Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2011 - 09:39

Espaço do Programa Al Invest na CeBIT gera oportunidades para empresas brasileiras na Europa

Com 108 metros quadrados, estande promove reuniões de negócios entre latino-americanos e europeus.

Os integrantes da missão empresarial brasileira de prospecção de negócios - presente na CeBIT 2011 através do Programa Al Invest IV - estão satisfeitos com os encontros de negócios realizados até agora na feira. “Encontramos em Hannover oportunidades bem concretas de negócios, com reuniões com representantes de empresas da Itália, Espanha e Portugal”, conta Alexandre Costa, diretor de operações da Perseus, companhia gaúcha sediada em Canoas, especializada em sistemas de gestão para escolas e universidade, segmento que cresceu no Brasil, segundo Costa, 500% nos últimos cinco anos. “Por isso, não temos capacidade de atender à demanda e estamos procurando parcerias que possam complementar e fortalecer nossa oferta de produtos”, diz o empresário.

A partir da participação em Hannover, os executivos da Perseus esperam até mesmo poder superar a meta de 30% de crescimento no faturamento da empresa, prevista para este ano. A presença no estande da Al-Invest possibilitou também o contato não somente com profissionais europeus, mas também com empresas da América Latina. “Conversamos com possíveis parceiros do Paraguai, Uruguai, Argentina e México”, ressalta Costa.

Programa apóia internacionalização de pequenas e médias empresas - O Programa Al Invest IV, financiado pela União Europeia, se destina a dar apoio à internacionalização de pequenas e médias empresas da América Latina, a troca de inovações e conhecimento e também a promoção de negócios com empresas da Europa. No Mercosul, Chile e Venezuela, esse programa é desenvolvido e co-financiado através de um consórcio de instituições, sob liderança da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Neste ano, contamos com melhorias no estande, como um layout aprimorado e serviços complementares à disposição dos empresários”, explica Kurt Ziegler, supervisor do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), articulador nacional da missão brasileira à CeBIT.

Terminal interativo e reuniões previamente agendadas - O estande, localizado no pavilhão 9 da CeBIT, tem uma área de 108 metros quadrados e conta com o atendimento de recepcionistas e tradutores, distribuídos em dois balcões de atendimentos, além de 20 acessos por cabo à internet de banda larga, monitores de plasma para exibição de vídeos institucionais e um terminal localizado no centro do estande, no formato de mesa digital, onde os empresários podem ter acesso a um banco de dados interativo. Em painéis laterais, podem ser vistos os nomes das empresas participantes do espaço e seus respectivos países. Estão presentes no espaço da AL Invest empresários de Argentina, Brasil, El Salvador, México, Paraguai e Uruguai.

“Os empresários estão muito satisfeitos com os encontros realizados aqui. Eles já chegam a Hannover com reuniões de negócios agendadas previamente com empresários europeus, as chamadas future match”, ressalta Ziegler.

Jorge Luiz Alano, diretor da Delta Easy Solutions, de Porto Alegre, afirma que nos primeiros dois dias da feira já participou de dezenas de reuniões, com representantes de cerca de 20 países europeus. “A maioria deles está interessada em ter parceiros para vender seus produtos e serviços no Brasil. Tenho percebido que todos querem entrar no mercado brasileiro e têm um pouco de dificuldade, seja com a língua ou com a legislação, e precisam de parceiros”, observa Alano. “Vamos estudar ainda as vantagens que essas parcerias podem nos trazer”, conclui.

Projeto Participação Brasileira na CeBIT - O Brasil está representado na CeBIT 2011 por 30 empresas/entidades expositoras e prospectoras. Espera-se de 1.200 visitantes profissionais vindos de vários estados brasileiros. O “Projeto Participação Brasileira na CeBIT” conta com apoio e realização da Hannover Fairs do Brasil, Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), Softsul (Associação Sul-Riograndense de Apoio ao Desenvolvimento de Software), Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).

Perfil-A CeBIT – Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Softwares e Serviços é o evento internacional mais importante da indústria digital. Combinando exposição, conferências, keynotes e eventos corporativos, a CeBIT é uma importante plataforma para estabelecer contatos e negócios. A CeBIT 2011 será realizada até 5 de março, em Hannover, na Alemanha, e tem como tema central “Viver e trabalhar na nuvem”. O evento foca os temas centrais do setor de TIC, apresentados em quatro plataformas: a “CeBIT pro” destacando soluções eficientes e seguras para a empresa; a “CeBIT gov” apresentando aplicações de TIC voltadas para a administração pública e para o sistema de saúde; a “CeBIT life” trazendo a alta tecnologia para a vida, avaliando como a mudança do papel do consumidor torna novos negócios possíveis e a “CeBIT lab”, apresentando soluções pioneiras de TIC e as tendências do futuro. [ www.cebit.de | www.hanover.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira