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23/02/2011 - 11:03

Coletiva reúne RioFilme, Rio Film Commission, Salgueiro, Riotur e Fox Film do Brasil para falar de samba e cinema

Clichê à parte, tudo acabou realmente em samba no dia 22 de fevereiro (terça-feira), no encerramento da coletiva que reuniu a RioFilme, a Rio Film Commission, a Riotur, a Fox Film do Brasil e a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A apresentação, em pleno palco do cinema Odeon, da bateria, porta-bandeira e mestre-sala da agremiação, sob o comando do puxador de samba, mostrou que a sétima arte e a mais genuína manifestação cultural carioca nunca estiveram tão juntas.

Regina Celi, presidente do Salgueiro, detalhou o enredo do desfile desse ano – “O Rio no cinema” –, mostrou fantasias criadas pelos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage e prometeu que o Rio será apresentado ao Brasil e ao mundo como capital do cinema.

Diretor-presidente da RioFilme, Sergio Sá Leitão fez um balanço dos resultados que a empresa vem alcançando em seu trabalho de promoção da produção audiovisual na cidade: “Em 2010, filmes produzidos no Rio responderam por mais de 95% do total da bilheteria nacional. Dos sete filmes nos quais a RioFilme investiu, seis fazem parte do ranking das 15 maiores bilheterias do ano”. Para ele, o desfile do Salgueiro se inscreve na estratégia da Prefeitura de consolidar o Rio como polo internacional de cinema.

Já o presidente da Rio Film Commission, Steve Solot, explicou como, juntamente com a RioFilme, tem atraído para o Rio um número cada vez maior de produções nacionais e internacionais, como a franquia “Velozes 5” e “Amanhecer”, da saga “Crepúsculo”, que deverão ter premières mundiais na cidade. “Nosso trabalho visa a fazer do Rio uma cidade “film friendly” (amigável para o cinema), oferecendo todo tipo de serviço aos produtores que quiserem filmar aqui. “Amanhecer”, por exemplo, teve toda a produção local a cargo de duas produtoras cariocas”, acrescentou Steve Solot.

Sergio Sá Leitão defendeu a criação de incentivos fiscais como forma de atrair mais produções internacionais, tarefa que cabe ao Governo Federal. O diretor-presidente da RioFilme citou o exemplo de Porto Rico, cujo governo restitui às produtoras internacionais que filmam no país 40 centavos para cada dólar ali gasto. “Mesmo sem esses incentivos, temos vantagens competitivas, como a qualidade dos equipamentos disponíveis no Rio. “Amanhecer”, por exemplo, foi inteiramente filmada com equipamento local, o que se traduz numa economia significativa para a equipe de produção”, disse Sergio.

Diretor de marketing da Fox Film do Brasil, Tito Liberato apresentou o novo trailer do longa de animação “Rio”, de Carlos Saldanha, primeira produção do gênero inteiramente dedicada à cidade e que terá lançamento mundial em abril. “O carnaval marcará a primeira fase de nossa estratégia para lançar “Rio”. Carlos Saldanha participará, inclusive, do desfile do Salgueiro, que criou fantasias inspiradas no filme”, disse Tito.

Segundo Pedro Guimarães, da Riotur, a tradicional entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, conduzida pelo prefeito Eduardo Paes, contará com a participação de alguns dos personagens de “Rio”, com destaque para a ararinha-azul Blu, protagonista do filme.

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