Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/03/2011 - 09:04

O Perigoso erro pelo excesso

Fiesp critica decisão do Copom que elevou a taxa básica de juros para 11,75% ao ano em reunião no dia 02 de março (quarta-feira).

É com indignação que a Federação das Indústrias e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) recebem o anúncio da elevação em 0,5% da taxa básica de juros (Selic), anunciada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, nesta quarta-feira.

O aumento nessa magnitude da taxa Selic é um exagero, pois as medidas tomadas pelo Banco Central em dezembro, como o aumento do compulsório, já estão reduzindo a pressão inflacionária. Isso é visível, por exemplo, no mercado de crédito, que diminuiu a quantidade de empréstimos concedidos e encurtou seus prazos, o que fez com que o consumidor gaste menos.

Além disso, há sinais claros de desaceleração da atividade econômica, e a atividade industrial está estagnada desde o início do segundo trimestre de 2010.

“O Banco Central está incorrendo no perigoso erro pelo excesso”, advertiu Paulo Skaf, presidente da Fiesp e do Ciesp. E completou: “Os impactos desse ciclo de elevação da taxa de juros irão desaquecer nossa economia ainda mais no futuro próximo.”

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira