Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2011 - 06:59

Franquias e empresas administradas por mulheres não são mais exceção à regra

Direção feminina no franchising apresenta faturamento 32% maior que unidades franqueadas dirigidas por homens.

O mundo dos negócios não é mais essencialmente masculino. Em um panorama historicamente dominado por homens, as mulheres têm entrado em cena de forma sutil, mas não despercebidamente. São investidoras, empresárias e, até mesmo, franqueadoras.

Um exemplo do crescente empreendedorismo feminino é a Stroke, marca de vestuário feminino, que tem 80% de suas franquias administradas por mulheres. Segundo o diretor comercial da Stroke, Márcio Mello, as franqueadas são mais comprometidas, organizadas, sensíveis e, ao mesmo tempo, antenadas. “Isto faz a diferença no momento de administrar o negocio”, diz o diretor.

Segundo reportagem da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, uma pesquisa realizada pela consultoria Rizzo Franchise mostra que as franquias tocadas por mulheres - elas somam 56 mil representantes nos mais diversos setores - apresentaram em 2008 um faturamento 32% superior àquelas comandadas por homens. A rentabilidade média feminina também foi maior: 28% acima da rentabilidade dos franqueados homens.

O presidente da Creditaria, Gonzalo Bellón, não percebe essa diferença em números, mas diz que as franquias dirigidas por mulheres - cerca de 20% do total de franquias da rede – são mais organizadas, disciplinadas e constantes, o que facilita o serviço e faz com que os processos aconteçam de forma mais rápida.

O diretor da FastFrame/ Moldura na Hora, maior rede de franquias especializada em molduras rápidas , Fernando Guimarães, afirma que as mulheres por serem mais dedicadas e se identificarem como o segmento de decoração, têm sucesso garantido. “As mulheres conseguem visualizar uma boa ação que possa garantir e melhorar as vendas em suas lojas”, diz Fernando, que tem nove franqueadas na rede FastFrame / Moldura na Hora.

De acordo com um estudo realizado na Finlândia, empresas administradas por mulheres são 10% mais lucrativas. Ainda segundo esse estudo, isso se deve devido às dificuldades encontradas por mulheres para alcançar estas altas posições de comando, é necessária uma dose extra de competência, o que se reflete em resultados mais lucrativos.

A estilista Cristiane Barbara Strauss faz parte desse índice. Proprietária da grife de joias contemporâneas Barbara Strauss, que conta com 14 unidades em operação e está em expansão por todo o Brasil, ela comanda a empresa e ainda é responsável pelo design das peças.

De acordo com a mesma reportagem da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, estudos feitos pelo Centro para a Liderança Feminina do Babson College, com sede em Boston, nos Estados Unidos, revelam que 30% dos novos empresários no mundo são mulheres, sendo que no Brasil elas representam 40% desse universo. Hoje, de cada 100 brasileiras, 13 estão à frente da própria empresa.

Este é o caso, por exemplo, da empresária Glória Negrão e sua filha, Simone Anewalt, que juntas lideram os negócios da Liberty Imports no Exterior.

A empresa de origem familiar foi inaugurada em 1983, por Cláudio Negrão - pai e atual sócio-diretor da companhia. Já o negócio, que começou com a importação e distribuição de alimentos e bebidas nacionais para comunidades residentes nos Estados Unidos, rapidamente ganhou outras dimensões.

“Em 2000 desenvolvemos a linha Brazil Gourmet - marca de sucos que prioriza o sabor de frutas brasileiras. Apostamos na produção de bebidas tropicais, preferência entre os consumidores americanos, para conquistar o mercado”, esclarece Simone.

O resultado não poderia ser mais promissor. “Desde a criação da marca ampliamos nossa rede de distribuição em 700%, conquistando espaço em um dos segmentos mais concorridos do mercado externo”, afirma.

Ainda não comercializados no País, os produtos da marca Brazil Gourmet já são distribuídos na Europa e Estados Unidos, tendo este último, mais de cinco mil pontos de venda distribuídos em 18 estados.

Barbara Strauss - Fundada em 2002, a empresa tem direção de Cristiane Barbara Strauss e atua na fabricação e comercialização de joias contemporâneas para o público feminino. [www.barbarastrauss.com].

Brazil Gourmet- Fundada por brasileiros em 1983, a Liberty Imports é responsável pela linha de produtos Brazil Gourmet – marca de bebidas naturais produzidas a partir do néctar de frutas tipicamente brasileiras. Com sede na Pensilvânia e armazém de distribuição em Nova Jersey, nos Estados Unidos, os sucos da Brazil Gourmet são comercializados em diversos países do Exterior e destacam-se por sua qualidade e sabor. [ www.brazilgourmet.com].

Creditaria- Empresa líder e pioneira na tramitação de créditos com instituições financeiras para pessoa física e jurídica com foco no México, Chile e agora no Brasil. Apresenta uma proposta inovadora e produtos que revolucionam o mercado de intermediação de crédito, com sofisticação e facilidade para quem procura a melhor linha de crédito. [ www.creditaria.com.br].

FastFrame-Especializada na confecção de espelhos, pôsteres, molduras e quadros em uma hora, a FastFrame oferece ainda um serviço inédito no País: a FastDigital, que consiste em um banco de dados com mais de 1.000 imagens com temas variados. Com linhas de produtos exclusivas, a empresa se destaca por suas parcerias no Brasil desenvolvendo cada vez mais produtos e serviços diferenciados para o mercado. Atualmente, a FastFrame/ Moldura na Hora já conta com 50 lojas no Brasil. [www.fastframe.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira