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25/02/2011 - 08:39

Estudo ISI aponta que Brasil supera média latino-americana pelo terceiro ano consecutivo

Projeções indicam que o País continuará liderando a expansão do parque de servidores em 2011.

São Paulo - “Os resultados do 4º trimestre de 2010 do Indicador da Sociedade da Informação (ISI) para a América Latina atingiram 4,66 pontos para o Brasil no ano passado e preveem 4,79 pontos para 2011, um novo recorde para o País, indicando um crescimento significativo de 3%, que deverá conduzir a uma evolução anual de 2,8%.” Quem afirma é Teodoro Lopez, CEO da everis, consultoria multinacional de negócios, tecnologia e outsourcing.

Realizado em parceria com a IESE Business School, uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, o estudo, que avalia o nível de desenvolvimento tecnológico das sociedades latino-americanas, aponta expectativas inusitadas para 2011. “O ISI brasileiro evolui em ritmo menos acelerado, mas ainda assim deve atingir picos de crescimento em diversos componentes do cálculo, como superação de médias regionais de usuários de Internet, domínios registrados e gastos em equipamentos e serviços”, diz Teodoro Lopez.

Ainda entre as previsões para 2011, pela primeira vez desde 1995-1996, o Brasil deverá superar o México, no que diz respeito ao PIB per capita. Nos quatro próximos trimestres, o ISI brasileiro tende a se manter em paralelo com a média latino-americana. A pontuação média da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) deve caminhar em ritmo menos acelerado e consequentemente o Ambiente da Sociedade da Informação (ESI) deve manter aumentos similares, fato não registrado desde 2007.

O aumento para as TIC deverá ser menos acentuado, pois, a telefonia móvel tende a alcançar sua maior pontuação possível, uma vez que o País deverá atingir 1.049 celulares para cada mil habitantes. Da mesma forma haverá um aumento gradual na proporção de usuários de Internet que contam com serviço de banda larga fixa, (15,5%) o que significa mais de seis pontos percentuais abaixo da média na América Latina.

No segmento Equipamentos, o Brasil deverá somar 338 computadores para cada mil habitantes (14,2% a mais que no mesmo período em 2010). As redes sociais se mantêm na liderança, com uma estimativa de aumento no número de usuários que deve bater a casa dos 83 para cada mil habitantes. Por fim, o Brasil deverá viver um crescimento maior que a média regional no número de domínios registrados na Internet (27 para cada mil habitantes, um aumento anual de 15,4%), dos usuários da rede (460 para cada mil habitantes, com um aumento de 10%) e o gasto em TIC (444 US$ per capita, aumento anual de 8,1%).

Dados do quarto trimestre de 2010 no Brasil - A telefonia móvel voltou a ser a variável que mais se desenvolveu no ISI brasileiro, crescendo 13,4% em relação a 2009 e levando o País a superar pela primeira vez a média latino-americana de celulares por habitante. “O Brasil também liderou a região em expansão do parque de servidores, somando 3,9 unidades para cada mil habitantes, número 11,1% superior a 2009”, diz Lopez. “Nossa expectativa é que, em 2011, o País continue na liderança desse quesito, aumentando em 9,4% o seu parque de servidores.”

Outro dado que chama bastante a atenção é o número de usuários de redes sociais: nos quatro trimestres de 2010, o Brasil mais que triplicou o número de usuários nesse quesito. “No entanto é o país que apresenta a mais baixa taxa de inclusão no serviço, com apenas 39 usuários para cada mil habitantes”, analisa Lopez.

“A América Latina, no que se refere ao ISI, demonstrou superar as consequências da crise internacional mais rápido que o previsto. O maior desafio está nas variáveis como computadores, servidores e vendas online, que potencialmente podem substituir a telefonia móvel como forças impulsionadoras na região”, afirma Diego Barcelo, coautor do ISI e pesquisador da IESE Business School.

No que diz respeito às TIC, será verificada uma desaceleração mais profunda no item Serviços (vendas online, domínios de Internet, gasto per capita). No entanto o País deverá crescer 9,2% em número de usuários de Internet.

Principais destaques do ISI Brasil- O ISI brasileiro atingiu 4,66 pontos, um crescimento de 3,5% em relação ao 4º trimestre de 2009.

Verificaram-se 296 computadores para cada mil pessoas – aumento anual de 16% (255 no 4º trimestre de 2009).

. Contabilizaram-se 3,9 servidores para cada mil pessoas – aumento interanual de 11,1% (3,5 unidades/mil habitantes no 4º trimestre de 2009).

Foi de US$ 410 o gasto per capita anual em TIC – aumento de 8,8% no ano (US$ 377 no 4º trimestre de 2009).

Computaram-se 991 telefones celulares por mil habitantes – aumento interanual de 13,4% (874 no 4º trimestre /2009).

Calcularam-se 419 usuários de Internet para cada mil pessoas – aumento interanual de 12,8% (371 no 4º trimestre de 2009).

15,2% dos usuários de Internet são assinantes de banda larga – aumento interanual de 0,1% (15,1% no 4º trimestre de 2009).

Para cada mil habitantes, 39 são usuários de redes sociais – aumento de 213,2% em relação ao 4º trimestre de 2009 (12 usuários no 4º trimestre de 2009).

US$ 58 foi o gasto médio anual per capita em compras online – aumento anual de 25,3% (US$ 46 no 4º trimestre de 2009).

Dado do quarto trimestre de 2010 na América Latina - O Indicador da Sociedade de Informação voltou a subir na região, alcançando um valor de 4,73 pontos – aumento de 3%. A previsão é que, nos próximos 12 meses, o índice possa subir novos 3%. O segmento TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) continuou melhorando consideravelmente, enquanto que as variáveis do ESI (Ambiente da Sociedade da Informação) cresceram de forma mais discreta.

Ao se aproximar do valor obtido no terceiro trimestre de 2008 (o maior da história do estudo), entende-se que o ISI caminha para superar as consequências da crise mundial internacional. A pontuação do componente TIC atingiu 3,84 pontos, um crescimento de 7,9%, a maior pontuação verificada em quase sete anos. Nesse grupo, a variável mais dinâmica foi o uso de redes sociais, que contaram com 134 usuários para cada mil habitantes, o que representa um aumento de 89%. A telefonia móvel continua a liderar o segmento de Equipamentos, com 980 telefones para cada mil habitantes. Esse elevado nível de uso terá como consequência uma inevitável desaceleração no crescimento, visto que o aumento de 10,3% obtido neste trimestre é o mais baixo já visto no estudo.

No que diz respeito ao segmento ESI, as áreas Econômica e Institucional foram as responsáveis pelo crescimento mais tímido nos últimos cinco trimestres, devido à alta da inflação, ao moderado crescimento do PIB latino-americano e à classificação do risco-país do México em 2009. Em contrapartida, as áreas Social e de Infraestrutura alcançaram significativos progressos graças à porcentagem de pessoas matriculadas em cursos de ensino médio e ensino superior, à queda na taxa de desemprego e ao aumento da utilização eficiente de energia.

Entenda os conceitos e a estrutura do Indicador-Os elementos que compõem a Sociedade de Informação são amplos.

Deve-se considerar o que está ligado especificamente à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que inclui, entre outros, a utilização e a disponibilidade de computadores e periféricos (hardware), o desenvolvimento do comércio eletrônico, a penetração de serviços de comunicação móvel etc.

Além disso, devemos considerar o contexto com o qual interage a TIC. Um ambiente que, ao incentivar (ou não) o progresso da Sociedade de Informação, é influenciado por ele. Como consequência, trata-se de uma entidade multidimensional que abrange uma infinidade de fatores.

Compreender a Sociedade de Informação como o resultado da associação de um evento tecnológico e de um ambiente diverso é o conceito básico no qual se apoia a construção do ISI.

O indicador é composto por dois componentes básicos: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Ambiente da Sociedade de Informação (ESI). Ambos incluem categorias que representam seus aspectos fundamentais.

No caso da TIC, as duas categorias que agrupa são Equipamentos e Serviços. Embora a divisão envolva algum grau de arbitrariedade, uma vez que todas as variáveis consideradas incluem algum tipo de serviço, considerou-se de toda maneira útil para facilitar a análise da evolução da TIC.

Metodologia do ISI - O ISI é um relatório trimestral, criado e divulgado para o mercado com o objetivo de avaliar periodicamente os avanços da Tecnologia da Informação, das Telecomunicações e também do Ambiente da Sociedade da Informação, na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.

A metodologia utilizada para o cálculo do índice ISI combina os resultados de dois indicadores principais: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que considera equipamentos e serviços, e Entorno da Sociedade de Informação (ESI), que abrange aspectos econômicos, sociais, institucionais e estruturais. Uma importante novidade a partir desta edição é que o ISI passa a incorporar as redes sociais como variável determinante da pontuação do indicador.

O estudo definiu que todas as variáveis flutuariam dentro de uma categoria limitada entre um valor mínimo unitário e um valor máximo de 10, ou seja, para cada variável é dado o valor 10 para o país com a melhor qualificação (por exemplo, a maior pontuação indica que o Índice de Liberdade Econômica possui a menor taxa de desocupação, o maior número de usuários de Internet etc.).

As variáveis foram definidas por meio de um processo de seleção que estabeleceu a pontuação do índice. Elas foram eleitas levando-se em conta requisitos técnicos, sem prejudicar o objetivo de simplificar os dados e integrar os aspectos conjunturais, estruturais, quantitativos e qualitativos.

Fontes utilizadas-O estudo analisa os dados obtidos de diversas fontes: Gartner Inc., Indec e Ministério da Economia (Argentina); IBGE e Anatel (Brasil); DANE, Ministério das Comunicações e UPME-Ministério de Minas e Energia (Colômbia); INE y Subtel (Chile); INEGI (México); Banco Mundial; Standard & Poor’s; Heritage Foundation; Transparency International; International Energy Agency; UNESCO; International Telecommunication Union; JP Morgan; ICANN; LatinoamerICANN; Domaintools; OECD; Fundo Monetário Internacional; Federal Reserve e bancos centrais da Argentina, do Brasil, da Colômbia, do Chile, do México e do Peru.

Perfil-A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal, Bélgica e Itália) e da América Latina (Chile, Brasil, Argentina, Peru, Colômbia e México) com 19 escritórios e mais de 8.500 profissionais.

No Brasil, a empresa conta com mais de 800 profissionais. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações, Seguros, Governo, Saúde e Indústria.

Perfil-O IESE está entre as dez melhores escolas de negócios do mundo e é pioneira em educação executiva na Europa desde sua fundação em 1958, na Espanha. O IESE destaca-se por seu foco em direção geral, intensiva utilização do método do caso, expansão internacional e ênfase ao colocar a pessoa no centro das tomadas de decisões. Realmente global, o IESE possui campus em Madri e Barcelona, além de um centro em Nova Iorque e escritórios em Munique. Atualmente, a escola de negócios oferece programas em quatro continentes. No Brasil, ministra programas In Company, o Program for Management Development (PMD) e o Advanced Management Program (AMP) em associação com o ISE – Educação Executiva, de São Paulo, além do Global CEO Program (GCP), em parceria com a Wharton School e China Europe International Business School (CEIBS). [www.iese.edu].

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