Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Investir em recursos compartilhados de ti trará lucros ao Brasil

Apoiado em dados do Ministério da Ciência e Tecnologia e nas expectativas do IDC, Miguel Ruiz, consultor especializado em outsourcing da Tecnologia da Informação traça plano otimista para o Brasil.

Todos os indicadores apontam para uma tendência de crescimento do setor de Tecnologia da Informação (TI) nos próximos anos. Segundo expectativas do IDC - International Data Corporation, entre 2006 e 2009, deverão ser criadas 630 mil vagas para o setor somente na América Latina. Atualmente, o Brasil já concentra 47% dos especialistas da região com 892 mil empregos), seguido pelo México com 23% (429,6 mil) e Argentina com 9% (179 mil).

Ainda segundo o IDC, até 2009 os investimentos com tecnologia da informação (hardwares, softwares e serviços) na região devem chegar aos US$ 39 bilhões, com crescimento anual de 8,9%. O mercado brasileiro deve se responsabilizar pela maior taxa de ampliação, de 11,8%, nos próximos quatro anos.

O mais interessante é que, de acordo com levantamento realizado pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia), existem hoje 17 mil vagas em aberto no País, por falta de mão-de-obra especializada e, nos próximos três anos, esse número deve chegar a 100 mil. Aí é que entra a necessidade de terceirização da TI pela maioria das empresas.

Para baratear o custo da TI, só há uma solução: a utilização de recursos compartilhados via outsourcing. Esta é a visão do especialista com mais de 26 anos de mercado Miguel Ruiz da MR Consultoria.

“As empresas estão percebendo que investir em projetos que não alinhados ao seu próprio negócio resulta em grandes prejuízos, seja de tempo, recursos financeiros ou humanos”, analisa Ruiz.

Segundo o consultor, com o passar do tempo, o empresariado deixou de ser refém dos “emperradores do sistema” e passou a investir em parcerias com empresas especializadas em TI. “Hoje, o sucesso das organizações está intimamente ligado aos recursos humanos que possui. Cada um em sua expertise de negócio. O cliente necessita de talentos, ferramentas e instrumentos tecnológicos capazes de suprir as necessidades de seu negócio.”

Ruiz explica que do ponto de vista da gestão, com o outsourcing (terceirização) da TI, as empresas podem dedicar-se integralmente ao foco principal das suas atividades. “A incorporação de profissionais melhor qualificados para o suporte tecnológico propicia resultados de mais qualidade aos serviços e mais disponibilidade do pessoal interno para o negócio da empresa propriamente dito”.

Já no caso das consultorias, como a MRC, seu nicho de negócio é o investimento em profissionais especialistas, conhecer e disponibilizar linhas de crédito que possibilitem um maior volume de investimentos em hardwares e softwares, desenvolvimento de novas tecnologias e barateamento do custo para oferecer um melhor serviço ao seu cliente.

“Um mesmo profissional pode atender bem a mais de uma empresa de segmentos diferentes. Basta, para isto, um bom planejamento dos projetos e uma boa distribuição das atividades”, revela Miguel, com a segurança de quem possui um excepcional nível de retenção de clientes. Em 7 anos de atuação, a MRC tem realizado consultoria e terceirização em diversas empresas como: Bunge Fertilizantes, Hospital do Câncer, Blue Life, Sogefi, Crown / Petropar, Huber Suhner, Valeo, JHT, Metal 2, Stancati, Fiamm, Solving, Austex, Fitesa, UVPack, entre outras.

Para alcançar a excelência nos serviços prestados, segundo Miguel Ruiz, “é preciso ter conhecimento do negócio e cultura organizacional do cliente em primeiro lugar, ter o desenho do cenário em que ela se insere e onde deseja chegar, para depois inserir ferramentas, softwares e hardwares que possibilitem alcançar o final desse percurso”.

Fundada em 1999, a MR Consultoria pauta sua estratégia em 4 pilares básicos: investimento na Capacitação e Treinamento de profissionais; automação das atividades a fim de dirimir qualquer possibilidade de erro; utilização de softwares alinhados e capazes de manter a empresa atualizada e operando com grande eficiência. E na segurança da informação, atividade necessária para a sobrevivência de qualquer corporação.

Quando visita um novo cliente, a primeira coisa que Miguel faz é um diagnóstico da situação atual, suas carências e metas, para depois propor um projeto customizado em TI. “Existem empresas, que além da mão-de-obra especializada, com atendimento 24 horas, terceirizamos até mesmo os equipamentos. Depende muito mais da necessidade do cliente do que do tamanho do negócio”, compara.

Para ele, terceirizar a área de Ti gera cerca de 20% em redução de custos. “Com os encargos trabalhistas e os impostos sobre produtos aplicados em nosso País, é melhor compartilhar recursos com outros projetos”, garante Ruiz.

Hoje é possível ter especialistas, ferramentas e equipamentos da melhor qualidade sem precisar de grandes investimentos. “Até mesmo uma pequena empresa pode contratar uma empresa de outsourcing. É mais barato do que ter um profissional disponível full-time e comprar equipamentos que serão superados por novas tecnologias num curto período de tempo”.

A MRC oferece a terceirização dos recursos humanos, da infra-estrutura física – hardwares, softwares, redes e internet e dos sistemas de gestão. Os interessados podem solicitar mais informações pelo tel. (11) 5507-4900 ou no site www.mrconsultoria.com.br.

Perfil: A MR Consultoria fornece consultoria de negócios, outsourcing (terceirização) dos serviços de TI, implantação de ERP´s e diagnósticos na área de informática. Metodologias como: PMI, COBIT e ITIL, entre outras, são utilizadas pela MR a fim de alcançar as metas estabelecidas de forma mais precisa.

Como ferramenta de gestão do serviço de outsourcing e projeto, a MR Consultoria mantém, em seu site (www.mrconsultoria.com.br) um portal de serviços na internet voltado para clientes, facilitando o acesso e a interatividade. Este canal proporciona agilidade no gerenciamento de todas as operações terceirizadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira