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26/02/2011 - 10:47

E-Commerce Brasil desmembra e simplifica logística no e-commerce em evento

Pela primeira vez evento debateu e aprofundou temas estratégicos de toda a cadeia de e-commerce, como BackOffice, logística reversa, estoque e a polêmica lei da entrega na hora marcada. O encontro reuniu cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-commerce e profissionais especializados na área.

A logística no e-commerce, apesar de trabalhosa, é mais simples do que parece. Assim saíram pensando os participantes da Conferência Técnica E-Commerce Brasil Logística, que aconteceu nessa terça-feira (15.02), no hotel Blue Tree Towers, em São Paulo. O evento foi o primeiro de uma série de quatro eventos com caráter técnico, promovidos pelo Projeto E-Commerce Brasil, que tem como objetivo desmembrar e aprofundar pontos estratégicos da cadeia de comércio eletrônico.

O encontro reuniu cerca de 250 lojistas online já atuantes em todo o Brasil, fornecedores de e-commerce e profissionais especializados na área. Os especialistas debateram temas importantíssimos, como BackOffice, estoque, nota fiscal eletrônica, segurança na operação, logística reversa e a polêmica lei da entrega na hora marcada.

“Todo bom e-commerce deve possuir uma boa base, um eficiente BackOffice”, de acordo com Fabiano Silva, sócio-diretor da KPL Soluções. “Deve haver uma integração muito grande entre BackOffice e estoque. Muitas lojas às vezes perdem cliente e vendas por conta dessa falta de sintonia e organização. Quando a loja online recebe um pedido, mesmo que ele ainda não tenha sido certificado no pagamento, este produto tem que ser separado no estoque. Tudo deve estar inteiramente alinhado”, explica Silva.

Após todo o processo de BackOffice e estoque, é hora de enviar o produto ao cliente, e esse momento alguma vezes chega a ser crítico. Muito da satisfação do cliente está na etapa da entrega de sua compra online. Segundo Alex do Nascimento, gerente corporativo de E-Commerce dos Correios, são três pontos importantes e um crucial na hora da entrega. “Tanto para a segurança, quanto para a entrega ao cliente, o e-commerce deve passar descrições do produto, destino e prazos corretos, pontos que são extremamente importantes. No entanto, o que poucos percebem, mas é vital, são as informações corretas. O cliente quer saber onde o produto dele se encontra. O rastreamento da aquisição o deixa mais confortável por saber pontualmente os passos do ciclo, desde a separação do produto até a porta da casa dele”, afirma Nascimento.

E quando a entrega é efetuada, porém, o cliente não ficou satisfeito com o produto? Os motivos nesses casos podem variar, desde entrega errada por parte da loja, até o produto ter sido adquirido de forma equivocada. Nesses casos, a logística reversa entra em ação. “Dentro de um site de e-commerce os produtos devem possuir o máximo de informação possível para se evitar qualquer problema no caso do cliente não ficar satisfeito. Mas, o lojista não deve ver a logística reversa como um problema, e sim como uma grande troca de confiança entre o cliente e a loja, criando uma relação mais próxima entre as partes”, conta Ligia Dutra, especialista em comércio eletrônico.

Para finalizar, a polêmica e delicada lei de entrega com hora marcada foi colocada em pauta. A lei determina que as entregas devem ser agendadas com data e turno (manhã, tarde e noite) previsto de entrega. Em caso do não cumprimento, a loja pode ser multada em até R$ 3 milhões. De acordo com Gerson Rolim, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), a lei é errônea e prejudica tanto as lojas quanto os clientes.

“Para atender a lei da forma como consta a ementa, a rapidez cairia demais. O cliente conseguiria agendar, mas dentro de um mês. A loja precisaria de um tempo maior para poder agendar todos os pedidos. Ou então, haveria um aumento no custo de logística, e essa conta seria repassada de qualquer forma ao comprador. Ou seja, não é bom para nenhuma das partes”, diz Rolim.

O profissional ainda falou sobre a solução proposta pela Câmara-e.net. “A entrega com hora marcada deveria ser mais uma opção de entrega. Um dos itens que mais impulsionou as vendas no e-commerce foram as televisões de LCD. E claro, ninguém quer deixar a recém comprada TV com o porteiro. Mas quando se tem um gasto relativamente alto no aquisição desse produto, um acréscimo de R$ 20,00 ou RS 30,00 na forma de entrega não é uma coisa que pesa na hora de finalizar a venda e ter a comodidade de receber na hora marcada”, completa.

Segundo Tiago Baeta, diretor de operações do Grupo iMasters e idealizador do Projeto E-Commerce Brasil, a primeira conferência técnica correspondeu a todas as expectativas. “Esse é o intuito do Projeto. Desmembramos a cadeia de logística de um e-commerce, e tivemos um conteúdo riquíssimo dentro das palestras. Contamos com um público já integrado na área que participou muito e agregou muito valor às participações. Ainda teremos três conferências nesse formato, e queremos fazer eventos tão bons quanto este”, finaliza.

O próximo evento da série será a Conferência Técnica E-Commerce Brasil Métricas, que acontecerá no dia 03 de maio, em São Paulo. Os outros dois encontros serão sobre atendimento e natal.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas: Grupo iMasters, Mercado Livre, BuscaPé, Grupo DGB, Site Blindado, Google, Grupo Abril, VIRID Interatividade Digital, I-Pagare, Accurate, ClearSale, Completa Logística, Compra3, Dinamize, Dotstore, Internet Innovation, KPL Soluções, Locaweb, MoIP, Megalos Ideas, PagSeguro e WB4B/C’ Negócios Online.| www.ecommercebrasil.com.br

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