Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2011 - 11:01

Troca de material usado na instalação de ar condicionado pode gerar economia de até 40%


Substituição do cobre pelo alumínio é tendência no mercado.

Cada vez mais conhecido no mercado o Alumínio tem ganhado força como material substituto do cobre para as instalações de aparelhos de ar condicionado split. O argumento que mais tem feito diferença é o preço final que pode contar com uma diferença aproximada de 40% na comparação com um serviço usando o cobre. O assunto foi tema de palestra realizada na noite desta quarta-feira (2) na sede da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação (ASBRAV).

- O custo para quem vai colocar um split inclui a máquina e a instalação. Se, na colocação, você consegue diminuir o custo de um material, significativamente, no caso trocando o cobre pelo alumínio, você tem uma possibilidade de redução importante no custo - explicou o palestrante e gerente de vendas da Vulkan do Brasil, André Eduardo C. da Silveira.

O Alumínio está sendo cada vez mais utilizado por instaladores que entendem a redução de custo e a melhoria na margem de lucro que esse material proporciona. Muitas revendas já estão disponibilizando o produto para o mercado.

- A tendência é que o consumidor também ganhe com isso porque ele vai perceber a diferença à medida que parte dessa economia seja repassada para ele - completou Silveira.

A economia numa obra que inclui vários aparelhos, como um edifício residencial, fica mais visível ainda. Segundo o diretor da Refrigeração Capital, empresa associada à ASBRAV, Adão Lumertz, uma construtora que gastaria R$ 100 mil em instalações usando cobre, pode investir R$ 60 mil no mesmo serviço usando alumínio. A conta leva em consideração um distanciamento médio que varia de 3 a 5 metros entre a unidade externa e a unidade interna.

Os tubos de precisão de alumínio são produtos de alta tecnologia, desenvolvidos para a indústria de refrigeração e ar condicionado. O também palestrante e Gerente de Aplicação e Desenvolvimento da Hydro, Elton Cuba, destacou que o material chega a ser até 3 vezes mais leve que o cobre e o aço, além de somar flexibilidade e resistência, facilitando as dobras.

Um dos erros ainda frequentes é pensar que o Alumínio aparenta fragilidade. Especialistas reforçam, no entanto, que para cada tipo de aplicação existe uma liga de alumínio adequada, e existem até mesmo ligas de alumínio com resistência mecânica superior a do cobre a do aço.

Perfil- A ASBRAV desempenha importante papel na defesa dos interesses de seus associados, empresas e profissionais dos setores de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, na Região Sul. A qualificação profissional é um dos maiores objetivos da entidade. Oferece permanentemente cursos básicos e de atualização profissional na área, e ainda cursos de gestão empresarial para o desenvolvimento gerencial de seus associados. Também estabelece parcerias e cooperação técnica com entidades de ensino no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. | Marcelo Matusiak e Marcelo Matusiak.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira