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22/02/2011 - 10:16

Valtra encerra Feicana com balanço positivo e expectativas de crescimento no mercado sucroalcooleiro

Avanço da mecanização nas usinas de cana-de-açúcar permitiu um aumento nos negócios da empresa na região de Araçatuba.

A Valtra, marca do grupo AGCO, com forte presença no segmento canavieiro, fecha a Feicana 2011 com um crescimento de 20% nos negócios regionais. Para o coordenador de vendas da marca José Neto os resultados são reflexos de dois fatores, primeiro da recuperação das vendas no ano de 2010 e do crescimento da mecanização do plantio nas usinas. Segundo estimativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a média de mecanização das usinas na colheita de cana do Estado de São Paulo deve crescer de 67% para 70% na safra 2010/2011.

“Houve um substancial aumento da procura por maquinários e implementos para cana-de-açúcar. Quando comparamos a feira deste ano com a do ano passado, observamos que nossos clientes buscam cada vez mais tecnologias que incrementem os resultados na lavoura, reduzindo custos”, compara Neto. Para o Diretor Técnico da ÚNICA, Antônio de Pádua Rodrigues, a participação de empresas como a Valtra em eventos como a Feicana abre a possibilidade para os produtores sucroalcooleiros conhecerem as inovações que contribuirão com o seu negócio. “As empresas de maquinário agrícola investem constantemente no desenvolvimento de equipamentos que são cada vez mais eficientes e necessários ao produtor”, afirmou o diretor.

Durante a Feicana centenas de pessoas passaram pelo estande da Valtra, entre elas, Marcos Martins Villela, Conselheiro da Aralco AS, usina com uma moagem anual de 7,5 milhões de toneladas. Cliente da Valtra há mais de 40 anos, Villela relata que seu pai já usava os tratores Valmet quando a família ainda não trabalhava com negócios do segmento. “Para o plantio, transbordo, cultivo, colheita, ou seja, em todas as atividades do processo de cultivo da cana-de-açúcar usamos maquinário Valtra”, contou Villela.

As novidades da Valtra na feira também chamaram a atenção dos visitantes. O Grupo Renuka, com uma frota de em média 250 tratores da marca, ficou impressionado com a tecnologia dos modelos da série BT. “Faremos demonstrações na usina para que eles acompanhem na prática o funcionamento da transmissão HiSix que permite fazer programações para cada tipo de operação”, disse Ronaldo Pagan, concessionário Valtra na região.

A Valtra avança também em tecnologias para agricultura de precisão no segmento sucroalcooleiro. Em novembro a empresa lançou uma parceria inédita com a Usina Santa Fé, do município de Nova Europa, interior de São Paulo e levou para o campo uma nova versão do Piloto Automático System 150. Desenvolvido pela ATS, divisão de tecnologia da AGCO, em parceria com a Topcon, a versão canavieira do sistema de Piloto Automático System 150, tem capacidade para trabalhar nas exigentes condições do setor, aumentando a capacidade operacional de plantio em até 20%.

“O programa proporciona ao produtor um planejamento prévio do plantio; tráfego controlado e compactação sempre no mesmo local; cultivo e colheita mecanizada sem pisoteio na linha e rastreabilidade das operações, reduzindo ainda o consumo de combustível dos tratores”, explica o coordenador de Marketing ATS da Valtra, Rafael Antônio Costa.

O projeto desenhado pela Valtra, ATS e Topcon teve início em 2009 com a pesquisa em diversos clientes com o objetivo de conhecer e mapear as reais necessidades do setor canavieiro. “O grande desafio era desenvolver em um curto período um produto robusto, seguro e que atendesse todas as necessidades específicas do segmento”, contou o coordenador. Desde o segundo semestre de 2010 todo o plantio mecanizado da Usina Santa Fé está sendo programado e realizado com o uso do conjunto, trator BH185i e piloto automático System 150 Canavieiro.

A liderança e tradição da Valtra em linhas pesadas, acima de 130 cavalos, fez do BH 180, outro produto que atraiu a atenção do produtor sucroalcooleiro. “Em atividades como transbordo e plantio, os clientes não abrem mão de máquinas como o BH 180, graças a sua robustez e desempenho nas atividades, ele está entre as primeiras escolhas do produtor” que necessita de alto desempenho com baixo custo operacional revela o coordenador de marketing de produto tratores Gilberto Dutra.

Valtra - A linha de produtos Valtra inclui tratores de 50 a 210 cavalos, colheitadeiras e implementos. A empresa é líder no segmento canavieiro, está no Brasil desde 1960, sendo a primeira empresa do segmento a se instalar no país. Conta hoje com uma rede de 150 pontos de venda e assistência técnica no país, além de 13 distribuidores nos demais países da América Latina e exporta para mais de 60 países. A Valtra é uma das marcas pertencentes ao Grupo AGCO. |www.valtra.com.br.

Perfil-A AGCO, Your Agriculture Company (NYSE: AGCO), foi fundada em 1990 e oferece uma linha de produtos completa incluindo tratores, colheitadeiras, equipamentos para fenação e forragem, pulverizadores, equipamentos para preparo de solo, implementos e peças de reposição relacionadas. Os produtos da AGCO são vendidos através de suas marcas principais: Valtra®, Challenger®, Fendt® e Massey Ferguson®, que são distribuídos por mais de 2.700 concessionárias e distribuidores independentes em mais de 140 países no mundo. A AGCO oferece financiamento por meio do AGCO Finance. A empresa fica sediada em Duluth, na Geórgia, e em 2009 teve uma receita líquida de vendas de US$ 6,6 bilhões. | www.agcocorp.com.

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