Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2011 - 06:26

BASF explora oportunidade de novos investimentos no Brasil

Estudo de viabilidade para produção em escala global de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP) Memorando de entendimento firmado com a Braskem para fornecimento de matéria-prima em longo prazo

Ludwigshafen, Alemanha – A BASF está explorando oportunidades para um novo investimento no Brasil. Alguns projetos levados em consideração incluem a produção de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP). A empresa está conduzindo um estudo de viabilidade para avaliar as possibilidades técnicas, comerciais e econômicas de operar um Complexo de escala global no Brasil.

As decisões referentes às fábricas a serem construídas e suas respectivas capacidades serão tomadas após o estudo de viabilidade, cuja conclusão está planejada para 2011. Por meio dos investimentos planejados, a BASF está focando num mercado em franco crescimento na América do Sul, especialmente no Brasil.

“A BASF produz, atualmente, acrilato de butila no Brasil, mas no momento não há produção de ácido acrílico ou polímeros superabsorventes (SAP) na América do Sul, todos os produtos são importados”, afirma Alfred Hackenberger, Presidente da BASF para a América do Sul. “Com estes investimentos seremos a primeira empresa a produzir ácido acrílico e superabsorventes na América do Sul, o que nos permitirá atender melhor aos nossos clientes e fortalecerá nossa posição nestes mercados, além de abrir novas oportunidades de negócio para nossa região”, conclui Hackenberger.

Para assegurar a competitividade dos investimentos, a BASF e a Braskem, uma gigante no setor químico do Brasil, assinaram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding – MoU). Este acordo define em longo prazo as condições do fornecimento de propileno – que é a matéria-prima utilizada para a produção de ácido acrílico – bem como o de serviços básicos (utilidades) pela Braskem à BASF.

O ácido acrílico é um importante produto na cadeia de valor dos superabsorventes, componentes ativos de fraldas de bebês e outros produtos de higiene. Éster acrílico, o mais importante derivado do ácido acrílico, é utilizado para produzir tintas decorativas, matérias-primas para adesivos e químicos para construção.

BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida. 2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor. O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Perfil- A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. | www.basf.com.

As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira