Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/02/2011 - 10:47

O grupo Henkel tem recorde de resultados em 2010

Faturamento na América Latina atingiu 982 milhões de euros com contribuição de todas as áreas de negócios.

São Paulo – A Henkel anunciou hoje os resultados financeiros do ano de 2010. No ano fiscal, a Henkel América Latina continuou a apresentar um desempenho positivo, registrando crescimento de vendas de 19,1% e atingiu 982 milhões de euros. O crescimento orgânico no faturamento de 9,8% foi apoiado pelas áreas de negócios Tecnologias em Adesivos e Cosméticos / Higiene Pessoal. A Henkel Brasil atingiu 769 milhões de reais, em faturamento total líquido, o que representa um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.

No período, a Henkel gerou mundialmente um faturamento de 15,1 bilhões de euros, um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior. Em termos orgânicos, ou seja, considerando o câmbio e as aquisições e os desinvestimentos, o faturamento aumentou 7% - um crescimento relativamente forte depois de 2009, que foi impactado pela crise financeira. Este forte desempenho foi apoiado por todas as áreas de negócios da Henkel.

Nos mercados emergentes da América Latina, Europa Oriental, África / Oriente Médio e Ásia (excluindo o Japão), as vendas aumentaram 19,9%, para 6,132 bilhões de euros. O crescimento orgânico foi de 11,8%, mantendo-se na faixa de dois dígitos percentuais. O crescimento foi apoiado, em especial pelo aumento das vendas geradas por Tecnologias em Adesivos e Cosméticos / Higiene Pessoal. A participação no faturamento atribuída às regiões de crescimento aumentou de 38 para 41%.

O lucro operacional (EBIT) aumentou 59,5%, de 1,1 bilhão de euros para 1,7 bilhões de euros. Após ajustes para ganhos únicos (59 milhões de euros), encargos únicos (14 milhões de euros) e custos com reestruturação (184 milhões de euros), o lucro operacional ajustado apresentou uma melhora de 36,5%, de 1,4 bilhões de euros para 1.9 bilhões de euros.

O aumento do retorno sobre os ativos de planos de pensão teve um efeito benéfico em especial sobre o resultado dos juros líquidos, assim como mais uma redução da dívida líquida de 2,8 para 2,3 bilhões de euros, o que ajudou a reduzir as despesas com juros.

O lucro líquido melhorou 82%, de 628 milhões de euros para 1,1 bilhão de euros. Após dedução de participações minoritárias de 25 milhões de euros, o lucro líquido atribuível aos acionistas da Henkel AG & Co. KGaA foi 1,1 bilhão de euros (ano anterior: 602 milhões de euros). O lucro líquido ajustado após a dedução de participações minoritárias aumentou 47,9%, para 1,2 bilhões de euros .

“2010 foi um ano excelente para a Henkel. Pela primeira vez, fechamos um exercício com uma margem EBIT ajustada acima de 12%", disse o CEO mundial da Henkel, Kasper Rorsted. "Melhoramos a posição no mercado de todos os nossos setores de negócios e fortalecemos ainda mais as nossas principais marcas. Conseguimos também expandir ainda mais nossas posições nos mercados emergentes. Com esses resultados sólidos, estamos no caminho certo para atingir os nossos objetivos financeiros de 2012”.

No quarto trimestre de 2010, a Henkel aumentou seu faturamento em comparação ao período do ano anterior, em 11,5% para 3,7 bilhões de euros .Após ajustes em relação ao câmbio, o faturamento aumentou 5,7% .O crescimento orgânico do faturamento ficou em 5,8% .O lucro operacional aumentou 29% de 293 milhões de euros para 379 milhões de euros. Após ajustes para ganhos únicos (16 milhões de euros), encargos únicos (5 milhões de euros) e encargos de reestruturação (80 milhões de euros), o lucro operacional ajustado apresentou melhora de 8,2% de 414 milhões de euros para 448 milhões de euros.

Previsões de faturamento e lucro para 2011 - Tendo em vista as previsões econômicas para o ano corrente, a Henkel prevê que o produto interno bruto global aumentará em cerca de 3%. A Henkel está confiante de que mais uma vez superará seus mercados relevantes em termos de faturamento orgânico, esperando um aumento no intervalo de 3 a 5%. Esta previsão baseia-se na sólida posição competitiva da empresa, que foi consolidada e fortalecida nos últimos anos. A Henkel introduziu uma série de medidas que tiveram um impacto positivo em sua estrutura de custos.

Em 2011, a empresa pretende continuar a adaptar suas estruturas às condições de mercado em constante transformação, dando continuidade ao compromisso com a disciplina rigorosa de custos. Todos esses fatores, juntamente com o aumento esperado no faturamento, influenciarão positivamente a evolução dos rendimentos. Com base no resultados de 2010, a Henkel espera obter um aumento de cerca de 13 % (2010: 12,3%) no retorno ajustado sobre o faturamento (EBIT) e um aumento no rendimento ajustado por ação preferencial de cerca de 10% (2010: 2,82 de euros) .

Perfil- A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Detergentes e Cuidados Domésticos, Cosméticos/ Higiene Pessoal, e Tecnologias em Adesivos. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições de destaque no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega cerca de 50 mil pessoas e obteve um faturamento de 15,092 bilhões de euros e lucro líquido ajustado de 1,217 bilhão de euros no ano fiscal de 2010. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX e a empresa faz parte do ranking Fortune Global 500. A Henkel Brasil, em 2010, teve um faturamento total líquido de 769 milhões de reais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira