Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/03/2011 - 13:37

BNDES apoia com R$ 6,2 milhões obras nos Museus Castro Maya

Recursos não reembolsáveis serão destinados a intervenções emergenciais e construção de anexo do Museu da Chácara do Céu.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta segunda-feira, 28, contrato de apoio financeiro no valor de R$ 6,2 milhões com os Museus Castro Maya, no Rio de Janeiro. Os recursos não reembolsáveis, provenientes do Fundo Cultural do Banco, serão destinados à Associação Cultural dos Amigos do Museu Castro Maya (ACAMCM) para obras emergenciais nos museus do Açude e da Chácara do Céu e para a construção de edifício anexo a esse último.

A cerimônia, que aconteceu no Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, contou com a presença do vice-presidente do BNDES, Armando Mariante; do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), José do Nascimento Júnior; da diretora dos Museus Castro Maya, Vera de Alencar; e do presidente da ACAMCM, Samuel Kauffmann.

O objetivo do apoio é viabilizar a construção de anexo do Museu da Chácara do Céu, destinado a abrigar reserva técnica, auditório e área administrativa, além de intervenções emergenciais de contenção e reparo de encostas nos museus da Chácara do Céu e do Açude, localizado no Alto da Boa Vista. Ambos sofreram danos devido a fortes chuvas ocorridas no Rio de Janeiro em abril de 2010. Com a execução do projeto, está prevista a criação de 40 empregos diretos.

Originalmente propriedades do empresário e colecionador de artes Raymundo Ottoni Castro Maya, os dois museus integram o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e são tombados pelo IPHAN. O Museu da Chácara do Céu foi residência de Maya e ainda conserva alguns cômodos. Por esse motivo, o local apresenta deficiências no que diz respeito à acomodação do público e à conservação do acervo artístico, reforçando a necessidade da construção de um anexo.

A nova edificação proporcionará melhoria das condições de infraestrutura e acesso da instituição. O anexo contará com auditório de 80 lugares, espaço equipado para reservas técnicas, salas projetadas para escritórios da administração, terraço para o jardim das esculturas, sistema de climatização e sistema especial de segurança contra incêndios. Também será instalado elevador em plano inclinado para facilitar a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, idosos e visitantes em geral.

Os Museus Castro Maya desempenham um importante papel na divulgação da cultura nacional e internacional. Juntos, abrigam obras de importantes artistas dos séculos XVII, XVIII e XIX, como Salvador Dali, Picasso e Cândido Portinari. Além disso, as instituições participarão, em 2013, da Conferência Mundial de Museus, o que aumenta a importância da realização de intervenções em infraestrutura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira