Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/03/2011 - 06:13

Hospital IGESP investe na modernização da central de materiais esterilizados


Área foi triplicada e novos equipamentos de última geração asseguram aumento de capacidade do sistema.

Com foco na maior segurança dos pacientes, garantindo uma eficiente prevenção de infecções no ambiente hospitalar e a prestação de um serviço de alta qualidade, o Hospital IGESP inicia 2011 concluindo mais uma etapa de modernização das suas instalações. A CME - Central de Materiais Esterilizados triplicou sua área e passa a contar hoje com 225 m2. Foram adquiridos novos equipamentos e o espaço foi climatizado, trazendo mais conforto para a equipe que acompanha todo processo. Com estas mudanças, a CME terá um sistema de processamento de desinfecção e esterilização capaz de atender uma demanda de 300 leitos, entre UTI, dois Centros Cirúrgicos - num total de 10 salas - Ambulatório, Pronto Atendimento, e Internação.

“Concretizamos mais um desafio importante na reestruturação do hospital para suprir a atual demanda de procedimentos cirúrgicos simples e de alta complexidade, nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Ginecologia, Urologia, Gastroenterologia e Oftalmologia. Com investimentos de cerca de R$ 400 mil reais só em equipamentos, apostamos na tecnologia para obter mais agilidade no atendimento e proporcionar maior controle de todo processo de esterilização, fundamental para assegurar o bem-estar dos nossos pacientes”, comenta Dr. Alcides Félix Terrível, Diretor Médico do IGESP.

Operação - Hoje a CME conta com uma nova autoclave com capacidade para 523 litros, que se soma as duas em operação, com 360 litros cada; uma nova termodesinfectora de 400 litros, além da já existente de 290 l; um espaço modernizado para manipulação e armazenamento dos materiais esterilizados; uma área para material consignado de terceiros, especialmente instrumentais ortopédicos utilizados nas cirurgias, além de novos carrinhos de transporte.

“Todos os equipamentos possuem barreira dupla entre a área suja, que recebe os instrumentais utilizados nos diversos procedimentos, e a área de preparo de material limpo, reduzindo assim as chances de contaminação. Recursos modernos da nova autoclave também garantem maior confiabilidade do processo, devido a sensores de segurança de temperatura, por exemplo, sendo possível gerar relatórios a cada minuto, registrando o ciclo da operação. Outro ganho, a partir das inovações na área, é a melhor performance de tempo, devido à maior capacidade dos equipamentos, que permite cargas únicas na esterilização dos materiais”, explica Fabiana Bessa Cavalcante Altieri, Gestora de Engenharia Clínica do IGESP.

O próximo passo do projeto é a instalação de dois elevadores exclusivos, para o transporte independente das cargas sujas e limpas, ligados diretamente com o Centro Cirúrgico, que realiza os procedimentos de maior complexidade, permitindo um fluxo ainda mais eficiente da operação. “A nova planta da CME foi cuidadosamente estudada para se adequar a atual estratégia do IGESP de tornar-se um centro de referência médica da cidade”, projeta Esle L. Trevizan, Superintendente Corporativo do IGESP.

Hospital IGESP - Fundado em 1956, o hospital foi inicialmente direcionado para especialidade de Gastroenterologia. Após duas reestruturações tornou-se um hospital geral de máxima eficiência e perfil cirúrgico, num complexo de três torres localizadas no bairro da Bela Vista, região que concentra os principais serviços de saúde da cidade. Seu corpo clínico é formado por uma equipe multiprofissional composta por especialistas competentes e de renome que estão em constante processo de atualização e aprimoramento de novas técnicas. A modernização das instalações e serviços é garantida pelo uso de modernas tecnologias. A qualidade na assistência do paciente tem como base a atenção e a humanização dos serviços. Tudo isso ratificado pela conquista, em 2009, do Selo de Acreditação Nível II, da ONA (Organização Nacional de Acreditação).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira