Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2011 - 10:17

MVC desenvolve componentes em compósitos para nova linha de miniônibus da Volare


Peças internas e externas são produzidas com tecnologia sustentável.

São José dos Pinhais (PR)- A MVC, empresa pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, equipa a nova linha W FLY de miniônibus da Volare com inéditos componentes em plástico de engenharia que proporcionam acabamento superficial de alta qualidade, ajudam na preservação ambiental e na redução de peso e de custos. Com conceitos aplicados somente nos automóveis, as novas peças são desenvolvidas com tecnologias 100% recicláveis e permitem melhor absorção de impacto, aumento da segurança passiva e mais conforto.

De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, este novo conceito aproxima cada vez mais o miniônibus de um veiculo de passeio, com foco na redução de peso, resistência, beleza e conforto. “Desenvolvemos desde o para-choque e as saias laterais, em plásticos de engenharia de alto desempenho, até revestimentos internos, como o teto, as paredes de separação e o painel de instrumentos completo”, explica Gilmar.

“A inovação não está somente nos materiais, mas também nos processos utilizados – sustentáveis e que colaboram para a preservação ambiental – para fabricação das peças. Isso faz parte do nosso compromisso com a sustentabilidade e contribui para o futuro das próximas gerações”, enfatiza o executivo.

A adoção de plásticos com blendas especiais, até então utilizado somente em automóveis, para a fabricação dos para-choques, para-lamas, capô dianteiro e sais laterais tem como principais vantagens o melhor acabamento, a redução sensível de peso, de custos e a facilidade de manutenção. Por ser flexível, no caso de impactos, deforma e volta ao estado original, colaborando também para a segurança passiva, no caso de acidentes.

Entre os componentes internos as novidades são o uso do plástico de engenharia em todo o painel de instrumentos, no revestimento interno do teto e nas laterais e paredes de separação. As peças são leves, de fácil montagem e proporcionam acabamento muito superior, com textura mais agradável e visual muito mais bonito, conferindo requinte ao interior dos novos miniônibus.

Produzido pelo processo VFC Light – desenvolvido pela MVC, que combina vacuum forming e compressão a baixa pressão – o teto interno possui acabamento em vinil e permitiu que os veículos passassem a ter o sistema de ar-condicionado com dutos embutidos e saídas de ar individuais no porta-focos das poltronas, ampliando o conforto e proporcionando a perfeita climatização do ambiente. Até então, o equipamento de ar-condicionado era posicionado na parte traseira do salão com saída do ar somente na traseira, o que dificultava a perfeita distribuição do ar e fazia com que a temperatura na parte dianteira fosse mais alta.

Já o painel de instrumentos é fabricado com uma blenda de polipropileno com alta resistência a risco, e representa um dos grandes avanços da nova linha W FLY Volare. O padrão de acabamento e a textura são idênticos aos dos automóveis e proporcionam redução de peso e facilidade de montagem, além da proteção contra os raios UV, o que propicia maior durabilidade e resistência mecânica.

“Com o novo painel completo em termoplástico, proporcionamos ao veículo elevado padrão de acabamento, reciclabilidade, com uma peça de desenho mais moderno e funcional. Além disso, as novas saídas de ar estão melhor posicionadas, ampliando o conforto para o motorista e também para o auxiliar”, comenta Gilmar Lima.

Segundo o executivo, outra inovação importante está na parede de separação da cabine do motorista e do salão de passageiros. Pela primeira vez, um miniônibus terá parede de separação em plástico especial e vidro panorâmico, com porta de correr. “Essa mudança permitiu o ganho de espaço no salão, ampliando o corredor e a área de circulação. O revestimento de paredes de separação, acabamento de portas e consoles são feitos em acrílico modificado fosco e ABS, materiais que têm como diferencial a resistência contra os raios ultravioleta, além de melhor aspecto estético.

O sucesso do fornecimento dos componentes para a Volare aumentou a parceria entre as empresas. “A estreita relação com a Volare foi decisiva para a implantação de novos materiais e processos, como o VFC Light. Além disso, conseguimos executar o planejamento em um tempo total inferior a 90 dias, tempo recorde, se tratando de um projeto desse porte”, finaliza o diretor-geral da MVC.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira