Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2011 - 09:44

Aprenda a Liderar

Todo o começo é difícil, sendo que alguns chegam até ao ponto de desistirem. O mesmo sucede com algumas pessoas, principalmente quando jovens, ao serem içadas para um cargo de chefia.

Muitas e muitas vezes, exercer a liderança é estar só em meio à multidão. A alta direção conhece pouco sobre o pessoal operacional, ou o “chão de fábrica”, e suas dificuldades, então muitíssimas vezes faz julgamentos e comentários, que se chegassem aos ouvidos da base, detonariam a motivação da tropa como uma bomba. Um comandante tem de absorver o impacto de muitas bordoadas, guardando para si certos comentários que ouve dos superiores, de forma a não afetar a moral dos liderados. Mas isso só é o começo da jornada. O que dizer ao chefe novinho em folha, para ser bem sucedido no dia a dia?

1º. Comunicação. “Quem não se comunica, se trumbica”. Deixe bem claro o que espera dos subordinados, para não precisar reclamar depois de que “as pessoas não são comprometidas”, “que fazem o mínimo para manterem-se no emprego”. Tenha por escrito o que espera de cada colaborador.

2º. Elogie o bom desempenho. Se o líder não elogiar os subordinados, como estes saberão qual é o nível de qualidade e comportamento aceitável?

3º. Seja transparente. Crie um ambiente de confiança. Nunca critique ninguém pelas costas. Diga o que tem a dizer diretamente aos envolvidos.

4º Seja leal. Defenda os subordinados das críticas e mal entendidos alheios.

5º. Não seja precipitado. Não faça promessas para os liderados, que dependem de aprovação da esfera superior da empresa, antes de ter obtido o seu consentimento.

6º. Cumpra o que prometer. Promessa é dívida! Não cumprir o que promete é o atalho mais curto para perder a credibilidade.

7º. Não aceite bajulação. O preço do “puxa-saquismo” é a perda de respeito dos subordinados.

8º. Haja sempre com educação. Chefes que perdem o controle emocional e apelam para os gritos e as ofensas, mostram-se inseguros e perdem poder.

9º. Assuma a responsabilidade. Não fique em cima do muro. Posicione-se. Seu falar deve ser “sim, sim” ou “não, não”. A autoridade se delega, mas a responsabilidade é intransferível.

10º. Comporte-se com humildade. Não deixe o status subir para a cabeça. A função de chefe é temporal e provisória.

A regra de ouro para se ter sucesso nos relacionamentos é ser empático. Coloque-se no lugar dos subordinados. Assim, será mais fácil obter resultados através das pessoas.

. Por: Soeli de Oliveira, consultora e palestrante nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios – e-mail: [email protected] – Novo Hamburgo – RS.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira