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25/02/2011 - 09:12

“Reputação é a coisa mais importante do mundo”


O premiado publicitário e estrategista de marcas, Arthur Bender, reuniu, ao lado de Fernanda Zaffari, mais de 400 pessoas para conversar sobre gestão de marca pessoal. E alerta: “não existe gestão de marca pessoal sem a auto-avaliação”.

Arthur Bender, autor do best seller Personal Branding – Construindo a sua Marca Pessoal, dividiu com a jornalista Fernanda Zaffari o palco no talk show promovido pela ADVB/RS nesta semana, na sede da instituição. O evento, debateu com os participantes o conteúdo do best seller, que ficou entre os 10 livros de marketing mais vendidos no Brasil em 2009 e 2010.

Os sete pecados capitais guiaram a apresentação de Bender no concorrido evento, que lotou o salão da ADVB com mais de 400 profissionais de diferentes áreas. O especialista incentivou a construção e a aplicação contínua da imagem pessoal para construir uma carreira de sucesso. Mas alerta que deve ser construída em pilares sólidos e pensada com visão de longo prazo e estratégia. “O objetivo maior é criar reputação. É a coisa mais importante do mundo. Criando reputação, você consegue não só ser reconhecido, mas consegue praticar preço premium, ou seja com valor acima da média de mercado”, afirma. Destaca que deve haver um cuidado especial com as redes sociais e alerta: “Devemos ter toda uma rede de relacionamentos trabalhando a nosso favor e não subtraindo valor. O que sai nas redes sociais, precisa fazer sentido com seus objetivos e com a forma como você gostaria de ser reconhecido no mercado.

Uma das presenças na plateia, Maria Elena Pereira Johannpeter destacou diz que o trabalho da ADVB/RS, está mostrando uma plena sintonia com o que Philip Kotler em seu livro “Marketing 3.0” cita como sendo a chave do sucesso, é percebermos o surgimento da era voltada para os valores. As pessoas não são simplesmente consumidores, são, sim, seres humanos plenos: com mente, coração e espírito e, é assim que querem ser vistas e respeitadas. E continua: “A nossa ADVB ao oferecer aos seus associados uma palestra do escritor Arthur Bender sobre Personal Branding, está proporcionando o desenvolvimento pessoal nas três dimensões citadas, uma vez que para a pessoa poder trabalhar a sua marca, ela necessariamente se dará conta que vivemos dentro de redes colaborativas e que as outras pessoas a nossa volta contribuem para o nosso grande objetivo, a nossa reputação e a nossa marca”.

Daniel Santoro, presidente da ADVB/RS, afirmou no pronunciamento de boas vindas: “Nada mais justo do que discutir marca na casa do marketing”, se referindo a realização de eventos como este na sede da instituição. Para o Doutor em Comunicação, Dado Schneirder, que acompanhou o talk show, o modelo de palestra é absolutamente pertinente: “Número de pessoas ideal, palestrante objetivo, consistente e desprovido de pompa. É um evento que desce redondo”.

Segundo Bender não existe gestão de marca pessoal sem auto-conhecimento. “Essa avaliação interna é fundamental para saber que passivos e ativos de marca você carrega, onde você está, quais são as suas competência e paixões, o que você realmente quer fazer e aonde você quer chegar. Ter foco é o primeiro passo. E ter paixão por aquilo que se faz é o que “dá a liga” e leva o profissional a atingir o sucesso”. A gestão da marca precisa fazer sentido com os objetivos pessoais e profissionais do indivíduo. A partir daí ele poderá desenvolver mecanismos para fortalecer sua marca.

As etapas a ser seguidas, conforme Bender, são primeiramente o reconhecimento profissional, depois uma diferenciação do seu trabalho, para torná-lo relevante e percebido pelo mercado. Essa diferenciação que Bender cita pode vir através da hiper-especialização ou através da hifenização, onde o profissional mistura diversas competências e se torna diferente. O importante é ser diferente e que esta diferença faça sentido e tenha valor no mercado. Reconhecimento, diferenciação e relevância irão influenciar na percepção que o mercado tem do profissional. Qualificação não é mais o único diferencial.O nível de qualificação se eleva a cada ano e a exigência da mesma forma. Para crescer é preciso ter ambição: E para crescer você precisa diferenciação, foco e uma vontade enorme em tentar ser o melhor do mundo: “Se você perde a ambição, entra na zona da mediunidade, que é a zona da mediocridade”, provoca Bender.

Falta de reconhecimento - Enquanto alguns profissionais reclamam de falta de reconhecimento, Bender acredita que todas as empresas possuem GAPs (que são espaços vazios) que podem ser aproveitados. Quem preenche esses espaços amplia suas possibilidades, constrói possibilidades de se auto testar em outras áreas e, invariavelmente mostra inconformismo e vontade de crescer. Dois fatores muito desejados pelas empresas com relação aos seus profissionais. “A gente tem que aprender a se sujar, no sentido de colocar a cara a tapa, arriscar, colocar a mão na massa mesmo, pegar aquele trabalho que ninguém faz dentro da empresa e se desafiar, assim tu vai construindo tuas próprias oportunidades e gerando mais valor para a tua marca pessoal. Não existe vitória sem risco”, afirma Bender.

Arthur Bender - Estrategista de Marcas com mais de 20 anos de experiência em Planejamento de marcas no mercado corporativo e marcas pessoais. Vice-presidente de Planejamento da ADVB/RS. Presidente da Key Jump - Inteligência, Estratégia e Branding e Diretor Geral e de Planejamento da Selling - empresa de gestão de marcas e negócios. Premiado por três anos como Planejamento do Ano. Planejador voluntário da ONG Parceiros Voluntários. Autor do livro best seller Personal Branding - Construindo a sua Marca Pessoal que esta na sua quinta edição e que ficou entre os 10 livros de marketing mais vendidos no Brasil em 2009 e 2010.

Passo a passo para fugir dos pecados capitais.: 1° Pecado: Preguiça-A falta de planejamento deixa o profissional sem rumo e refém das circunstâncias. Dica: Fazer uma leitura das experiências profissionais nos últimos anos, analisar os pontos altos e baixos e traçar um plano que contemple uma série de questionamentos, entre eles: O que eu sou, onde estou no meu ciclo profissional e o que eu gostaria de ser, onde quero chegar?.

2° Pecado: Ira-O comportamento e a atitude do profissional influenciam no seu desenvolvimento. Um momento de descontrole pode manchar uma carreira e destruir reputação. Dica: Reconhecer o problema de comportamento, refletir sobre os impactos na sua trajetória e ter atitude para enfrentar seus problemas de comportamento. O primeiro passo é identificar as causas que geram descontrole e buscar formas de se manter sob controle.

3° Pecado: Arrogância-Só escuto o que eu quero escutar. Só vejo o que quero ver. Dica: Preste atenção no que falam para você. Às vezes temos uma imagem de nós mesmos que pode ser diferente da percepção dos outros. E o que determina valor é a percepção que o mercado tem de nós.

4° Pecado: Gula-Querer aproveitar todas as oportunidades e não aproveitar nenhuma. Querer ser tudo e não ser nada.Dica: Ter foco. Eleger um objetivo, escolher algo em que realmente você possa alcançar a excelência e que tenha paixão em fazer.

5° Pecado: Luxúria-Vivemos numa sociedade envidraçada. É fácil ter visibilidade e isso muitas vezes acaba sendo um tiro no pé se não for bem planejada. Quando as pessoas estão muito expostas isso reduz o valor. Dica: O desafio para não cair nesse pecado é saber administrar a visibilidade, principalmente na era das Redes Sociais. O poder dessas ferramentas é fantástico, desde que bem conduzido. O que se deve refletir é sobre o tipo de visibilidade que queremos.

6° Pecado: Cobiça-É um engano focar no dinheiro e não na realização profissional. Quem foca só no dinheiro, geralmente não ganha dinheiro. Dica: Colocar como objetivo a realização profissional e ser obsessivo em ser o melhor do mundo em alguma coisa, o dinheiro vem como consequência.

7° Pecado: Avareza-Acumulação de patrimônio é diferente da construção de um legado.O valor da marca é proporcional a relevância conquistada no mercado e a intensidade da marca deixada na sociedade.Dica: É preciso buscar a intersecção de três fatores: a excelência no que fizemos, a relevância pela ótica do mercado para o que oferecemos e ter paixão por isso.

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