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01/03/2011 - 11:47

Indra fecha 2010 com lucro líquido de 189 milhões de euros

As vendas totais aumentam 2% e a contratação 7% , a carteira de pedidos cresce 12%, atingindo 2.899 milhões de euros, margem EBIT fica em 11,2%, e a Indra continuará crescendo em 2011, tanto nas vendas quanto nas contratações, com elevada rentabilidade.

Tal como adiantou a companhia durante a apresentação dos objetivos para este ano, no dia 24 de janeiro, a Indra finalizou o exercício de 2010 cumprindo todos os objetivos anunciados no começo do ano passado, destacando o comportamento altamente favorável da atividade internacional, tanto em vendas, quanto em contratações.

As vendas alcançaram 2.557 milhões de euros, resultando em um crescimento de 2% comparado com o exercício anterior, ambos dentro do objetivo anunciado no começo de 2010. As vendas internacionais cresceram 10% e já supõem 40% das vendas totais. No mercado espanhol, as vendas reduziram 3%.

A contratação atingiu 2.882 milhões de euros, 7% a mais do que o ano anterior, superando o objetivo fixado em 5% no início de 2010.

A carteira de pedidos teve um incremento de 12%, alcançando 2.899 milhões de euros, equivalente a 1,14 vezes as vendas do período e acima do registrado no final do ano anterior.

A margem EBIT recorrente, antes dos gastos extraordinários, ficou em 11,2%, cumprindo o objetivo de se manter na faixa do nível atingido no exercício anterior.

O cumprimento destes objetivos teve lugar em condições de mercado de especial dificuldade que, como a companhia antecipou no começo do exercício, demandaram adequação de sua estrutura produtiva, que significou em custos extraordinários de 33 milhões de euros. Estes custos extraordinários cobrem a totalidade das medidas consideradas necessárias pela companhia, sem que sejam previstas novas atuações em 2011. Com isto, o lucro líquido de 2010 resultou em 189 milhões de euros, 4% inferior ao do exercício precedente. Sem considerar os mencionados gastos extraordinários, o lucro líquido teria crescido mais de 10%.

Crescimento de 41% das vendas na América Latina- Os mercados internacionais foram consolidados nos últimos exercícios como o motor de crescimento da companhia. O destaque de 2010 foi o aumento de 41% que foi registrado nas vendas na América Latina, que já correspondem a 15% das vendas totais. A Indra mantém igualmente sua aposta estratégica na Ásia- Pacífico.

Objetivos 2011 - Nos objetivos para 2011 que foram publicados pela Indra em 24 de janeiro passado, foi anunciado um contexto de dificuldades e complexidades similares aos de 2010, porém com sinais de recuperação ao longo do exercício, que poderiam se manifestar no mercado espanhol ao final do mesmo.

Neste âmbito, a companhia espera atingir os seguintes objetivos para 2011: . Um crescimento nas vendas superior a 2%, com os mercados internacionais crescendo a taxas relevantes e no mercado nacional registrando um comportamento levemente negativo.

. Uma contratação algo superior em comparação ao exercício precedente e apreciavelmente maior que as vendas do exercício, com o que se continuará reforçando a carteira de pedidos.

. Uma margem EBIT de no mínimo 10,5%.

Manutenção da política de retribuição para o acionista - A Indra vai manter a sua política de retribuição para o acionista no exercício de 2011, mediante a distribuição dos dividendos, com um dividendo ordinário por ação a ser distribuído no exercício de 2011, com cargo ao exercício de 2010, no mínimo igual ao que foi distribuído no exercício precedente.

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