Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2011 - 08:17

Campinas ganha centro de avaliação esportiva dirigido a atletas

Ambulatório de Traumatologia Esportiva funciona no Hospital Madre Theodora.

O único Ambulatório Avançado de Traumatologia Esportiva de Campinas, em funcionamento no Hospital e Maternidade Madre Theodora, é especializado no tratamento de lesões ortopédicas causadas pela prática de esportes. Para orientar e prevenir as contusões, o Hospital dispõe também de um centro de avaliação (check-up) esportiva, dirigido a atletas profissionais e amadores.

O grupo de médicos responsável pelo atendimento é formado por professores da Faculdade de Medicina da PUC Campinas e um dos seis do Brasil credenciado pela ISAKOS – Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Traumatologia do Esporte.

De acordo com o médico Carlos Mattos, especializado em ortopedia esportiva, 90% dos desportistas iniciam uma atividade sem o adequado monitoramento médico. “A avaliação rigorosa do ortopedista, em conjunto com o cardiologista, detecta até 90% das doenças que podem acometer o atleta e assim evitar desde lesões leves até a morte”, avisa.

Prática de esportes esporádica atinge mais homens - O perfil do paciente que sofre mais lesões ortopédicas é o homem, entre 20 e 40 anos, que está acima do peso e pratica esportes eventualmente, principalmente o futebol. A corrida de rua é o segundo esporte com mais registros de lesões ortopédicas.

Pessoas acima dos 40 anos também devem começar a se preocupar, devido ao aumento das dores em consequência do envelhecimento biológico. Para esportistas com esse perfil, o Dr. Mattos recomenda a conduta de prevenção. “É fundamental que aos primeiros sinais de dor e lesão, o paciente procure um médico para evitar que o problema evolua até que a cirurgia seja a única saída”, alerta.

O Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Madre Theodora funciona às segundas, quintas e sextas. Para consultas ou avaliação esportiva é preciso fazer o agendamento pelo telefone (19) 3756-3013. O Hospital não atende pacientes do SUS, mas tem convênio com quase 40 instituições e empresas de assistência médica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira