Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2011 - 11:03

Na época das mensagens instantâneas colégio resgata as "grandes narrativas"

Em uma época onde os micro contos impõem-se como obra literária, as msg enviadas por sms faíscam fugazes valores e diálogos lacônicos dominam as redes sociais, ganha espaço no Colégio Ítaca, na contracultura da instantaneidade, o ensino das "grandes narrativas", a leitura dos clássicos da literatura mundial.

"Os alunos do 1º ano do ensino médio são apresentados a uma seleção literária, que discute os grandes dramas humanos em períodos distintos", revela a diretora pedagógica do EM, Mercedes Ferreira, "De Sófocles, autor que viveu 427 anos antes de Cristo, a Balzac, escritor do século 19. E por aí vai", afirma ela.

Na primeira obra, os alunos revisitam a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, conflito de um destino com o livre arbítrio, que provoca reflexões dentro da ética aristotélica. Leem, ainda, Antígona. Em seguida conhecem Otelo - O mouro de Veneza, de William Shakespeare, e s e deparam com um caso emblemático de ciúme doentio.

Com o romance Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, os jovens leitores mergulham na tragédia vivida pelo personagem principal, vítima de uma paixão incontrolável por uma mulher já prometida a outro homem. Os alunos conhecem ainda, as Ilusões Perdidas, de Honoré de Balzac, uma descrição cosmopolita da Paris do século 19.

Brasileiros também são contemplados, como José J. Veiga, com Sombras de reis barbudos, ou Nelson Rodrigues, de Vestido de noiva, entre outros. E o que pode, à primeira olhada, parecer uma reunião aleatória e sem eixo, na verdade é um passeio (pretendido/propositado) por uma literatura da qual, muitas vezes, não se fala muito, hoje. Mas que é, como todo clássico, atual e emocionante, em todos os sentidos (do estético ao existencial e político, passando por todas as dimensões humanas).

Sempre após as leituras, desenvolvem-se nas aulas de literatura e filosofia, rodas de discussão e reflexão para a produção de pequenos ensaios.

"Discutimos com os alunos o porquê de esses clássicos existirem e até hoje serem tão importantes para a formação de um sujeito", completa a coordenadora pedagógica Mercedes Ferreira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira