Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/02/2011 - 08:11

É o fim do Blu-ray?

Qual será o futuro dessa tecnologia com o surgimento da TV que acessa filmes via internet? Há futuro?

São Paulo – O Blu-ray é uma febre. Nos tempos atuais, os amantes de filmes e seus efeitos especiais só falam na tecnologia do laser azul, que grava filmes em discos com muito mais qualidade de imagem e som. Pessoas resmungam quando perdem a versão de um filme em Blu-ray e são capazes de assisti-lo duas vezes só para ter a emoção que a alta tecnologia proporciona. Aos poucos, o DVD está sendo substituído, e alguns chegam a dizer que o Blu-ray é o futuro. Mas com o surgimento das TVs que acessam conteúdo digital via internet, corre o boato de que filmes em Blu-ray serão descartados. Será?

Já foram e estão sendo lançadas as televisões no país que acessam filmes pela internet. É isso mesmo, imagine escolher um filme e, por o preço de um aluguel ou compra, fazer download pela TV do filme escolhido do seu sofá para assisti-lo. Nos Estados Unidos as vendas de aparelhos de televisão com essa tecnologia, lançados por diversas marcas, andam muito bem. E a tendência é que o Brasil siga o exemplo.

Aqui, muitos filmes já são comercializados - alugados ou vendidos - pela internet em VOD (Vídeo On Demand) – formato que é adotado na distribuição dos filmes. Os sites que oferecem esse serviço – a exemplo de Globo Marcas Digital e Saraiva Digital, que utilizam a plataforma desenvolvida pela Truetech - estão sendo chamados de locadoras virtuais, e são também uma ótima alternativa no combate a pirataria, pois oferecem filmes de qualidade e com segurança para download, por um preço que tende a ser cada vez ser mais barato.

Mas e o Blu-ray? Isso implica em sua extinção? Segundo o CEO da Truetech, Marcelo Spinassé, “Claro que não. Essas duas formas de assistir filmes exibem diferenças entre si, mas não são antagônicas. O grande diferencial do Blu-ray é que seu disco não precisa de banda larga para rodar, enquanto que a TV sim. Não será do dia para a noite que todas as casas brasileiras terão acesso a internet por TV digital. No Brasil, todos os dias muitas pessoas adquirem televisões de alta qualidade, porém elas ainda não se conectam à internet e não conhecem o novo serviço”, esclarece.

Nesse caso, comprar um aparelho com Blu-ray ainda vale a pena, nem que seja o mais barato deles. Com certeza, os aparelhos com Blu-Ray não serão largados às traças com o surgimento das TVs digitais conectadas à internet. Restará a eles a tarefa de ler os filmes que as pessoas já possuem em casa, e ainda, por muito tempo, servir de player para aquelas que não possuírem acesso aos filmes pela internet na televisão.

Um exemplo da adoção do Blu-ray é que todos os jogos do PlayStation 3 são em formato Blu-ray, alguns chegam a mais de 30GB de tamanho - como por exemplo, Gran Turismo 5 Prologue, Metal Gear Solid 4, Ratchet & Clank e Grand Theft Auto IV - e sendo assim, ainda haverá muito mercado para o formato.

Mas, é claro, é também verdade que o VOD (Vídeo on demand) será o futuro, inclusive, que já pode ser visualizado a exemplo dos países mais desenvolvidos e aqui no Brasil.

Truetech - É uma empresa especializada em soluções e serviços para distribuição de conteúdo digital, que atua em duas frentes: streaming (com as soluções de webcast e webtv) e on-demand (entrega de conteúdo premium com proteção de direitos digitais, como filmes, series de TV, games, e-books e música). Oferece as plataformas e ferramentas para gerenciamento de vídeo, toda a infraestrutura para captação, produção e edição do conteúdo audiovisual até a distribuição aos usuários finais com segurança. Tudo com gestão e entrega de relatórios, como métricas estatísticas de audiência.

Atualmente, a Truetech possui grandes clientes nas duas áreas de atuação como Terra, Saraiva, B2W, FNAC, Telefônica, Globo Marcas, Assista Já, Ford, Unimed, Abril, CRC-SP, Brasil Econômico, Valor Econômico, Intel, Investimento e Notícias, Gradual Corretora, Bradesco Seguros, HP, Samsung, iThink, Young, TV1, Almap, F-Nazca, Yamaha, Petros, Extra, Votorantim e Neotass. E conta com a parceria de Warner, Disney, Paramount, Sony, LG e Samsung e como parceiros tecnológicos: Microsoft, Adobe, Intel, Widevine e Terremark.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira