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04/03/2011 - 09:54

Delegação brasileira visita empresas dos EUA e participa de reunião do Pacto Global em Nova York

Grupo é composto por 17 das 32 empresas brasileiras que fizeram a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global. Juntas, as empresas brasileiras Brasil tiveram um faturamento de US$ 56 bilhões em 2010.

Brasília -Valorizar o trabalho das mulheres na construção dos resultados das empresas e incorporar a igualdade de gênero na política organizacional. Esses são os temas da reunião de aniversário de um ano dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade significa Negócios, que acontece nos dias 9 e 10 de março, em Nova York.

Com 144 adesões de grandes marcas de diferentes segmentos do mercado global, regional e local, os Princípios contam com a participação de 32 empresas brasileiras que tiveram um faturamento de US$ 56 bilhões em 2010. Segundo o ranking de adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, 26% das empresas são espanholas, 23% brasileiras e 13% japonesas.

“O Brasil ocupa um papel estratégico na economia mundial e as empresas brasileiras são vetores da mudança cultural e estrutural, que tem o potencial para beneficiar toda a sociedade. O Brasil precisa da força das mulheres e de outros grupos excluídos para vencer”, avalia Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Segundo ela, “a equidade é essencial, não só por uma questão de justiça, mas também porque aumenta a produtividade que, por sua vez, gera lucro e desenvolvimento da nação”, completa.

A delegação brasileira está formada pelo corpo executivo e gerencial das seguintes empresas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobras – Centrais Elétricas Brasileiras, Eletrobras Amazonas Energia, Eletrobras Distribuição Acre, Eletrobras Distribuição Rondônia, Eletrobras – Eletronorte, Eletrobras Eletronuclear, Fersol Indústria e Comércio S.A, Furnas, INCCATI Sistemas Ltda, Itaipu Binacional, Lojas Renner S.A, Microlife Informática de Franca Ltda, Natusfran, Petrobras e Serpro. Grande parte do grupo são mulheres executivas, tais como Margaret Groff, primeira diretora financeira da Itaipu Binacional e eleita pela Gazeta Mercantil, em 2007, a mulher mais influente do Brasil na categoria Economia e Finanças; e Tereza Rozendo Pinto, gerente de Responsabilidade Social do Sistema Eletrobras, composto por 15 empresas.

Investimento em mulheres: boas práticas - Além da participação na reunião do Pacto Global das Nações Unidas, a delegação brasileira vai conhecer as boas práticas dos programas de diversidade e de igualdade de oportunidades desenvolvidos, nos Estados Unidos, pelas empresas Pfizer, Major League Baseball, Morgan Stanley, Goldman Sachs Group e Deloitte LP. O grupo também será recebido pela Catalyst, organização líder em pesquisas e consultorias sobre o empoderamento das mulheres no mercado de trabalho, e da Foundation Center, que possui o maior banco de dados e informações sobre filantropia e investimento social.

De acordo com o Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil de 2010, as mulheres ocupam somente 11% dos postos executivos. “As mulheres já são a metade da força de trabalho no Brasil, mas o salário médio delas é 60% do salário médio do homem. Para as mulheres negras, a situação é bem mais grave. O salário médio delas é somente a terceira parte do salário do homem branco”, aponta Rebecca Tavares, representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul.

Negócios fortes, mulheres com oportunidades- A reunião “Igualdade Significa Negócios Colocando os Princípios em Prática” será aberta na quarta-feira (9/3), no Levin Intitute, pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon e pelo Diretor Executivo do Pacto Global das Nações Unidas. A Diretora Executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, enviará uma mensagem em vídeo.

A primeira mesa-redonda “Avanço para as Mulheres, Avanço para os Negócios, Avanço para os Direitos – Liderando o Caminho” terá a participação de 12 empresas, quatro delas brasileiras: Banco do Brasil, Eletrobras Eletronorte, Fersol Indústria e Comércio S.A e Microlife Informática de Franca Ltda. Haverá uma troca de experiências relacionadas aos esforços das empresas para promover a igualdade de gênero. O debate terá moderação do Diretor Executivo do Pacto Global das Nações Unidas, George Kell.

O segundo painel do evento “Avanço das Mulheres no Espaço de Trabalho, Mercado de Trabalho e Comunidade” terá a participação de três empresas estadunidenses, uma indiana e outra brasileira, a Caixa Econômica Federal. Estarão em discussão as decisões e as ações necessárias para alinhar o comprometimento das empresas com os Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Experiências brasileiras- Na segunda mesa da tarde de 9 de março, as empresas brasileiras ganham mais destaque na programação. O painel “Envolver parceiros, construindo coalizações” terá a participação da representante da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, e das empresas públicas Eletrobras, Itaipu e Petrobras.

Na manhã de 10 de março (quinta-feira), as empresas brasileiras retomam a participação no Workshop para “Aumento da Efetividade dos Princípios de Empoderamento das Mulheres”. O Banco do Brasil vai compor a mesa com as empresas Endesa (Espanha), Novartis Institutes for BioMedical Research, Inc (Suíça) e MAS Holdings (Sri Lanka). No segundo tema do workshop “Comunicação de Impacto: Relatórios Pioneiros” serão apresentadas as ferramentas para monitoramento, avaliação e produção de relatórios dos resultados. O tema será conduzido pelo Sepro, pela equipe do Pacto Global e pelo San Francisco Department on the Status of Women (Estados Unidos).

Sete Princípios de Empoderamento das Mulheres: 1. liderança promove a igualdade de gênero | 2. igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação | 3. saúde, segurança e fim da violência | 4. educação e treinamento | 5. desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing | 6. liderança comunitária e engajamento | 7. transparência, mensuração e relatório. [www.unifem.org.br | http://twitter.com/onumujeres].

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