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25/02/2011 - 10:35

Grupo Pão de açúcar atinge lucro líquido R$ 447 milhões no 4T10

Ante 203,5 milhões no mesmo período passado. No ano de 2010 a companhia alcançou lucro líquido de R$722,4 milhões de ante R$ 654 milhões em 2009.

Na noite do dia 24 de fevereiro (quinta-feira), o Grupo Pão de Açúcar anunciou os resultados financeiros do quarto trimestre de 2010, e de todo o ano passado, com destaque para as perspectivas de 2011, que prevê investimentos de até R$1,41 bilhões ao longo do ano, um aumento de 18,4% a mais que o total de 2010.

No ano passado, a companhia investiu R$1,19 bilhão, com crescimento de 64,7% sobre os investimentos realizados em 2009 . “Os recursos serão destinados à abertura de lojas e aquisição de terreno, reforma de lojas e infraestrutura em tecnologia da informação, logística”, informa o comunicado.

O Ebitda foi de R$769,3 milhões no quarto trimestre, contra R$ 519,6 milhões em 2009. A margem Ebitda, por sua vez, caiu de 8,6 para 7% no período.

No acumulado do ano passado, a companhia alcançou lucro líquido de R$722,4 milhões ante R$654 milhões em 2009.

Já o Ebitda no fechado de 2010 totalizou R$2,1 bilhões com aumento de 6,4%

O Pão de Açúcar teve vendas líquidas de 11,04 bilhões de reais no período de outubro a dezembro de 2010 ante 6,043 bilhões em igual trimestre do ano anterior.

De acordo com o presidente, Enéas Pestana “O ano de 2010 foi muito positivo para o Grupo Pão de Açúcar (GPA) por uma série de avanços e conquistas, dos quais o destaque foi a conclusão da associação com Casas Bahia. Com essa importante operação, o GPA reafirma sua posição de maior empresa de varejo da América Latina e torna-se uma das 10 maiores companhias do mundo no segmento de eletroeletrônicos.

A despeito dessa operação, não mudamos o nosso foco de atuação. Continuamos sendo predominantemente uma empresa distribuidora de alimentos, mas garantimos um equilíbrio significativo nesse mix, que é liderado por profissionais especializados em cada um dos negócios.

Este ano também foi marcado pela reestruturação em nosso modelo de gestão. Em menos de dois anos, deixamos de ser uma empresa multiformato para nos transformarmos em um grupo multinegócios. Com isso, nos deparamos com o desafio de promover sinergias e integrações entre os negócios à luz da governança corporativa e, ao mesmo tempo, garantir que cada um mantenha sua especificidade e expertise para continuar apresentando resultados positivos em seu segmento de atuação.

Para poder realizar essa mudança sem perder o benefício de uma gestão matricial, promovemos uma profunda reorganização do nosso modelo de gestão. Dentro do conceito de termos as pessoas certas nos lugares certos, nomeamos profissionais dedicados para cada negócio e fortalecimentos as diretorias corporativas, responsáveis por capturar sinergias e garantir a integração, preservando sempre a característica e a identidade de cada segmento.

Cientes da importância de um time unido e coeso capaz de superar os desafios e entregar os resultados esperados para cada um dos negócios e atividades, criamos um modelo de alta performance com foco nos valores do Grupo: 1)humildade, 2)disciplina, 3)determinação e garra e 4)equilíbrio emocional.

Na operação de varejo alimentar algumas conquistas são importantes para assegurar o crescimento continuado do grupo associado à crescente criação de valor. Destaque particular para o processo de conversão das bandeiras CompreBem e Sendas para Extra Super, o que fortalece a nossa posição neste importante formato do grupo com ampla aderência dos consumidores da classe média , a que mais cresceu nos últimos anos, bem como a racionalização de marcas e a sinergia da comunicação. No atacarejo (Cash & Carry), promovemos uma forte expansão orgânica, o que permitiu ao Assaí saltar de 14 lojas em 2007, para um total de 57 unidades ao final de 2010, além de garantir um excelente posicionamento neste segmento no Brasil.

Já na nossa operação de comércio eletrônico, que culminou com a criação da Nova Pontocom no início deste ano, temos um exemplo de negócio que reúne os melhores fundamentos em seu segmento de atuação: management experiente, plataforma integrada de e-commerce de última geração, amplo portfólio de marcas [Extra.com.br, Pontofrio.com.br e CasasBahia.com.br] e forte conexão com o mundo físico, amparada pela grandeza e os diferenciais em logística e TI do GPA.

O reflexo desse posicionamento, com foco em resultados garantiu o atingimento de todos os guidances planejados. Faço questão de ressaltar que o mais importante desses números é a qualidade do resultado, que é sustentável, fruto de um trabalho iniciado há cerca de três anos, quando começamos um processo de adequação da margem bruta associado a uma melhor gestão de despesas – e tivemos reflexo direto nos preços praticados mantendo a margem Ebitda no GPA Alimentar. Com isso, conquistamos eficiência, ganhamos competitividade em todos os formatos e consolidamos uma imagem de preço justo, que se traduziram em maior fluxo de clientes e aumento no ticket médio.

O bom momento vivido pelo GPA também é reflexo das perspectivas positivas no cenário nacional. O Brasil não é apenas mais uma promessa. Nos próximos anos, muitos fatores – como a Copa do Mundo, as Olimpíadas, o bom momento do setor imobiliário e até mesmo os programas governamentais – vão aquecer o mercado consumidor, o que, na prática significa o aumento do poder de compra e a entrada de mais consumidores na classe média.

O contexto econômico favorável de 2010, com destaque para a ascensão social de importante parcela do mercado consumidor brasileiro, também teve impacto positivo direto no desempenho do Grupo. Esta ascensão social impulsionou o consumo de produtos de maior valor agregado.

Também vislumbramos um mercado competitivo mais equilibrado, com a implantação completa do programa de Substituição Tributária do ICMS em vários estados brasileiros, dificultando a continuidade do mercado informal.

Em 2010, também demos um passo importante em relação à sustentabilidade, com a ratificação do tema entre os pilares estratégicos do Grupo, e a definições das políticas e diretrizes do GPA no que diz respeito a gestão sustentável, o que representa uma evolução do que somos e queremos ser para todos os nossos colaboradores, clientes e cadeia de valor.

Para 2011, continuamos confiantes com o crescimento do Grupo. Será um ano de consolidação do negócio Eletro e de captura das sinergias da integração entre Ponto Frio e Casas Bahia, além da continuidade de expansão do GPA alimentar. Nossa perspectiva de bons resultados reflete a expectativa positiva em relação ao desempenho da economia brasileira, reafirma o nosso compromisso com a geração de novos empregos e a contribuição para o crescimento do país, reforçando o nosso orgulho de ser brasileiro”, conclui o executivo do Grupo.

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