Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2011 - 12:57

Acreditação de Laboratórios como marco de evolução da Qualidade e Metrologia no Brasil

A Acreditação de um laboratório é um diferencial na competitividade, pois torna os serviços prestados por ele ainda mais confiáveis. Para que isso ocorra foram realizadas auditorias nos processos, serviços e qualificação dos profissionais envolvidos nesses locais.

Atualmente, a Acreditação é concedida pelo Inmetro com base na NBR ISO IEC 17025, de acordo com diretrizes estabelecidas pela International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC).

A Acreditação de um laboratório de metrologia pode ser adquirida por áreas de atuação e faixas de precisão. Já a de laboratórios de ensaio pode ser adquirida de forma a atender uma determinada norma e/ou um procedimento desenvolvido pelo próprio laboratório, desde que validado. Ambas podem ser temporárias ou renováveis.

As funcionalidades e dos sistemas de gestão de laboratórios.

Os sistemas de gestão de laboratório são conhecidos como LIMS (Laboratory Information Management System).

Os LIMS são ERPS (Enterprise Resource Planning) voltados para laboratórios, ou seja, um LIMS é um conjunto de ferramentas que operam de forma integrada para gerenciar o laboratório. A estrutura básica de um LIMS é composta pelas seguintes ferramentas:

Alguns laboratórios de ensaios não necessitam de todos esses módulos listados, por outro lado, existem outros que necessitam de módulos adicionais a esses.

No Módulo IP105 (Inspeção da qualidade) da solução de gestão da ABC71 os recursos incorporados são: coleta de amostras; recepção de amostras; realização dos ensaios; supervisão e validação dos resultados; emissão de relatórios; controle dos cadastros dos itens a serem inspecionados e, controle Estatístico de Processo – CEP;

Já no Módulo MT305 (Metrologia), temos: emissão de relatórios/Certificados; controle dos cadastros dos equipamentos; controle de manutenção; calibração de instrumentos e, calibração de vidraria.

E no Módulo de Compras temos o planejamento e programação de coleta.

Devido à transnacionalização dos mercados, a área de qualidade é promissora. Com a invasão dos produtos importados, as indústrias brasileiras vêm perdendo espaço pelo custo elevado com tarifas e impostos. Ainda assim, o diferencial das indústrias nacionais é sua preocupação com a qualidade dos produtos a fim de maior competitividade internacional.

Com a descoberta do pré-sal estão surgindo laboratórios em todos os lugares do País a fim de atender a necessidade de precisão e manutenção de ferramentas em todos os segmentos.

A indústria de sistema para atender este nicho de mercado é pequena, porém, novas fábricas de software com três a cinco anos de mercado estão ganhando espaço, pois há uma grande demanda para um número ainda reduzido de instituições focadas nessa área.

Gigantes da indústria automotiva como a GM, que traz modelos especiais como o super esportivo Camaro para ser produzido no Brasil, vem em busca de padrões de qualidade adotados na Alemanha e Japão. E a Honda, ao exportar a tecnologia FLEX das motocicletas para os EUA e Europa, mostra ao mundo a qualidade e a tecnologia brasileiras. Ou seja, os caminhos estão todos abertos e as perspectivas são ótimas para os laboratórios que trabalham com precisão.

. Por: Marcos Pinheiro, analista de qualidade da ABC71 Soluções em Informática Ltda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira