Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2011 - 11:01

Selo de certificação oferece condições ao pequeno empreendedor de competir com grandes

O PNC, selo do cooperativismo, impulsionou em 50% os negócios da Coopsert, que atua no segmento de homecare Em um mercado competitivo como o de hoje, certificação virou palavra-chave para o sucesso de um negócio, especialmente para os pequenos empreendedores. Valter Bezerra Leite, presidente da Cooperativa de Trabalho para Profissionais em Serviços de Saúde (Coopsert Saúde), sabe bem disso. O Selo de Conformidade do Cooperativismo conquistado pela cooperativa, que atua na área de prestação de serviços de saúde domiciliar (homecare), trouxe novas perspectivas de mercado e já garantiu aumento de 50% nos seus negócios. O empreendimento conta com 900 cooperados, a maioria enfermeiros e auxiliares de enfermagem, e aposta em novos negócios.

A certificação é conferida às cooperativas que se integram ao Programa Nacional de Conformidade (PNC), desenvolvido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp), com o objetivo de estabelecer padrões de conformidade e procedimentos para cada um dos 13 ramos do cooperativismo – Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Infraestrutura, Mineral, Produção, Saúde, Trabalho, Transporte, Turismo e Lazer.

“O selo tornou-se um aval para a cooperativa”, afirma Bezerra Leite. Segundo ele, a perspectiva agora é duplicar o número de clientes em pouco tempo. “As pessoas se surpreendem e dão mais valor ao nosso trabalho quando dizemos que temos um selo de conformidade. É como se fosse uma certificação do tipo ISO.”

Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp, ressalta que o PNC permite à sociedade se certificar de que estão contratando cooperativas que atuam dentro das normas legais e preocupadas com a gestão e a qualidade do serviço prestado. “Além dos requisitos legais, o PNC considera aspectos ligados à administração do empreendimento para credenciar as cooperativas, conferindo segurança àqueles que estabelecem relações comerciais com uma cooperativa”, destaca Del Grande.

Para participar do PNC, a adesão das cooperativas ao programa é espontânea. O processo se inicia com auditoria e diagnóstico, a partir dos quais são sugeridos procedimentos para adequação de métodos e posicionamentos. O programa tem foco em gestão, governança, relações internas, relações com mercado, legislação e princípios cooperativistas, aspectos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do negócio. Uma vez atendidas às recomendações, a cooperativa recebe o selo de conformidade e passa a ser avaliada periodicamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira