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02/03/2011 - 10:22

BMW e PSA Peugeot Citroën vão investir 100 milhões de euros em sua joint-venture dedicada às tecnologias híbridas

A unidade de pesquisa e desenvolvimento ficará na região de Munique. O centro de produção será implantado em Mulhouse. E a joint-venture deve empregar 400 pessoas até o fim de 2011.

Os grupos BMW e PSA Peugeot Citroën anunciaram em Genebra sua intenção de investir 100 milhões de euros em seu projeto de joint-venture de tecnologias híbridas chamado de BMW Peugeot Citroën Electrification. A nova entidade deve funcionar em dois locais, um na periferia de Munique, na Alemanha, e outro em Mulhouse, na França. Ela deverá empregar 400 pessoas até o fim de 2011. O início das operações está previsto para o segundo trimestre de 2011, sujeito à aprovação das autoridades competentes da área da concorrência. Os novos componentes híbridos resultantes dessa cooperação vão equipar os veículos de ambos os parceiros a partir de 2014.

Philippe Varin, Presidente Mundial de PSA Peugeot Citroën, declarou: «Como fabricantes de automóveis responsáveis, queremos criar uma plataforma européia aberta e favorecer o desenvolvimento de padrões europeus para as tecnologias híbridas. Com essa joint-venture poderemos desenvolver um know-how tecnológico e industrial na Europa voltado para a cadeia de tração elétrica e conservar todo o seu potencial de criação de valor. »

Norbert Reithofer, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG, acrescentou: « BMW e PSA Peugeot Citroën compartilham a mesma visão sobre a importância da hibridação no futuro. Com essa joint-venture nós poderemos adotar uma abordagem única e comum para agir de maneira mais estratégica. Nossa colaboração também vai se traduzir em importantes economias de escala, custos de desenvolvimento partilhados, utilização de componentes padronizados e aceleração do processo de desenvolvimento. »

A unidade de Munique abrigará todas as atividades de pesquisa e desenvolvimento, assim como as compras, e a de Mulhouse concentrará as atividades industriais. Os 400 funcionários previstos no final de 2011 ficarão em Munique. A previsão é que em Mulhouse serão criados empregos complementares no início das operações, em 2014. Quando a fábrica estiver funcionando em plena capacidade, ela empregará cerca de 250 pessoas.

A equipe de direção e o quadro de funcionários da BMW Peugeot Citroën Electrification serão essencialmente compostos por colaboradores vindos das duas empresas. Uma centena de contratações externas complementares serão efetuadas dentro de algumas meses, quando a joint-venture estiver operacional. Os perfis procurados são principalmente de engenheiros especializados em mobilidade elétrica e eletrônica.

A BMW e a PSA Peugeot Citroën mantêm há quase dez anos uma cooperação bem-sucedida. Em 2002, os dois parceiros assinaram um acordo de cooperação para desenvolver e fabricar motores de 4 cilindros. Entre 2006 e 2010, produziram em conjunto 1,8 milhão de motores que equipam os modelos da MINI bem como das marcas Peugeot e Citroën. Em fevereiro de 2010, ambos os parceiros se comprometeram a desenvolver a próxima geração de motores de 4 cilindros a gasolina, em conformidade com a norma Euro 6.

Em outubro de 2010, a BMW e a PSA Peugeot Citroën haviam assinado um protocolo de acordo visando ampliar sua cooperação para os sistemas híbridos. Em 2 de fevereiro de 2011, os dois grupos anunciaram uma nova etapa de sua cooperação, com a criação de uma joint-venture chamada BMW Peugeot Citroën Electrification, que vai concentrar-se no desenvolvimento e na fabricação de componentes híbridos para a eletrificação de seus veículos (packs de baterias, máquinas elétricas, geradores, eletrônica de potência, carregadores e softwares para o funcionamento dos sistemas híbridos). Essa joint-venture também se propõe a criar uma plataforma aberta para essas tecnologias, que deve contribuir para estruturar uma cadeia produtiva européia no campo da tecnologia híbrida.

Nessa área, a joint-venture poderá terceirizar alguns desenvolvimentos para fornecedores e vender componentes híbridos para outras empresas além das duas empresas acionistas.

PSA Peugeot Citroën - Apoiado em suas duas marcas mundialmente conhecidas, Peugeot e Citroën, o Grupo vendeu 3,6 milhões de veículos no mundo em 2010, dos quais cerca de 40% fora da Europa. Segunda montadora européia, a PSA realizou em 2010 um faturamento de 56,1 bilhões de euros.

A PSA Peugeot Citroën está presente comercialmente em 160 países e emprega 198.000 colaboradores no mundo. Em 2010, o Grupo aplicou 2,1 bilhões de euros em Pesquisa & Desenvolvimento, particularmente no campo das novas energias. Suas atividades incluem também o financiamento (Banco PSA Finance), a logística (Gefco) e os equipamentos automotivos (Faurecia).

BMW0- O Grupo BMW é um dos primeiros fabricantes mundiais de automóveis e de motos, graças ao sucesso de suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce. Grupo de envergadura mundial, a BMW dispõe de 24 centros de produção em 13 países e de uma rede comercial presente em mais de 140 países.

Durante o exercício 2010, o grupo vendeu cerca de 1,46 milhão de veículos e 98.000 motos, ante um volume de 1,29 milhão e 87.000, respectivamente, em 2009. Em 31 de dezembro de 2009, o grupo fechou seu faturamento em 50,68 bilhões de euros e tinha um quadro de cerca de 96.000 funcionários.

A BMW sempre baseou seu sucesso numa atitude responsável inscrita numa visão de longo prazo. Assim, o grupo adotou princípios de responsabilidade social e ecológica em toda sua cadeia de valor e no ciclo de vida de seus produtos, e assumiu um compromisso claro em favor da preservação dos recursos como parte de sua estratégia. Graças a seus esforços, o Grupo BMW é líder de seu setor há seis anos nos índices Dow Jones Sustainability.

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