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19/02/2011 - 09:44

Vibracoustic expande na indústria automobilística sul-americana

Em 2010, empresa do Grupo Freudenberg instalada em Taubaté (SP) fatura 20% a mais e anuncia investimento de parte desta receita em 2011 para ampliar capacidade produtiva e para trazer nova tecnologia (Airspring) ao mercado da América do Sul.

A Vibracoustic do Brasil tem obtido resultados crescentes e conquistado cada vez mais espaço na indústria automobilística da América do Sul. Em 2010, a empresa fechou o ano com faturamento 20% superior ao de 2009 e anuncia investimento para aumento de 12% da capacidade produtiva da planta que mantém em Taubaté (SP), para trazer novas tecnologias para o mercado sul-americano e para incrementar o TechCenter, centro técnico de engenharia e tecnologia. “Obtivemos um crescimento constante nos últimos três anos, com alta de 9, 10 e 20%, respectivamente. Isso representa um desempenho muito positivo, sobretudo quando lembramos que ele ocorre desde a época da crise econômica global, que causou impacto em um alto número de empresas de autopeças”, comenta o diretor geral da Vibracoustic do Brasil, Edney Corrêa.

Empresa do Grupo Freudenberg, de origem alemã, a Vibracoustic desenvolve, produz e comercializa artefatos de borracha, componentes de suspensão e de tecnologias e sistemas antivibração de veículos. Em 2011, Corrêa conta que o aumento da capacidade produtiva se dará pela aquisição de novas máquinas e equipamentos. Além disso, o executivo informa que, também no próximo ano, a empresa trará a tecnologia da linha Airspring para o mercado de veículos pesados da América do Sul, sendo composta por molas pneumáticas que atuam e isolam vibração e regulam a altura da carga e da cabine.

Outro ponto alto do planejamento para 2011 é o investimento de quase 5% do faturamento especificamente para o incremento do TechCenter, um centro técnico de engenharia e tecnologia para desenvolvimento de soluções antivibração para indústria automobilística que mantém em sua planta. “Nossos engenheiros focados em pesquisa e desenvolvimento criam soluções que são exportadas, inclusive, para a nossa casa-matriz, na Alemanha, para onde enviamos, recentemente, uma equipe de engenheiros para troca de know-how”, conta Corrêa.

Segundo Corrêa, estes investimentos fazem parte de plano do Grupo Freudenberg de investir R$ 100 milhões em cinco anos (2007 a 2012). Com objetivo de fortalecer a presença na América do Sul, um importante investimento do grupo ocorreu na própria Vibracoustic do Brasil, quando adquiriu no início de 2010 os 50% de participação acionária de seu sócio nesta joint venture, o Grupo Anvis (alemão), tornando-se o único proprietário da empresa no País.

Sobre a perspectiva de crescimento da indústria automobilística na América do Sul, Corrêa cita o mercado brasileiro como exemplo de oportunidade, pois o setor trabalha com previsão de crescer 40% até 2015, chegando à produção anual de 4,5 milhões de veículos. “A produção está em ritmo acelerado, tanto que a Vibracoustic registrou recorde de produção em alguns meses deste ano. Neste sentido, se este mercado crescer entre 30% e 35% neste período já será um excelente resultado”, comenta o executivo, que completa: “Estamos preparados tanto para o crescimento das montadoras já instaladas no mercado sul-americano como para atender aquelas que devem se estabelecer no continente nos próximos anos. Ao se colocar na dianteira deste cenário otimista, a Vibracoustic do Brasil está, inclusive, diante dos reflexos positivos desta expansão, com investimentos na contratação de novos talentos e no desenvolvimento dos profissionais que já compõem a equipe”.

TechCenter: engenharia e tecnologia com desenvolvimento local - A Vibracoustic, com atuação global, investe tradicionalmente cerca de 5% do seu faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Isso ocorre também no Brasil, com excelentes resultados. Os projetos e produtos de engenharia e tecnologia desenvolvidos pelo TechCenter local, por exemplo, são muitas vezes exportados para a matriz, na Alemanha. Segundo Corrêa, os investimentos neste departamento serão diferenciais para a empresa continuar a dispor soluções inovadoras em tecnologias antivibração para a indústria automobilística da América do Sul, em tempo recorde. “Contamos com uma equipe de engenheiros altamente capacitada, que consegue oferecer às montadoras soluções às suas necessidades em tempo recorde”, reforça o executivo.

Perfil- A Vibracoustic, empresa do Grupo Freudenberg, gerou vendas globais superiores a € 680 milhões em 2009, com 4,5 mil funcionários em 32 plantas. O lema da empresa, “Convertemos ruído e vibração em som e conforto”, baseia-se em um programa abrangente de produtos de tecnologia de vibração para aplicações em direção, transmissão, chassis e suspensão em todas as principais montadoras de veículos.

Perfil-O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não tecidos, lubrificantes especiais, agentes desmoldantes, filtração, dentre outros. Emprega mais de 32 mil pessoas em 55 países, com um faturamento anual acima de € 4,2 bilhões.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não Tecidos, Klüber Lubrication, EagleBurgmann, Chem-Trend e Vibracoustic.

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