Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2011 - 08:48

Turismo no Rio: pesquisa mostra que turistas nacionais e estrangeiros querem voltar ao carnaval carioca


O destaque da pesquisa da ESPM-RJ encomendada pela Riotur, é a comprovação da satisfação dos turistas, nacionais e estrangeiros, com o carnaval carioca.

O Núcleo de Pesquisas da ESPM-RJ, sob orientação do professor Eugenio Giglio, foi o responsável pela pesquisa de avaliação dos serviços prestados durante o carnaval do Rio de Janeiro, proposta pela Riotur regularmente. O grupo, formado por 30 pessoas, entre alunos e coordenadores, realizou o estudo quantitativo nos dias 5, 6 e 7 de março, no Sambódromo – durante os desfiles das escolas do Grupo de Acesso e do Grupo Especial, e entre os dias 19 de fevereiro e 7 de março, nos blocos carnavalescos da cidade, por meio de entrevistas pessoais. Os dados foram apresentados no dia 14 de março (segunda-feira), em coletiva de imprensa sobre o “Balanço Oficial do Carnaval 2011”, promovida pela Riotur.

Este foi o primeiro passo dado pela ESPM-RJ, que por meio do Núcleo de Entretenimento do curso de Administração, realizará uma ampla pesquisa sobre a economia do carnaval carioca. O objetivo é passar um ano – até o carnaval de 2012 – pesquisando toda a cadeia produtiva que envolve o evento, estudando escolas de samba (todos os grupos), os blocos de rua e os bailes, além de entender todos os atores envolvidos na construção da folia, desde ONGs, patrocinadores, valores e volumes envolvidos.

No total, a equipe realizou 1.003 entrevistas no sambódromo e 924 entrevistas nos blocos de rua. A pesquisa avaliou o perfil dos freqüentadores, além dos seguintes itens: acesso, conforto, limpeza, segurança, sinalização, banheiros e alimentação. O estudo mediu ainda a avaliação de alguns serviços da cidade, como limpeza urbana, segurança pública, diversão noturna, restaurantes, transportes urbanos e informação aos turistas. O perfil dos analisados foi o seguinte: 70% composto por moradores da Região Metropolitana do RJ, 18% de turistas nacionais e 12% de turistas estrangeiros (Sambódromo) e 92 % residentes no Rio de Janeiro e 8% turistas em geral (Blocos de Rua).

O destaque da pesquisa é a comprovação da satisfação dos turistas, nacionais e estrangeiros, com o carnaval carioca. No sambódromo, 98% informaram que pretendem retornar ao Rio de Janeiro e 97% recomendariam a algum amigo conhecer o carnaval da cidade. Já os turistas entrevistados nos blocos, 92% pretendem voltar à cidade e 97% indicariam o carnaval carioca para um amigo.

Outro dado importante que merece ser destacado foi sobre a expectativa do público quanto ao evento. Entre os turistas que estiveram presentes ao carnaval de rua, 61% tiveram suas expectativas correspondidas e 39% tiveram suas expectativas superadas, totalizando 100% de aprovação. No sambódromo, 96% dos turistas presentes tiveram suas expectativas superadas ou ficaram satisfeitos.

Mais um ponto alto do carnaval carioca, os blocos de rua também tiveram ótima aceitação do público. Do total de pessoas entrevistadas no sambódromo, 67% freqüentaram também os blocos de rua durante o carnaval, 15% foram aos bailes e 12% estiveram presentes ao Carnaval da Rio Branco.

Em média, os turistas que estiveram presentes no Sambódromo permaneceram na cidade de 8 a 11 dias. Já os que foram entrevistados durante o carnaval de rua permaneceram, em média, 12 dias.

Detalhes da pesquisa.: Sambódromo: número de entrevistas: 1.003 - O perfil das pessoas presentes no evento e que responderam a pesquisa era composto por 55% de mulheres e 45% de homens, sendo 70% composto por moradores da Região Metropolitana do RJ, 18% de turistas nacionais e 12% de turistas estrangeiros. A maioria na faixa etária de 29 a 39 anos (31%), seguida por 18 a 28 anos (28%), 40 a 50 anos (24%) e 51 a 61 anos (13%).

Avaliação dos serviços e estrutura da cidade: em avaliação aos serviços prestados pela cidade, o Rio de Janeiro ficou acima da média em todos os quesitos analisados pelos turistas em geral (estrangeiros + brasileiros): Diversão Noturna (8,86), Restaurantes (8,40), Transporte Urbano (7,54), Segurança Pública (7,36), Informação Turística (7,21) e Limpeza Urbana (6,89).

Avaliação das instalações e estrutura do Sambódromo: por parte dos turistas em geral (brasileiros e estrangeiros), apenas dois serviços oferecidos no Sambódromo tiveram nota abaixo de 6,0: a variedade (alimentação), com 5,28 e os preços (alimentação), com 5,21. Os demais serviços foram avaliados desta forma: sonorização (8,07), acesso ao setor (7,74), sinalização interna (7,60), atendimento/alimentação (7,40), limpeza do setor (7,0), qualidade/alimentação (6,57), conforto das acomodações (6,57), limpeza dos banheiros (6,54), quantidade de banheiros (6,29).

.Blocos de Rua.: número de entrevistas: 924 -O perfil das pessoas entrevistadas durante o carnaval de rua era composto por 53% de homens e 47% de mulheres, sendo 92% composto por moradores da Região Metropolitana do RJ, 8% de turistas nacionais e estrangeiros. A maioria na faixa etária de 18 a 28 anos (61%), seguida por 29 a 39 anos (23%), 40 a 50 anos (9%) e 51 a 61 anos (4%).

Avaliação dos serviços e estrutura da cidade: em avaliação aos serviços prestados pela cidade, o Rio de Janeiro ficou acima da média em todos os quesitos analisados pelos turistas em geral (estrangeiros + brasileiros): Diversão Noturna (9,08), Restaurantes (8,63), Segurança Pública (7,68), Transporte Urbano (7,53), Limpeza Urbana (7,19) e Informação Turística (6,73).

Avaliação das instalações e estrutura do Carnaval de Rua: por parte dos turistas em geral (brasileiros e estrangeiros), apenas um serviço oferecido durante o carnaval de rua teve nota acima de 6,0: a segurança, com 6,70. Os demais serviços foram avaliados desta forma: quantidade de banheiros (5,72), limpeza do trajeto (5,59), acesso ao bloco (5,14) e limpeza dos banheiros (4,39).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira