Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2011 - 10:27

Varejo de materiais de construção deve movimentar R$ 76,4 bilhões em 2011

De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de potencial de mercado do IBOPE Inteligência, o gasto per capita do brasileiro com material para construção será de R$ 469 em 2011. Região Sudeste é a que apresenta maiores índices

São Paulo, 14 de março de 2011 – O comércio de material de construção deve movimentar R$ 76,4 bilhões esse ano, o que representa um consumo per capita de R$ 469. Os dados são estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência.

Anualmente, o Pyxis Consumo gera estimativas de potencial para o varejo em 50 diferentes grupos de produtos. O potencial de consumo refere-se ao consumo domiciliar, ou seja, aquele comprado por pessoa física junto a varejistas do ramo, para reforma do lar ou construção da casa própria. Não inclui, portanto, os negócios realizados entre as construtoras e as indústrias de materiais de construção.

A classe B, responsável por 23,5% dos domicílios urbanos, é a que apresenta maior potencial de consumo nesse segmento: 43,2% de todo potencial de consumo provêm dela. Já a classe C, com 50,4% dos domicílios em áreas urbanas, responde por 33,1% do potencial de consumo da categoria, enquanto a classe A (2,5% dos domicílios) tem potencial de 18,4% e a DE (23,6% dos domicílios), de 5,3%.

Por região, o estudo mostra que o Sudeste tem o maior potencial de consumo, com 54,2%, seguido pelo Sul (17,2%) e Nordeste (14,6%). O Centro-Oeste tem um potencial de 8,8% e o Norte, de 4,9%.

Quando analisado o consumo per capita, a região Sul é a mais representativa, com um gasto média anual de R$ 559.

O cruzamenteo de dados de região e classe social mostra que, ao contrário da média nacional, as regiões Norte e Nordeste têm potencial de consumo maior para a Classe C. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, seguindo a amostra nacional, o consumo da Classe B é superior ao das demais classes.

Perfil-O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 16 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 50 grupos de produtos.

O IBOPE Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. |Twitter: @grupoibope

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira