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21/07/2007 - 09:27

Descendentes de japoneses têm apoio para investir em negócio

Trabalho desenvolvido pelo Sebrae e BID oferece capacitação para dekasseguis interessados em abrir empresa, programa foi apresentado dia 20 de julho, em São Paulo.

Brasília - As empresas abertas por dekasseguis no Brasil, depois que eles passam um período trabalhando no Japão, têm um índice de mortalidade muito superior ao da média de outras empresas no País. Enquanto 62% dos empreendimentos de descendente de japoneses fecham as portas depois de dois anos de atividade, os demais negócios registram uma média de 49% de fechamento no mesmo período.

"Não podemos perder esse capital social que é muito importante para o País. Temos que aproveitá-lo", disse o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, em coletiva promovida dia 20 de julho (sexta-feira), pela Instituição na abertura do 10º Festival do Japão em São Paulo.

No evento foram apresentados os resultados do primeiro ano do Programa Dekassegui Empreendedor, que tem como objetivo principal apoiar os brasileiros descendentes de japoneses que vão trabalhar temporariamente no Japão e quando retornam ao Brasil decidem abrir um negócio próprio.

O programa é desenvolvido em parceria com o BID. Com investimento de US$ 3 milhões, o objetivo é resgatar o potencial empreendedor dos descendentes de japoneses que retornam ao Brasil e iniciam novo negócio.

Desde sua implantação, em 2005, o programa já atendeu 45 mil pessoas. A meta da Instituição é capacitar mais de 10 mil até 2009 e incentivar pelo menos a abertura de mil novas empresas por essa comunidade no Brasil.

"O empreendedor dekassegui esbarra em problemas como falta de planejamento estratégico, amadorismo na gestão e descontextualização com a economia brasileira. O programa tem o objetivo de capacitar os egressos e melhorar este quadro de falências", afirma Enio Pinto, gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae.

Divulgação - O Sebrae apresentou o plano de divulgação do programa. "Os brasileiros no Japão trabalham de 10 a 12 horas por dia, seis dias por semana. Chegam cansados em casa. Normalmente têm tempo apenas para comer, descansar e retomar a rotina no dia seguinte", diz Paulo Okamotto. Ele justificou que é difícil promover a divulgação do programa entre os dekasseguis que estão no Japão, já que eles têm pouco acesso às mídias locais. Para tanto, a Iinstituição conta com a divulgação voltada para familiares desta comunidade no Brasil, além de parceiras com instituições japonesas.

O programa apresenta três fases. A primeira conta com capacitação presencial e a distância, engloba a sensibilização em relação à cultura oriental, comportamento e gestão das finanças pessoais do dekassegui ainda no Brasil, antes de ingressar no país asiático.

A segunda, já a distância, promove treinamentos para o melhor entendimento do plano de negócios e gestão empresarial da futura empresa. A terceira e última, com o dekassegui de volta ao Brasil, tem o objetivo de auxiliá-lo na melhor escolha do negócio, gestão financeira de recursos e abertura da empresa.

Por meio do programa, os dekasseguis recebem apoio em diferentes estágios, como a fase de preparação da mudança para o Japão; enquanto eles estão no Japão; quando eles se preparam para retornar; ou quando retornam para solo brasileiro. No Brasil, o programa é desenvolvido nos estados de São Paulo, Paraná, Pará e Mato Grosso do Sul.

Festival do Japão - O Sebrae estará presente no 10º Festival do Japão como patrocinador e com um estande de 200 metros quadrados dividido em dois ambientes. Um deles será destinado ao trabalho de atendimento aos dekasseguis e contará com a presença de quatro consultores para esclarecer dúvidas e dar orientações. O outro espaço é um auditório, onde será realizado, nos dias 21 e 22, um ciclo de palestras gerenciais com temas voltados à gestão de negócios.

No ano em que se comemora os 99 anos da imigração japonesa no Brasil, será realizado, no período de 20 a 22 de julho no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, o 10º Festival do Japão. O evento é uma realização da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren).

O festival, que já faz parte do Calendário Oficial Turístico do Estado de São Paulo e das festas que comemoram os 99 anos de imigração japonesa no Brasil, tem como tema a 'Beleza do Japão'. "Para esta edição, aguardamos um público de mais de 150 mil pessoas", afirma o presidente da comissão organizadora do Festival, Keiji Kato.

Durante os três dias de evento, os visitantes podem aproveitar diversas atrações culturais, como shows musicais, danças típicas, culinária, apresentação de artes marciais, exposições e atividades para as crianças. Na área cultural, serão montados estandes das 47 províncias japonesas. A idéia, como já diz o tema do evento, é mostrar o que cada um desses lugares tem de melhor e mais belo.

No festival será divulgado o calendário oficial de atividades comemorativas do tão esperado Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008. O evento também será palco, no dia 21 de julho, do encerramento da Convenção Mundial. Trata-se de evento que reúne pela primeira vez em conjunto no Brasil a 14ª edição da Convention of Panamerican Nikkei (Compani) e a 48ª edição da Convenção dos Nikkeis e Japoneses Residentes no Exterior. Então, aos interessados em participar do 10º Festival do Japão, irasshai mashita! Em português: sejam bem-vindos!

Evento - 10º Festival do Japão, de 20 a 22 de julho de 2007, desexta das 14 às 20h, sábado das 10 às 20h, e domingo das 10 às 18h, no Centro de Exposições Imigrantes - São Paulo. Ingressos - R$ 5 e entrada gratuita para idosos acima de 65 anos e crianças até oito anos | Site – www.festivaldojapao.com. Para mais informação sobre o Programa Dekassegui - www.dekassegui.sebrae.com.br | Por: Eduardo Ritschel, com Regina Xeyla/Sebrae Nacional.

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