 12h às 18h. sábado, domingo e feriado das 12h às 19h, no Museu de Arte Moderna (MAM) Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ | 20021-140 | Telefone: (21) 2240-4944 | Site: http://www.mamrio.com.br| Realização: Livre Conteúdo e Cultura | Patrocínio: C&A. *A bilheteria fecha 30 minutos antes do término do horário de visitação. Ingresso: R$8,00. | Estudantes maiores de 12 anos e maiores de 60 anos: R$4,00. Domingos ingressos família, para até 05 pessoas: R$8,00. | Amigos do MAM e crianças até 12 anos: entrada gratuita.

Perfil da C&A - Líder do mercado varejista de moda brasileiro e há 35 anos no país, a C&A foi criada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, e a união de suas iniciais deu origem ao nome da empresa. A primeira loja foi inaugurada na Holanda, em 1861. A rede tornou-se uma das primeiras no mundo a oferecer roupas prontas aos consumidores. Em 1911, com o crescimento do negócio, a empresa instalou-se na Alemanha, e, posteriormente, em outros países da Europa. A C&A possui, atualmente, mais de 1,5 mil lojas na Europa, América Latina e Ásia. No Brasil, a primeira loja foi inaugurada em 1976. Atualmente, a C&A está presente em mais de 60 cidades brasileiras, com mais de 180 lojas.

Livre Conteúdo e Cultura - Pioneira no mercado de publicações customizadas, a Livre foi criada no ano 2000 com o nome de Editora Livre. Trabalhou em diversos projetos editoriais, entre eles a revista da Livraria Cultura, a Estilo Peugeot e a Moda Mix C&A. Há cerca de um ano iniciou sua expansão, abrindo o leque para outras mídias e projetos de cultura, além de projetos especiais para grandes marcas como C&A, Telefônica, espaço em que continua atuante. Com essa abertura, a Livre vem se especializando em descobrir novas linguagens e novos meios de expressão, como é o exemplo de uma revista em quadrinhos a ser lançada em outubro, que tem como objetivo facilitar o acesso das mulheres nas questões relativas à prevenção do câncer de mama. Em 2008, trouxe para o seu portfólio a renomada Revista S/N, focada em imagem, moda e cultura do Brasil e feita em parceira com o Fotografo Bob Wolfenson e o jornalista Helio Hara. Quem está a frente da Livre é Ricardo Feldman, que nos traz um pouco da visão de sua empresa: “Acreditamos que na era das mídias livres e do excesso de informação, novas linguagens e conteúdos relevantes ajudam a construir relacionamentos” .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira