Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2011 - 08:49

Indústria do Rio de Janeiro tem 21ª alta seguida em geração de empregos

Indicadores da Firjan de janeiro têm 21ª alta seguida em pessoal, também salários e horas trabalhadas crescem.

A indústria do Rio seguiu o movimento natural de acomodação das vendas em janeiro (alta de 0,3% em relação a dezembro, na série dessazonalizada), mas manteve o ritmo de contratações e marcou a 21ª alta consecutiva na série, desta vez de 2,4% na comparação com o mês anterior e de 8,8% em relação a janeiro de 2010, puxada pelas indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Minerais Não-Metálicos, todas com ótimas perspectivas no estado. Os dados estão na pesquisa Indicadores Industriais referente a janeiro, divulgada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O investimento realizado em máquinas e equipamentos no ano passado fez com que o uso da capacidade instalada caísse de 84,2% em dezembro para 83,3% em janeiro. “Isso mostra que há espaço para aumentar a produção, e por isso a indústria continua contratando”, explica o gerente de Estudos Econômicos da Firjan, Guilherme Mercês.

Confirmando a posição da produção em patamar mais elevado, o número de horas trabalhadas cresceu 4,9% frente a janeiro de 2010. O reflexo sobre a massa salarial foi expressivo: crescimento de 2,4% ante dezembro e 6,2% contra igual mês do ano anterior. Os principais aumentos na comparação com dezembro aconteceram em Máquinas, Aparelhos e Material Elétrico (+6,91%), Produtos Químicos (+3,68%), Edição e impressão (+3,46%), Têxteis (+3,06%) e Papel e Celulose (+2,73%).

Os incentivos fiscais e de crédito dados pelo Governo para reaquecer a economia no fim de 2009 e início de 2010 explicam a queda de 2,7% das vendas reais de janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado. Nessa comparação, os principais setores em queda foram Material Eletrônico e Comunicação (-38,20%), Têxteis (-32,95%) e Máquinas e Equipamentos (-31,97%).

De maneira geral, apesar de o cenário internacional ainda não apresentar ritmo semelhante ao da economia doméstica e de as empresas ainda sofrerem com perdas de margem operacional ocasionadas pela carga tributária e pelo câmbio, os Indicadores Industriais da Firjan revelaram um início de ano favorável para as indústrias fluminenses. A expectativa é de continuidade do crescimento em 2011, mesmo com a base de comparação elevada de 2010.

. [Link com detalhes e ilustrações gráficas http://bit.ly/indicajan].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira