Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2007 - 09:33

Música no IBAM 2007


Dia 31 de julho, às 20h30, no Auditório do IBAM, Largo do IBAM, nº 1, Humaitá - Rio de Janeiro (RJ), estacionamento gratuito e capacidade para 225 lugares, com "Gabriel Grossi Quarteto" - Gabriel Grossi (gaita), Daniel Santhiago (guitarra), André Vasconcellos (baixo) e Endrigo Bettega (bateria).Obras de Hermeto Pascoal, Baden Powell, Vinícius de Moraes, Gabriel Grossi e outro

Perfil da Gabriel Grossi-Gabriel Grossi, jovem gaitista brasiliense radicado no Rio de Janeiro, é um dos representantes de uma geração de músicos que tem causado grande impacto na cena musical brasileira. Aliando um extraordinário vigor e virtuosismo a uma sensibilidade muito própria, Gabriel transita pelos limites da gaita cromática explorando diversos gêneros que compõem a riqueza da música brasileira.

Desenvolve uma linguagem de improvisação que busca caminhos expressivos e muitas vezes inusitados. Tem realizado shows e gravações no Brasil e no exterior ao lado de grandes nomes da música brasileira como: Chico Buarque, Ivan Lins, Leila Pinheiro, João Donato, Guinga, Lenine, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Maria Bethânia, Ney Matogrosso entre outros, além de Hermeto Pascoal, uma de suas grandes influências.

Seu disco de estréia, "Diz que fui por aí" (Delira Música), recebeu as melhores críticas, tanto em relação à original concepção musical quanto ao trabalho de composição e arranjos. Lançou também o álbum "Afinidade" (Biscoito Fino) em duo com o grande violonista Marco Pereira, projeto altamente elogiado pela crítica especializada.

Realizou trabalhos junto ao clarinetista Paulo Moura e às cantoras Zélia Duncan e Beth Carvalho, com as quais gravou cd´s e dvd´s. Atualmente está em turnê de lançamento de seu novo cd chamado "Arapuca" (Delira Música), inspirado no universo do forró, onde mostra que é possível aliar a tradição da música instrumental com o gosto popular pelo ritmo dançante e vibrante da música nordestina.

Também segue em turnê com o show "Brasilianos" do bandolinista Hamilton de Holanda, formando o seu quinteto composto por Daniel Santiago (violão), André Vasconcellos (baixo), Márcio Bahia (bateria), Gabriel Grossi (harmônica) e Hamilton de Holanda (bandolim). Este trabalho acabou de ganhar o Prêmio Tim de Música na categoria Melhor Grupo Instrumental.

Gabriel arranca elogios de dois dos maiores representantes da harmônica mundial. Toots Thielemans comenta: "Fiquei muito impressionado com Gabriel Grossi, é um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira." Mauricio Einhorn, seu ex-professor também comenta:" É um gaitista espetacular, um músico de forte personalidade movido por uma enorme paixão pela gaita e pela música, me encho de orgulho em ter participado deste brilhante cd (Diz que fui por aí)".

Neste show, tocando ao lado dos músicos Daniel Santiago (guitarra), André Vasconcellos (baixo) e Endrigo Bettega (bateria), mostrará tendências da música instrumental brasileira, composições próprias e músicas de seus cds "Diz que fui por aí" (2003) e "Arapuca" recém lançado.

Repertório: 1. Forró da Penha (João Lyra) | 2. Foot Prints (Wayne Shorter) | 3. Brinquedo (Gabriel Grossi) | 4. Milagre (Daniel Santiago) | 5. Pra Sempre (Hamilton de Holanda) | 6. Forrozinho Seus (Gabriel Grossi) | 7. Canto de Xangô (Baden Powell e Vinicius de Moraes) | 8. Baião de Dois (Daniel Santiago) | 9. Rebuliço (Hermeto Pascoal) 10. Arapuca (Gabriel Grossi).| www.ibam.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira