Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/03/2011 - 06:46

No Carnaval aumentam os acidentes e, como consequência, os casos de lesões medulares

São Paulo - Carnaval é sinônimo de alegria e descontração. Mas é também nesse período que ocorrem muitos acidentes automobilísticos nas principais rodovias do país. É o que mostra o balanço feito pela Polícia Rodoviária Federal, apontando um aumento de 13% em 2010, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o neurologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dr. Henrique Ballalai Ferraz, é preciso ter prudência nas estradas para evitar acidentes de alta complexidade que possam causar sequelas graves. ”Muitos dos acidentes podem gerar incapacidade motora e, todo tipo de sequela decorrente de traumatismo, pode levar a um quadro de lesões medulares”, aponta o especialista.

Levantamento realizado pela Associação de Assistência à Criança Defeituosa (AACD) revela que existem cerca de 4,5 mil pacientes tetraplégicos por ano, com idade de 25 e 30 anos. A falta de atenção do motorista e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas são as principais causas de colisões, provocando consequências irreparáveis.

“Em alguns casos, pessoas tetraplégicas ou paraplégicas passaram para essa condição após terem sofrido acidente envolvendo o carro”, diz Ballalai. Os lesados medulares passam a ser dependentes de cuidadores que, em tempo integral, ajudam com a alimentação, medicação e higiene. Além da impossibilidade de andar, os pacientes podem adquirir infecções urinárias, retenção de urina e Incontinência Urinária, determinada pela perda espontânea de urina.

Tratamento com a Toxina Botulínica - Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Toxina Botulínica Tipo A age diretamente nos músculos comprometidos, causando o relaxamento da musculatura e bloqueando a atividade motora.“O medicamento é uma das mais efetivas opções para recuperar a qualidade de vida do paciente”, afirma o neurologista. O médico acrescenta ainda a importância de atrelar outras práticas para potencializar os resultados da Toxina Botulínica, como a fisioterapia, fonoterapia, psicoterapia e terapia ocupacional.

Perfil-BOTOX® (toxina Botulínica tipo A) é marca registrada da Allergan e ficou famosa no mundo todo pela indicação cosmética, no tratamento das rugas de expressão. No entanto, poucas pessoas sabem que a substância foi descoberta para o tratamento terapêutico e que hoje possui mais de 20 indicações aprovadas no mundo para esses fins, incluindo espasticidade, em pacientes com deficiências motoras (pós AVC). O medicamento BOTOX® foi aprovado em 1989 (pelo FDA, nos Estados Unidos), como uma alternativa para tratar o estrabismo. No Brasil, a primeira toxina botulínica a ser aprovada foi o BOTOX®, em 1992 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para fins terapêuticos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira