Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2011 - 11:09

CNI: crescimento do PIB é expressivo, mas retração da indústria preocupa

Brasília - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial de 10,1% e a elevação 7,5% do PIB do país em 2010, ante 2009, são resultados expressivos e que devem ser comemorados por todos. Mas a retração da atividade industrial no segundo semestre de 2010 preocupa a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A CNI observa que a trajetória do desempenho recente da indústria deve ser encarada pelas autoridades econômicas do país como um alerta. Segundo a entidade, a retração deve ser levada em conta pelo Banco Central do Brasil na condução de sua política de combate à inflação. Destaca ainda que deve balizar a elaboração da segunda etapa da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), em processo de formulação pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O PIB da indústria recuou 0,3% no quarto trimestre de 2010, diante do terceiro trimestre do mesmo ano. Foi a segunda queda consecutiva da atividade industrial do país. No terceiro trimestre, o PIB da indústria caiu 0,6% em relação ao segundo.

Conforme as contas trimestrais divulgadas nesta quinta-feira, 3 de março, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desempenho negativo do PIB industrial no último trimestre do ano passado foi puxado pela indústria de transformação, que recuou 0,4% em relação ao trimestre anterior. Esse setor demonstra dificuldade para crescer desde o segundo trimestre do ano passado, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física do próprio IBGE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira