Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/03/2011 - 10:31

Um método de ensino de acordo com a idade

Existem diversas formas de aplicar aulas de idiomas, que podem variar de acordo com o interesse dos alunos, disponibilidade de tempo e dedicação. Entretanto, é válido ressaltar que a metodologia aplicada também pode ser definida de acordo com a faixa etária dos alunos.

De uns tempos para cá, as crianças passam a ter contato com outros idiomas logo nos primeiros anos de vida, e por conta disso, é possível afirmar que quanto menor a idade, mais músicas e informações lúdicas devem ser utilizadas nas aulas. Dessa forma, facilita o aprendizado e garante velocidade e assim, aprendem muito melhor a fonética e o ritmo de cada idioma.

Sem deixar de introduzir um ensino mais sistemático, para os adolescentes é preciso ter uma didática que esteja aliada com seus gostos e preferências. Na hora de aprender outro idioma, as curiosidades dos adolescentes podem ir desde conquistar alguém do sexo oposto, passando por entender letras de músicas, e chegando também às informações científicas ou técnicas como o uso da internet, experiências de física e química.

Com as informações sobre os interesses dos alunos adolescentes é possível organizar explicações teóricas e conduzir as aulas para aquilo que realmente desperta o interesse. O programa de ensino sempre deve ser respeitado, mas é importante perceber se há o envolvimento dos alunos nessas aulas. Caso isso não ocorra, é necessário conduzir a situação para o que lhe atrai. Uma vez que o aluno não estiver motivado, será muito difícil conseguir manter a sua atenção.

No caso do público adulto, as necessidades e interesses são diferentes do público mais jovem. Na maioria das vezes, são pessoas que optaram aprender outro idioma por questões culturais ou profissionais. Por conta disso, geralmente solicitam explicações que justifiquem o uso do que estão aprendendo.

Tendo em vista esse contexto, é importante primar por um plano de ensino que vá ao encontro com os interesses dos alunos e ter a competência para identificar erros na estratégia inicial a tempo de revertê-las.

. Por: Daniel Zipman, diretor do Centro Latino de Línguas (www.cll.com.br).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira