Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/02/2011 - 10:28

Indústria de São Paulo cresce 0,3% em janeiro

Atividade industrial foi 2,8% superior em relação a janeiro de 2010. Mas, para a Fiesp/Ciesp, tendência é de estabilidade ou baixa ao longo do ano.

A indústria paulista de transformação iniciou o ano de 2011 com alta de 0,3% no Indicador de Nível de Atividade (INA), na série livre de influência sazonal. Sem o ajuste, houve retração de 5,6% em janeiro sobre dezembro, o que é considerado normal para o período.

O desempenho da atividade industrial foi 2,8% maior do que o registrado em janeiro de 2010. Os números foram divulgados na manhã do dia 24 de fevereiro (quarta-feira), pela Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

“Foi um bom resultado, dentro da previsão. Mas com o quadro de dificuldade que se apresenta para a indústria, a tendência é de estabilidade ou de baixa ao longo do ano”, avaliou Walter Sacca, diretor-titular adjunto do Departamento de Economia da Fiesp/Ciesp.

Entre as variáveis do levantamento, destaque para o total de horas pagas (+2,2%). O total de vendas reais registrou queda em janeiro (-2,9%), mas foi 7% superior na comparação com o mesmo mês de 2010.

Cenário econômico - Para o diretor, as previsões do mercado para a taxa de câmbio e a taxa básica de juros (Selic) até o final de 2011 não animam, e podem comprometer o desempenho da indústria de transformação.

A opinião predominante é a de que o câmbio não deverá passar por uma mudança significativa, e a cotação do dólar pode até cair do atual R$ 1,67 para R$ 1,62. A possível elevação da Selic para 12,5% ao ano também aumenta o custo do dinheiro e restringe o crédito.

A Fiesp, com isso, revisou a projeção para o INA, que era de 4% a 4,5% no ano. Agora, a previsão é de 3,5% com viés de baixa. Ainda assim, para sustentar essa taxa, a indústria paulista precisaria crescer 0,5% nos 11 meses seguintes, o que, segundo Walter Sacca, é tarefa difícil.

“Isso só aconteceu em épocas muito favoráveis da economia, como em 2006. Mas naquela época não existiam no horizonte as mesmas nuvens negras que hoje vemos no panorama da indústria”, comparou.

Caso se confirme a previsão da Fiesp para o INA, a indústria paulista de transformação deverá encerrar o ano com crescimento abaixo do esperado para o PIB nacional, cuja projeção está em torno de 4% a 4,5%. “O receio é de que nesse ano acabemos tendo saudade do ano passado”, frisou Sacca.

Atividade industrial - O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) teve ligeira queda no primeiro mês do ano – 82,8% contra 83,1% na última medição, em dezembro, na série com ajuste sazonal.

Entre os setores avaliados pela pesquisa, destacam-se: Metalurgia Básica, com crescimento de 6,1% sobre dezembro, em termos ajustados.

Máquinas e Equipamentos, com alta de 3,5%.

Veículos Automotores, que computou queda de 3,4% no período, reflexo da redução de 16,2% no volume de financiamentos.

O segmento de Máquinas e Equipamentos vem sofrendo com a forte entrada de importados no mercado. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) mostram que, do total de máquinas consumidas no Brasil, 60% vêm do exterior. Das 40% vendidas como produto nacional, aproximadamente metade é referente a partes, peças e componentes importados. A atividade do setor ainda está 6,7% abaixo do patamar pré-crise.

Curto prazo - A sensação imediata dos empresários com relação ao cenário econômico, medida pelo Sensor Fiesp, segue em alta no mês de fevereiro. O indicador saltou para 54 pontos, contra 50,2 pontos em janeiro.

O item Mercado subiu mais de dez pontos na perspectiva dos empresários: 59,7 contra 47,5 na última medição. A projeção das vendas também cresceu de 48,1 para 54,2 pontos. Estoque (47,8) e Emprego (51,9) seguem estáveis, e o item Investimento foi o único a oscilar para baixo (58,3 para 56,3 pontos). | www.fiesp.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira