Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2011 - 08:59

Volume transportado pela ALL cresce 10,8% ,e lucro líquido atinge R$240 milhões em 2010

Em 2010, a ALL – América Latina Logística (Bovespa: ALLL3), maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, registrou um crescimento de volume de 10,8%, chegando a 43,1 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil transportadas). Este resultado foi impulsionado por um forte desempenho operacional, ganhos em participação de mercado em um cenário favorável de exportação no Brasil, além de consistente expansão no segmento de produtos industriais intermodais.

A Geração de Caixa Operacional consolidada da companhia cresceu 21,6%, passando de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Já o lucro líquido aumentou 591%, de R$ 34,7 milhões em 2009, para R$ 239,9 milhões no último ano.

“Em um mercado de forte expansão nas exportações agrícolas do Brasil e boa recuperação da atividade industrial, crescemos nosso volume consolidado em mais de 10%, com aumento de margem e rentabilidade, reforçando os fundamentos do nosso negócio”, revela o presidente da ALL, Paulo Basílio.

Quarto trimestre- No quarto trimestre, o volume da ALL cresceu 27,6%, chegando em 11,1 bilhões de TKU. No Brasil, o aumento foi de 28,9%, respondendo por 10,3 bilhões de TKU.

O volume de produtos agrícolas aumentou 37,8%, atingindo 7,5 bilhões de TKU, em função do crescimento de 39,2% nos fluxos de exportação. Nos produtos industrializados, o crescimento foi de 10,4%, impulsionado pelo aumento de 15,7% nos fluxos intermodais.

O EBITDA consolidado do trimestre cresceu 97,2%, passando de R$ 121,8 milhões nos três últimos meses de 2009, para R$ 240,2 milhões. As margens cresceram 13,6 pontos percentuais, chegando em 39,4% e o lucro líquido do quarto trimestre de 2010 foi de R$ 16,8 milhões, uma reversão das perdas de R$ 63,7 milhões registradas no mesmo período, em 2009.

Conquistas de 2010 e Perspectivas 2011- Para Paulo Basílio, o ano de 2010 foi “marcado por grandes realizações e pela consolidação da estratégia de desenvolver novos negócios a partir da estrutura ferroviária da ALL”. O principal destaque foi a criação da Brado Logística, empresa idealizada para ser um importante player de logística de contêineres, replicando no Brasil um modelo de grande sucesso em outros países, onde a ferrovia tem papel predominante no segmento.

“Também realizamos um antigo sonho ao entrar no Novo Mercado, o nível máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa”, revela o presidente da ALL. “Adicionalmente, avançamos nos demais projetos estratégicos de expansão, com o forte avanço nas obras de prolongamento da ferrovia no Mato Grosso, que deve chegar a Rondonópolis já em 2012 e a aquisição de frota adicional do projeto de duplicação da malha paulista, em parceria com a Rumo Logística”.

A companhia continua trabalhando em projetos de infraestrutura na área de terminais e no segmento de minérios. “Os nossos projetos de médio e longo prazo estão avançando, criando uma base sólida para o salto que a ALL pretende buscar para os próximos anos”, revela Basílio. A ALL deve investir em 2011 R$650 milhões para aumento da capacidade de transporte e outros R$300 milhões na construção da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis (MT).

Perfil ALL- Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 650 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e Central e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira