Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/07/2007 - 11:19

Instituto de Pesquisas Eldorado está entre as Melhores Empresas para Trabalhar nas áreas de Tecnologia da Informação e Telecom

A organização de Campinas conquistou o 18° lugar no ranking nacional do Great Place to Work Institute, que reconhece as melhores iniciativas na valorização de recursos humanos nas áreas de TI e Telecom.

O Instituto de Pesquisas Eldorado, referência em pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação, foi reconhecido pela segunda vez como uma das 40 Melhores Empresas para Trabalhar nas áreas de TI e Telecom, alcançando a 18ª posição. O novo resultado representa uma ascensão de oito posições, em relação a 2006, quando o Eldorado foi classificado, no mesmo ranking, como a 26ª melhor empresa para se trabalhar.

O levantamento foi conduzido pelo Great Place to Work Institute Brasil (GPTW), em parceria com a revista Computerworld, do IDG Brasil. O anúncio foi realizado durante a cerimônia de premiação, dia 18 de julho, quarta-feira, na Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo.

A escolha dos setores investigados isoladamente se mostra adequada. Nos últimos anos, as empresas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações têm se destacado na geração de empregos no Brasil. Segundo estudo da International Data Corporation (IDC), divulgado em novembro de 2006, o país é o maior empregador em TI da América Latina: são 872 mil pessoas, que correspondem a 47% de todos os empregados latino-americanos da área. A IDC estima ainda que, somente neste ano, o mercado brasileiro de Tecnologia da Informação deve movimentar US$ 16,4 bilhões e o de Telecom mais de US$ 30 bilhões.

Para o superintendente do Eldorado, Prof. Dr. Arthur Catto, “partindo do princípio de as pessoas serem o maior patrimônio da organização, este prêmio reconhece todo o investimento do Eldorado na excelência em gestão de pessoas”.

Ações focadas nos colaboradores - São várias as iniciativas que contemplam o bem-estar, a capacitação e a integração dos colaboradores do Eldorado, que apresenta um faturamento de R$ 48 milhões e conta com mais de 400 colaboradores.

Além dos benefícios concedidos aos seus profissionais, como planos de previdência privada, assistência médica e odontológica, alimentação, transporte, entre outros, bem como aos estagiários – que também recebem assistência médica e odontológica, alimentação e transporte –, o Eldorado destaca-se por sua cultura corporativa, que reflete a valorização dos colaboradores em todos os níveis da organização.

Uma das principais características do Eldorado é permitir que o colaborador construa uma carreira sólida. Um sinal disso é o índice de efetivação de estagiários, dado que mais de 50% deles conseguem uma colocação como profissional na organização. Outro indicador de qualidade do ambiente de trabalho são os reconhecimentos e as promoções. Somente no primeiro semestre de 2007, foram 83 méritos e 28 promoções. Essas e outras ações são divulgadas internamente por meio de iniciativas como o Prêmio Eldorado de Excelência e o Programa Flash, que reconhecem, em momentos distintos, as realizações dos colaboradores do Eldorado.

A qualidade profissional, atestada por promoções e méritos, é fruto também do investimento na capacitação dos colaboradores. O Eldorado mantém programas de certificação individual, pós-graduação, cursos de capacitação técnica e de idiomas, além de um programa de envio de colaboradores para aprendizado em outras instituições. Em 2006, foram realizadas 70 viagens internacionais e 60 viagens nacionais para que as equipes participassem de treinamentos fora da organização.

Parte deste esforço é feita por meio de participação em feiras e em outros eventos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Além de patrocinar eventos de grande porte do setor, o Eldorado também inscreve seus colaboradores em palestras e seminários.

A política interna do Eldorado ainda inclui diversas ações para incrementar a comunicação entre as áreas da organização. Tais ações englobam reuniões gerais trimestrais, em que a Superintendência expõe a situação da organização ao corpo de colaboradores; boletins de informações acessados por uma rede local; encontros periódicos em que colaboradores esclarecem dúvidas com a gerência; jornais e comunicados internos; entre outras ferramentas.

Qualidade de vida e saúde também são contempladas pelas políticas internas do Eldorado. Entre as ações, destacam-se a realização de torneios esportivos (Olimpíadas Eldorado e a participação nas Olimpíadas-Polis), o ciclo de palestras sobre qualidade de vida e a visita de uma consultoria especializada em segurança do trabalho, para verificação técnica de condições de ergonomia nas instalações do Eldorado.

Para fomentar a interação entre os usuários, há comemorações, como festas de obtenção de certificações, de boas-vindas a novos colaboradores, eventos para aniversariantes do trimestre, confraternização de final de ano, entre outras. Estes eventos internos têm como objetivo principal a integração dos colaboradores da organização.

Projetos sociais em prol de organizações beneficentes (como Lar dos Velhinhos, Projeto Quero-Quero, O Direito de Ser e Lo Thedal), bem como campanhas para proteção do meio ambiente – como coleta seletiva de lixo e redução do consumo de papel e de energia elétrica –, compõem outra face importante do Eldorado. Essas iniciativas indicam a relevância da responsabilidade social e ambiental na cultura corporativa da organização.

Perfil do Eldorado - O Instituto de Pesquisas Eldorado (www.eldorado.org.br) é uma associação civil sem fins econômicos, fundada em dezembro de 1997, em Campinas, interior do Estado de São Paulo.

Em operação desde março de 1999, conta com sistemas de gestão e processos técnico-administrativos altamente qualificados em âmbito internacional (ISO 9001, CMMI3, ISO 17025 e ISO 14001), que favorecem a competitividade do Eldorado e o tornam uma das organizações que mais crescem no país na área de Tecnologia da Informação e Comunicação.

O Eldorado tem como missão maximizar os resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento de seus clientes e parceiros, realizando projetos de inovação e evolução tecnológica, capacitação profissional e serviços de alto valor agregado, contribuindo para a consolidação da rede brasileira de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira