Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/02/2011 - 08:51

CASA VIVA chega para provocar mudanças nos hábitos de consumo


No início do século XIX, por volta de 1830, a população do planeta não passava de 1 bilhão de pessoas, isto dois milhões de anos depois da aparição do primeiro hominídeo (habitante primitivo considerado o mais antigo representante da humanidade).

Hoje, cerca de 180 anos depois, somos 6,5 bilhões de pessoas. Ou seja, em menos de 200 anos multiplicamos por cinco, no planeta, o número de habitantes. A cada hora nascem 10 mil pessoas no planeta e quatro milhões de toneladas de CO2 são emitidas na atmosfera, enquanto 1500ha de florestas são devastadas.

Em 2020 seremos 8 bilhões de pessoas e, em 2046, esse número deverá saltar para 10 bilhões de habitantes, necessitando de alimento, abrigo, água e energia para se manter vivo.

O planeta continua do mesmo tamanho; as quantidades de ar e de água são as mesmas, diminuindo a capacidade de ciclagem e de recuperação.

A sociedade hoje se pergunta o que fazer? Como ajudar de forma concreta? E nem sempre encontra respostas práticas. Pesquisa do Instituto Akatu já comprovou que pelo menos 70% dos jovens desejam mudar seus hábitos de consumo para formas mais sustentáveis, mas não sabem como.

Para dar nossa contribuição nesse esforço, estamos desenvolvendo o projeto CASA VIVA – Transforma sua Casa Num Pedacinho do Planeta e quer convidar toda a sociedade - empresários, estudantes, técnicos, governos, donas de casa – a fazer parte desse compromisso, com algumas simples, porém poderosas mudanças em sua rotina diária, que podem trazer benefícios inestimáveis ao futuro das próximas gerações e da própria sobrevivência da vida no planeta.

O pioneirismo da CASA VIVA se destaca na casa conceito (Minha CasaViva), que possibilitará a participação das empresas com materiais, produtos, tecnologias, equipamentos, eletrodomésticos e utensílios em sua estrutura e no uso diário. Além das atividades interativas com o público em seus cômodos, que vão desde um talkshow na sala de estar, noções de economia de água, aulas de culinária com produtos mais orgânicos até o esclarecimento do projeto e funcionamento da casa modelo. CASA VIVA conta também com: EcoShow (área de exposição), EcoDebate (ciclo de palestras), EcoNegócios (negócios), EcoVip e EcoNotícias.

Tudo isso, na prática. A idéia é fugir do discurso do “ecochato”, que ninguém agüenta mais e que só leva ao descrédito de temas tão importantes quanto a sustentabilidade.

Afinal, se nós queremos mesmo que o planeta tenha um futuro, precisamos acertar contas com nosso passado.

. Por: Carlos Emmiliano Eleutério, jornalista e diretor da Planeja & Informa Comunicação e Marketing – idealizadora do projeto CASA VIVA

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira