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24/02/2011 - 07:13

Assessoria de imprensa ajuda cliente virar fonte de informação

As organizações estão investindo cada vez mais em serviços de assessoria de imprensa a fim de se relacionarem com seus públicos por meio de veículos de comunicação e assim obter visibilidade e credibilidade no mercado.

Uma assessoria de imprensa serve como um canal entre o cliente e a imprensa. Para a imprensa, ela sugere notícias; para o assessorado, a ajuda no alcance de visibilidade e credibilidade.

Levantamento sobre “Indicadores de Comunicação Organizacional” (ICO), realizado pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação revela que 65% das agências de comunicação cresceram no terceiro trimestre de 2010, 28% ficaram estáveis e apenas 7% apresentaram queda. O estudo contou com a participação de 46 agências de comunicação de dez estados.

Especificamente, no caso de empresas que prestam serviço de assessoria de imprensa, outra pesquisa da Abracom, publicada no livro comemorativo dos 50 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, “Jornalismo em Perspectiva”, indica que, de 185 empresas de assessoria de imprensa pesquisadas, 41% obtiveram aumento no número de clientes enquanto que 37% mantiveram o índice estável e em 22% tiveram redução de trabalho.

Os principais segmentos atendidos são: 62% das empresas ligadas a serviços, 46% das prestadoras de saúde, 40% da área de tecnologia, 37% dos empreendimentos comerciais, 37% das instituições de educação, 37% das indústrias, 33% das organizações do terceiro setor e praticamente todas as esferas governamentais, ou seja, a maioria dos ramos de atividade está investindo em relacionamento com a mídia.

A jornalista e especialista em Marketing Clarice Pereira explica a importância dessa relação entre os diversos setores com os meios de comunicação, por meio de assessoria especializada: “Vivemos na Era da Informação, marcada pelos constantes avanços tecnológicos. No meio de tantos dados, a imprensa ainda é um filtro das notícias em que podemos confiar. Uma empresa ou organização que não investe em se tornar fonte de referência para a mídia, está simplesmente rejeitando a oportunidade de obter credibilidade no mercado e reconhecimento perante os veículos de imprensa e pela sociedade”.

A profissional, que atua em assessoria de imprensa há mais de dez anos, informa que o serviço prestado pelas agências de comunicação facilita o contato com os jornalistas das redações. “Por meio da assessoria, o cliente, no caso de pessoa jurídica, consegue expor suas ideias e atividades e, com isso, aumentar a competitividade no mercado. No caso de pessoas físicas, o serviço refere-se à preservação da imagem do assessorado”, diz.

Por ser um serviço que requer mão de obra especializada, o investimento costuma ser alto. “É como um atendimento médico, quanto mais especializado, mais caro é”, compara. Por isso, ela recomenda que a instituição contratante firme acordo com uma assessoria do porte equivalente. “Para uma média empresa, por exemplo, o apropriado é que ela faça contrato com uma prestadora do mesmo porte. Se a contratante for uma grande corporação ou multinacional, o ideal é que contrate uma grande assessoria ou que mantenha um departamento interno de comunicação, com jornalistas e outros profissionais próprios”, aconselha.

O investimento em assessoria corresponde normalmente de 5% a 10% do faturamento da empresa contratante. A assessora recomenda cautela ao escolher a prestadora deste serviço. “Você pode escolher entre o Einstein e o SUS, ou optar por um serviço intermediário. A comparação é grosseira, mas se o preço for muito barato, provavelmente o atendimento não estará à altura do padrão de qualidade que se espera”, revela.

De acordo com a coordenadora de comunicação, o custo operacional de um serviço de assessoria de imprensa gira em torno de R$ 3.000 a 5.000 mensais, mas como vivemos numa sociedade capitalista, a empresa contratada precisa de uma margem de lucro. A formação do preço final depende de cada fornecedor.

A especialista diz que o preço não pode enganar o empresário. “O padrão de qualidade dos prestadores de serviço não é igual para todos. Há executivos que contratam um serviço mais em conta, mas não levam em consideração o histórico e a qualidade do atendimento oferecido”, informa. Para ela, a comunicação é uma ferramenta que lida com a imagem da instituição, por isso deve ser encarada com total seriedade.

Ela cita situações que já enfrentou em sua carreira: “De cada 10 clientes potenciais, 8 já passaram pela experiência de ter contratado um serviço de baixo custo e o resultado foi frustrante para eles”, mede a coordenadora. “Se a empresa de assessoria está cobrando um valor baixo demais, é porque ela não tem todos os recursos necessários para fazer um bom trabalho, mesmo que tenha as melhores intenções”. Neste caso, o barato pode sair mais caro e as instituições podem ficar desprovidas do relacionamento harmonioso que deveriam ter com os canais de comunicação.

Segundo a profissional, as empresas brasileiras ainda têm uma visão bem restrita sobre o objetivo do trabalho junto à imprensa. “Muitos acreditam que contratando uma assessoria de imprensa vão vender mais, o que não é verdade. O resultado é a visibilidade institucional, a credibilidade e o respeito perante seus públicos-alvo. Para vender mais, existem outros instrumentos de comunicação específicos para esse fim”.

Clarice afirma que a tendência é que as assessorias de imprensa, com o tempo, tornem-se consultorias de comunicação integrada, relacionando seus clientes com os diversos públicos – interno, externo, mídias e mercados. “Hoje, as prestadoras de serviços no ramo estão atuando em outras ramificações que incluem o marketing institucional e a comunicação visual e mercadológica”, completa.

Link Portal da Comunicação [www.linkportal.com.br] -Fundada há mais de dez anos, pela jornalista Clarice Pereira com o objetivo de proporcionar às empresas-clientes instrumentos eficazes de comunicação, capazes de aproximá-las de seus públicos-alvos e conquistar o mercado por meio de idéias, informações e atitudes.

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