Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2011 - 11:43

1º Simpósio Integração de Pecuária Bovina entra para a História

Evento que ocorreu em Carlos Chagas (MG) representa o ineditismo da integração entre diferentes estados e toda a cadeia produtiva, desde o produtor aos frigoríficos e laticínios.

Foi encerrado no último dia 26 de fevereiro, em Carlos Chagas (MG) o 1º Simpósio Integração Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia de Pecuária Bovina, evento marcado por uma série de ações inéditas em nome do agronegócio dos três estados. Com mais de 500 participantes inscritos, número considerado espetacular pelos organizadores, o Simpósio trouxe as principais discussões da atualidade do setor, tais como o desenvolvimento sustentável da região, a contribuição sócio-econômica da pecuária e a demanda de alimentos no mundo. Participaram pecuaristas de gado de corte e leite, especialistas do setor, profissionais, acadêmicos, estudantes e importantes forças políticas.

Na manhã do dia 25, durante a solenidade de abertura, Nabih Amin El Aouar, Presidente do Simpósio e da Associação Capixaba dos Criadores de Nelore (ACCN), apontou que o evento já superava todas as expectativas iniciais e que a união de toda a cadeia pecuária seria a grande marca do encontro. “Carlos Chagas fica na fronteira dos três estados, é uma cidade com todas as melhores possibilidades rurais, principalmente para a pecuária de corte e de leite. E é o espaço ideal para receber este grande evento, que traz o ineditismo de integrar três fronteiras, três estados dos mais importantes da União”, apontou Nabih. Mais de 55 municípios da macro-região que abrange os três estados estiveram representados.

Entre os presentes estiveram nomes como Elmiro Alves do Nascimento e Ênio Bergoli, os Secretários de Agricultura de Minas Gerais e Espírito Santo, respectivamente, Gilman Viana Rodrigues, uma das mais respeitadas vozes da pecuária nacional, José Geraldo Ferreira Batista, Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas, e Milton José Tavares de Quadro, prefeito de Carlos Chagas. Entre os palestrantes, grandes parceiros da iniciativa, que agregaram grande importância e conhecimento ao evento, tais como Jair Coser, Presidente do Grupo Unicafé, Dalton Dias Heringer, Presidente do Grupo Heringer, Ezequiel Rodrigues do Valle, da Embrapa Gado de Corte (MS), Breno Maestri, professor do Centro Universitário Vila Velha (UVV), e o respeitado produtor Armando Leal do Norte.

“Realizamos um sonho, que foi organizar um Simpósio que não apenas quis, como integrou de fato o estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Uma parceria muito válida, a qual colheremos frutos muito bons”, apontou, durante o discurso de abertura do evento, José Geraldo Ferreira Batista, Vice-Presidente do Simpósio e Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carlos Chagas. No final do evento ainda ocorreu mais uma ação histórica e que simbolizou a intenção dos organizadores: foram convidados para a mesa de encerramento todos os representantes das instituições financeiras, frigoríficos e laticínios, para que revelassem o que suas empresas poderiam fazer para a classe dos pecuaristas dessa macro-região, para se tornarem de fato grandes parceiros. Após os depoimentos, a organização convidou a todos os participantes do Simpósio a se darem as mãos para fazerem uma oração como um grande sinal da integração e comprometimento entre as partes.

8º Leilão Top Bezerros- Logo após o término do Simpósio, foram ofertados no mesmo recinto 67 lotes que apresentaram ótimas opções ao mercado, totalizando 1.464 animais, entre bezerros e bezerras de 7 a 14 meses. No faturamento, o remate superou a expressiva marca de R$ 1.3 milhão, um sucesso absoluto. Números que dão ao Simpósio a condição de proporções nacionais e um dos maiores encontros de discussão da comunidade científica e pecuária de todos os tempos da extensa região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira