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20/07/2007 - 14:49

Pequenas e médias empresas terceirizam serviços de TI


Pequenas e médias empresas (PMEs) começam a entender que Tecnologia da Informação é chave para o seu crescimento e que soluções automatizadas podem ser adaptadas para atender às necessidades e os recursos dos pequenos negócios.

Segundo Miguel Ruiz, diretor da MR Consultoria, a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia da Informação (TI) é uma questão prática, importante, e também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

Na sua avaliação, com o objetivo de diminuir as atividades de suporte e focar as operações no negócio principal, pequenos e médios empresários estão transferindo para prestadores especializados os serviços que não fazem parte do seu core-business. “Enquanto isso, os profissionais da empresa focam-se exclusivamente na realização das atividades de desenvolvimento e crescimento do negócio”, analisa Miguel Ruiz.

A terceirização da TI tem sido procurada também pela redução de custos. Essa estratégia, válida para muitos casos, deve levar em conta os possíveis riscos de cada mudança. “Muitas vezes, as empresas não planejam o que devem e como vão terceirizar suas atividades, e o resultado, ao invés de custos mais baixos, é um aumento de gastos para solucionar os problemas que foram criados com a idéia. Para terceirizar com resultados, é necessário pensar antes de tudo em três fatores essenciais: O que terceirizar, como terceirizar e quando terceirizar”, alerta o especialista.

Em seu ponto de vista, a tecnologia da informação se aprimora para atender às exigências das pequenas e médias – incorporando dados e processos – certificando maior disponibilidade dos sistemas, moldando, inclusive, as chances de competição e sobrevivência dos negócios.

Para Ruiz, além de diminuir riscos na formação de uma equipe interna, contratar uma gestão experiente e eficiente de TI garante às PMEs um controle absoluto dos processos para que os investimentos convertam-se em credibilidade, mais eficácia e eficiência. “Antes de tudo, a tecnologia da informação deve agregar valor ao negócio para consolidar uma verdadeira parceria de sustentação e impulsão”, avalia.

“Uma equipe terceirizada de especialistas pode desenvolver estratégias, operar novas tecnologias e avaliar continuamente o desempenho das práticas e das pessoas, para garantir agilidade ao contratante. Além disso, deve acompanhar as metas pré-definidas pela organização e otimizar a contribuição da TI para a convergência dos seus objetivos empresariais”, conclui o consultor.

Miguel Ruiz atesta que o gerenciamento dos serviços em TI contribui sobremaneira na ascensão das pequenas e médias empresas, na centralização dos aspectos técnicos e práticos para a implantação das tecnologias disponíveis. O principal objetivo dos serviços terceirizados é preparar as PMEs para a tomada de decisões e na escolha das melhores soluções.

MR Consultoria - A MR Consultoria nasceu em 1999, inicialmente, para atender a terceirização do setor de TI da Valeo Iluminação. Hoje, com clientes de porte como: Sogefi, Blue Life, Crown Petropar, JHT, Metal 2, Bunge, Solving, Austex, Fiamm, FITESA, e mais recentemente Oxford University Press do Brasil, Pensalab e Metrhon, entre outros. A empresa se consolida como integradora de soluções na área de Tecnologia da Informação (TI), fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet, voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Instalada na rua Geraldo Flausino Gomes, no Brooklin, em São Paulo, a empresa tem crescido a uma taxa de 52% ao ano, muito além das metas alcançadas pelo mercado nacional.

A estrutura da empresa é enxuta, conta com 70 profissionais, todos altamente qualificados. Miguel explica a razão do sucesso: “faz parte de nossa missão entender claramente as necessidades do cliente e fornecer serviços que possam atender tais necessidades. Utilizamos as melhores e mais atualizadas ferramentas e nossos profissionais são os mais capacitados existentes no mercado. Excelência operacional e dinamismo são os nossos diferenciais.”

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