Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2011 - 06:48

Pesquisa de Expectativa de Emprego da Manpower: Empresas brasileiras mantêm forte plano de contratações no segundo trimestre de 2011

Ritmo de contratação do Brasil é fomentado por insuperável otimismo no ramo da Construção Civil. Entre os 876 empregadores brasileiros entrevistados, 45% espera aumentar a folha de pagamentos

Brasil, 9 de março de 2011 – A Manpower Inc. (NYSE: MAN), líder mundial em soluções inovadoras em mão de obra, divulgou hoje os resultados para o segundo trimestre de 2011 da Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower (Manpower Employment Outlook Survey). De acordo com a pesquisa, o ritmo esperado de contratação no Brasil se mantém forte no segundo trimestre. A Expectativa Líquida de Emprego do Brasil de +40% representa um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2011 e dois pontos percentuais em relação ao segundo trimestre de 2010.

"As respostas de mais de 3.500 empregadores nos países da região na qual a Manpower realiza a Pesquisa de Expectativa de Emprego revelam um quadro estável com referência à demanda de pessoal e criação de postos de trabalho para o próximo trimestre, até junho deste ano. As economias emergentes estão na mira dos analistas pelos seus altos níveis de crescimento e expansão. Com os empregadores no Brasil (+40% de Expectativa Líquida de Emprego) mostrando o mais forte otimismo quando perguntados sobre as expectativas de emprego para os próximos meses, seguidos pelos da Argentina (+22%), pelos do Peru (+20%) e pelos da Colômbia (+17%), nos orientamos a pensar em perspectivas positivas que seguramente se manterão pelo resto do ano”, diz Horacio De Martini, Diretor Regional da Manpower América do Sul.

Os empregadores brasileiros do setor de Construção Civil são os mais otimistas, reportando uma perspectiva de +54%, sendo vinte pontos percentuais maior que a reportada no primeiro trimestre.

“No ano passado foram mais de 2,5 milhões de vagas de empregos geradas no país e, além disso, alcançamos a menor taxa de desemprego dos últimos oito anos. O otimismo e a confiança continuam presentes no mercado de trabalho brasileiro, conforme demonstram os resultados da pesquisa. Neste ambiente positivo, a expectativa é de que a criação de empregos formais será melhor do que a registrada no ano passado”, afirma Riccardo Barberis, Executivo da Manpower Brasil.

A Expectativa Líquida de Emprego é a diferença entre as porcentagens de empregadores que indicaram que irão aumentar o quadro de funcionários e a porcentagem de empregadores que planejam fazer reduções na força de trabalho no próximo trimestre. Dos 876 empregadores brasileiros que responderam à pergunta

“Qual a sua previsão de variação no número total de funcionários em seu local de trabalho, comparando o trimestre atual com o seguinte?”, 45 por cento dos pesquisados espera um aumento em seus planos de contratação da força de trabalho, enquanto apenas 5 por cento prevê reduções de pessoal.

“A pesquisa indica um enorme potencial de oportunidades no setor de Construção baseado no volume de investimentos em infraestrutura programados para o Brasil. É esperado que este fator continue impactando positivamente o mercado de trabalho nos próximos anos”, diz Barberis.

O setor de Finanças, Seguro e Imobiliário também revela perspectivas enérgicas de emprego de +51%. Os resultados para o setor de Serviços, que liderou a geração de postos de trabalho com carteira assinada em 2010, diminuiu seis pontos percentuais em relação ao primeiro semestre, mas permanece forte com +45%.

Entre as regiões brasileiras, empregadores do estado do Paraná reportam as perspectivas mais positivas de +44%. Empregadores da cidade de São Paulo estão similarmente otimistas, reportando uma dinâmica perspectiva de +43% seguida pelo estado de Minas Gerais com +42%.

A Expectativa Líquida de Emprego do Brasil continua a mais otimista entre os países pesquisados nas Américas. O país é seguido pela Argentina (+22%) e pelo Peru (+20%). Outros países que reportam perspectivas promissoras são: Índia (+51%), Taiwan (+45%), China (+ 36%), Turquia (+ 34%) e Cingapura (+25%). Empregadores da Grécia, Espanha, Irlanda e Itália reportaram as mais fracas perspectivas globalmente.

"Nossos dados para o segundo trimestre pintam duas imagens muito diferentes de recuperação", diz Jeffrey A. Joerres, presidente e CEO da Manpower Inc. “Em um extremo do espectro nós vemos os mercados emergentes em aceleração com empregadores confrontando a crise de talentos, no outro nós temos países como os EUA e o Japão, onde nós vemos um ritmo melhorado de contratações, mas claramente não a toda velocidade. Nós esperamos ver esta recuperação irregular e de multi-velocidades persistir ao longo de 2011”.

Os resultados completos para cada um dos 39 países e territórios incluídos nesta pesquisa trimestral, mais os comparativos regionais e globais, podem ser encontrados na Sala de Imprensa da Manpower em www.manpower.com/meos. Além disso, todas as tabelas e gráficos da pesquisa estão disponíveis, para download e para uso em publicações, no site da Manpower em http://www.manpower.com/press/meos.cfm

Pesquisa - Uma empresa inovadora em soluções de mão de obra, a Manpower Inc. lança trimestralmente a Manpower Employment Outlook Survey para avaliar as intenções de empregadores em aumentar ou diminuir o número de empregados em sua força de trabalho durante o próximo trimestre. Esta é a mais ampla pesquisa de prospectivas de emprego, apurando a resposta de quase 64 mil empregadores em 39 países e territórios.

Perfil-A Manpower Inc. (NYSE: MAN), líder mundial em soluções inovadoras de mão de obra; cria e entrega serviços que ajudam os seus clientes a alcançarem seus objetivos de negócios e de capital humano, reforçando a sua competitividade. Com vendas anuais de 19 milhões de dólares, a empresa fornece um conjunto completo de soluções para todo o ciclo de negócios, incluindo serviços de recrutamento de pessoal permanente, temporário ou contratado, avaliação e seleção de profissionais, capacitação, outplacement, terceirização e consultoria. A rede mundial da Manpower, que conta com cerca de 3.900 escritórios em 82 países e territórios, é a maior do mundo no setor e permite à empresa atender às necessidades dos seus 400.000 clientes por ano, incluindo as empresas de pequeno e médio porte em todos os setores da indústria, bem como as maiores corporações multinacionais do mundo. O foco de trabalho da Manpower está em aproveitar o potencial dos seres humanos de modo que tanto os empregadores quanto os indivíduos possam alcançar mais do que imaginam.|www.manpower.com.

Manpower Brasil- Presente desde o ano 2000 no Brasil, possui escritórios nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Ceará, Campinas (SP), Curitiba, Jundiaí (SP), Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos (SP) e Santo André (SP) para atender seus mais de 400 clientes ativos das áreas industrial, comercial, promocional, serviços e contact center. A Manpower Brasil opera sob as marcas: Manpower, Manpower Professional e Right Management.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira