Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/02/2011 - 11:28

Agroconsult revê estimativa de safra e projeta 72 milhões de toneladas de soja

Nova perspectiva de safra da Agroconsult aponta para recorde na safra 2010/11 de soja.

Depois das equipes do Rally da Safra 2011 percorrerem mais de 20 mil quilômetros no Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e norte e oeste do Paraná para avaliação da soja precoce, a Agroconsult, realizadora do evento, divulga nova estimativa para a safra de soja 2010/11, com recorde de 72 milhões de toneladas. Ao final de três etapas do rally, os técnicos que visitaram as lavouras desde o dia 31 de janeiro constataram boas produtividades nas áreas de soja precoce que repercutiram nos números de safra.

Nas próximas semanas, será avaliada a soja de ciclo normal que corresponde à maior parte da safra brasileira. Mas a nova estimativa da Agroconsult já contempla aumento de produtividade em estados ainda não visitados, como o Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí e Tocantins, com relatos de produtores sobre um desenvolvimento das lavouras nessas regiões.

A ocorrência do La Niña nessa safra provocou grande preocupação entre os produtores, com a possibilidade de menos chuvas no Sul do Brasil e atraso no seu início no Centro-Oeste, o que de fato ocorreu. Por conta da estiagem, o plantio da soja precoce atrasou em todas as regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, além de parte do Paraná, mas as chuvas no final de dezembro e durante o mês de janeiro compensaram os produtores.

No Mato Grosso, por exemplo, o plantio ocorre normalmente em final de setembro, mas acabou acontecendo na segunda semana de outubro. Mesmo assim, a soja mostrou todo o seu potencial. “Fomos a campo e vimos que a safra de soja precoce foi muito boa. Nenhum produtor reclamou que faltou chuva. Elas foram bem distribuídas, a cada cinco dias, em média. Nos outros estados ocorreu a mesma situação”, diz André Debastiani, coordenador das Equipes 1 e 2 do Rally da Safra.

Alguns problemas também foram relatados durante todo o percurso como a alta infestação de antracnose e o aumento da incidência dede mofo branco, em especial no sudoeste de Goiás, o atraso nas colheitas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em função das chuvas e a presença de grãos ardidos nas primeiras lavouras colhidas no Sul do Mato Grosso do Sul. Esses problemas, porém não reduzem o grande potencial observado no campo e as boas perspectivas de produtividade encontradas nessas regiões.

O ciclo de investimentos, que teve início na safra passada, se consolida neste ano, com bom desempenho de todos os setores do agronegócio. Boa rentabilidade, com o custo de produção mantendo-se igual ao da safra passada, mas com aumento de produtividade e preços, animam os sojicultores. “É unanimidade entre os produtores que este é o momento de apostar no seu negócio, com renovação de frota ou de equipamentos, busca de novas parcerias de produção, arrendamento ou aquisição de terras em outras regiões para expansão da atividade”, afirma Debastiani.

Roteiro do Rally - A Equipe 1 passou pelas regiões Oeste, Médio Norte e Centro Sul do Mato Grosso, por municípios como Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sapezal e Tangará da Serra, até retornar a Cuiabá. Já a Equipe 2 saiu de Cuiabá e percorreu a região Sudeste do Estado, passando por Campo Verde, Primavera do Leste e Alto Garças. Avaliou lavouras na região Sudoeste de Goiás passando por Jataí, Mineiros e Rio Verde, e chegou ao Mato Grosso do Sul, visitando áreas em Chapadão do Sul e São Gabriel d’Oeste até chegar a Campo Grande. A Equipe 3 concluiu a terceira e última etapa de avaliação de soja precoce, desta vez no Mato Grosso do Sul e Paraná.

Organização - O Rally da Safra, organizado pela Agroconsult, chega a oitava edição patrocinado pela Vale, Banco do Brasil, Case IH, DVA, Monsoy, Mobil lubrificantes e Fertilizantes Heringer, além de contar com apoio da Fiesp, Toyota, Fundação Agrisus e Impar Consultoria no Agronegócio.

As dez equipes que integram a expedição percorrerão, entre os dias 31 de janeiro e 27 de março, mais de 55 mil quilômetros e colherão 1,3 mil amostras nos principais pólos de produção de milho e soja do país, passando por onze estados: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins, Piauí e Maranhão. Os dados coletados representam 98% da área cultivada de soja e 80% da área com milho em todo Brasil.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente, e pelo twitter: www.twitter.com/RallySafra e pelo Facebook.

Resultados - O Rally da Safra tem como objetivo tornar públicas as informações mais precisas e regionalizadas sobre a situação das lavouras brasileiras de soja e milho. Todos os dados quantitativos e qualitativos colhidos pelo Rally serão processados pela Agroconsult e apresentados no dia 29 de março (terça-feira), às 14 horas, na Fiesp, em São Paulo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira