Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2011 - 08:11

Turismo em Guaraqueçaba ganha reforço

Fundação Grupo Boticário apoia projeto na região de Guaraqueçaba para fortalecer a atividade turística local.

Com o objetivo de fortalecer a atividade turística na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba, no litoral norte do Paraná, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza passou a apoiar, a partir de novembro de 2010, um projeto da Cooperativa de Ecoturismo de Guaraqueçaba (Cooperguará Ecotur). O objetivo é consolidar as atividades da cooperativa em termos de gestão, sustentabilidade, comercialização de roteiros turísticos e qualidade dos serviços ofertados.

O projeto, financiado pela Fundação Grupo Boticário em parceria com a Fundação Interamericana, contribui para que a Cooperguará desenvolva o turismo local e proporcione a melhoria da qualidade de vida dos moradores de uma região que protege o maior e mais preservado remanescente de Mata Atlântica do país e que, a despeito de sua vasta riqueza natural, apresenta um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Com mais de três mil quilômetros quadrados, a APA Federal de Guaraqueçaba contempla um mosaico significativo de unidades de conservação de várias categorias, como a APA estadual de mesmo nome, o Parque Nacional de Superagui, a Estação Ecológica de Guaraqueçaba, e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). Dentre as RPPNs, está a Reserva Natural Salto Morato, da Fundação Grupo Boticário. Todas oferecem aos turistas oportunidades de contato com a beleza cênica e biodiversidade do bioma mais ameaçado do país.

A atuação da Cooperguará, além de promover e organizar o turismo em todos os núcleos da APA Federal de Guaraqueçaba, também pretende fortalecer o ecoturismo como forma de conter os avanços do extrativismo e da caça ilegais, principais impactos ambientais na região. Envolvendo os moradores no processo de desenvolvimento da atividade turística, a Copperguará tem a intenção de promover a melhoria da renda familiar, contendo as atividades prejudiciais à conservação da natureza local.

Cooperguará - Criada em 2007, a Cooperguará Ecotur é uma iniciativa de pequenos empreendedores locais para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária que preze a valorização da cultura local e da contemplação das belezas naturais da região, conscientizando turistas e a população local sobre a importância da conservação da Mata Atlântica. A criação da cooperativa é fruto de um projeto executado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), com recursos do Subprograma Projetos Demonstrativos do Ministério do Meio Ambiente (PDA/MMA).

Apoio a projetos - A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza foi uma das primeiras instituições nacionais ligadas à iniciativa privada a financiar projetos de conservação da biodiversidade brasileira. Em 20 anos de atuação, completados em 2010, quase US$ 10,3 milhões já foram doados para 1.246 projetos de conservação da natureza de cerca de 400 instituições de todo o Brasil. A intenção é impulsionar o desenvolvimento científico no Brasil, ampliando e disseminando conhecimento, além da efetiva contribuição para proteção de paisagens naturais, fauna e flora brasileiras, foco de todo o trabalho da organização.

Os resultados obtidos pela organização ratificam a importância dos projetos e do financiamento de pesquisas nesse período. Ao todo, as pesquisas apoiadas contribuíram para a descoberta de 38 novas espécies de plantas e animais, bem como a proteção de 164 espécies ameaçadas de extinção. Cinco das espécies descobertas receberam, inclusive, o nome Boticário em homenagem à instituição, como o peixe Aphyolebias boticário e, mais recentemente, a Gymnanthes boticario, uma espécie da flora da Caatinga brasileira. Ainda por meio do apoio a projetos, a Fundação Grupo Boticário também financiou a criação, proteção ou manejo de 233 unidades de conservação no Brasil.

A Fundação Grupo Boticário recebe, até o dia 31 de março, inscrições para o edital de apoio a projetos do primeiro semestre de 2011. Podem concorrer ao financiamento projetos de organizações não-governamentais ou fundações e associações privadas que contribuam efetivamente para a conservação da natureza no Brasil. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Grupo Boticário (www.fundacaoboticario.org.br), no link “O que fazemos > editais”.

Perfil-A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador do Boticário, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou já doou U$ 10,3 milhões para 1.247 projetos de cerca de 400 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.

Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ecossistêmicos em regiões de manancial, o Projeto Oásis. Na internet: [www.fundacaoboticario.org.br | www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaoboticario].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira