Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2011 - 10:42

Comemore o Dia Mundial da Água com atitudes conscientes

Já nos acostumamos a ver nas escolas e na mídia celebrações do Dia Mundial da Água, em 22 de março, mas nem sempre temos a atenção necessária a alguns aspectos mais relevantes no dia de hoje. Por mais que o tema ganhe espaço no debate público, ele ainda nos dá sinais de preocupação. Segundo estudos da ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 900 milhões de pessoas vivem sem acesso à água potável no mundo e cerca de 2,6 milhões não são beneficiadas com saneamento básico.

Outra questão atual é o desequilíbrio na distribuição: enquanto alguns países têm muito mais água doce do que o necessário, outras populaçõesdispõem de menos de 30 litros por dia para beber, cozinhar, irrigar aplantação, limpar a casa e fazer a higiene - o que acontece em algumasregiões da África. No ano passado, preocupada com as consequencias desseproblema, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução afirmando que aágua e o saneamento são direitos essenciais e pediu que os governosintensificassem os esforços para sanar essas carências.

No entanto, não podemos depender apenas das medidas extremas tomadas pelasautoridades. Ainda segundo o estudo da ONU, o futuro sem água já não estámais tão distante quanto pensávamos - se o desperdício continuar da maneira como está, 5,5 bilhões de pessoas poderão não ter acesso à água limpa em2025. E, em 2050, apenas um quarto da população mundial vai dispor de águapara satisfazer as suas necessidades básicas. Para mudar esta possívelrealidade, é preciso agir agora. Temos que assumir atitudes mais conscientesem nosso dia a dia e estimular um modo de vida mais sustentável em nossafamília, em nosso bairro, cidade e assim por diante.

Uma pergunta importante: você já pensou quanta água é consumida com suasatividades atuais? A maior parte da população não faz ideia da quantidadede água desperdiçada em hábitos diários, como escovar os dentes, tomarbanho, lavar calçadas, jardins e carros. As capitais brasileiras, onde estáo maior índice de consumo de água no país, são responsáveis por utilizar 150litros/habitante ao dia1, o que excede em 36% a recomendação da ONU, de 110litros por dia.

Um dos pontos que podemos destacar, por exemplo, seria o hábito de lavar acasa e o quintal. Esse costume me chama a atenção pelo fato de serfacilmente evitável. Para se ter uma ideia do tamanho do desperdício, uma mangueira comum de uso residencial, com três quartos de polegada, gasta 600litros de água a cada trinta minutos, oequivalente a mais de quatro vezes oque uma pessoa deveria consumir por dia.

Soluções alternativas e econômicas podem ser mais simples do que se imagina. No caso da lavagem de calçadas e garagens, os fatores mais alegados para autilização da mangueira são o cansaço causado pelo trabalho com a vassourae o tempo gasto na atividade. Mas para reduzir tempo e esforço a tecnologiajá oferece benefícios em diversas áreas e, inclusive, pode auxiliar emtarefas domésticas.

Exemplo disso são os sopradores de folhas disponíveis no mercado, capazes dereduzir o tempo gasto com os cuidados no lar, além de substituir a águaneste processo. Trata-se de um equipamento de alta potência e fácil manuseioque une inovação tecnológica e respeito ao meio ambiente, sendo ideal paralimpeza profissional e residencial, em gramados ou asfalto. Por seu carátermultifuncional, pode ser aplicado para limpar folhas, poeira e objetos emgeral em ambientes abertos.

Os benefícios da redução de consumo de água são muitos. Além da preservaçãoambiental, você estará contribuindo para o bem estar das próximas geraçõese, também, para a redução das suas contas domésticas. Por isso, aproveite esta data para refletir sobre maneiras úteis de contribuir com asustentabilidade em nosso país, que possui 12% de toda a água superficial doplaneta. Agora, você não gostaria de pensar em como pode economizar águadaqui por diante?

. Por: Ronaldo Callmann, gerente de Marketing e Produto para a América Latina daHusqvarna, multinacional com mais de 320 anos e uma das líderes mundiais nodesenvolvimento de produtos para o manejo de parques, florestas e jardins. *1 Pesquisa realizada em 2007 pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pode ser encontrado no site http://www.socioambiental.org.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira