Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/03/2011 - 07:21

Força feminina no empreendedorismo

A mulher que simbolizava o “sexo frágil” ficou, definitivamente, no século passado. Ousada, confiante e cada vez mais independente, hoje ela participa ativamente de todos os segmentos. Temos como ótimos exemplos o meio político, onde ocupa cargos de vereadora, deputada, senadora, prefeita, governadora e até de presidente, e o universo econômico, onde tem se arriscado cada vez mais no mundo dos negócios. Competência, garra e criatividade, além de outras características exclusivamente femininas que auxiliam na condução política e empresarial, ela tem de sobra.

No caso específico do empreendedorismo brasileiro, a presença da mulher é crescente e muito considerável. De acordo com a última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), das 18,8 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial ou com menos de três anos e meio de existência no Brasil, 53% são mulheres – apenas outros dois países, Tonga e Guatemala, possuem taxas de empreendedorismo feminino mais elevadas. O estudo também revelou que dos empreendedores por oportunidade no país, a maioria também é mulher (53,4%).

Os dados comprovam a polivalência da mulher. Esbanjando força, cuida dos filhos, do lar e ainda encontra motivação para se aventurar no complexo, mas fascinante, mundo dos negócios.

Por serem mais intuitivas, mais flexíveis que os homens e com melhor relacionamento interpessoal, as mulheres empreendedoras geram um grau de confiança maior e um poder de comunicação mais eficaz, itens importantes para conduzir de maneira saudável uma empresa. São atributos que fazem toda a diferença no processo de transformar o sonho de empreender em sucesso concretizado.

Apenas um alerta. Tão essencial quanto esse rol de características é o conhecimento administrativo e das peculiaridades do negócio a ser criado. Para isso, entidades como o Sebrae são de grande ajuda, já que ministram palestras e cursos para os mais variados segmentos empresariais, com o objetivo de ampliar o conhecimento do empreendedor e minimizar os inúmeros obstáculos que surgem na implementação de qualquer iniciativa. Vale um mergulho no site da entidade (www.sebrae.com.br). Pode servir de estímulo para que cada vez mais mulheres ingressem no empreendedorismo.

Com conhecimento e os incontáveis diferenciais na condução do próprio negócio, a mulher do novo século mostra que é “sexo forte” e que merece destaque não apenas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas em todos os dias do ano.

. Por: Milton Dallari,Sócio-diretor da Decisão Consultores Associados, ex-diretor do Sebrae-SP e conselheiro da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira